UM ESTADO DA ARTE SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: TENSIONAMENTOS E PROPOSITURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS

Autores/as

  • Arthur Rezende da Silva Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis RJ Instituto Federal Fluminense Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC) https://orcid.org/0000-0002-4543-7842
  • Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel Universidade Católica de Petrópolis RJ Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0002-2780-0054

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91863

Palabras clave:

Ensino Médio Integrado à Educação profissional e Tecnológica, Institutos Federais, Formação continuada em serviço, Análise Textual Discursiva

Resumen

O artigo em tela é parte de pesquisa em andamento sobre os desafios e possibilidades de consolidação de uma formação continuada em serviço sobre Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica. Para subsidiar a investigação, foi realizado um estado da arte a partir de teses de doutorado da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da CAPES, além de ter sido elaborada uma Análise Textual Discursiva dos resumos das teses a fim de responder a questão problema da pesquisa, qual seja: o que apontam as teses de doutorado sobre os desafios e possibilidades da implantação do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EMI à EPT)  nos Institutos Federais (IFs)?. Chegou-se à conclusão de que um dos principais tensionamentos na efetivação do EMI é a falta de uma política institucionalizada nos Institutos Federais de formação continuada em serviço sobre a temática. É urgente, portanto, a criação de um curso que atenda aos anseios do Ensino Médio Integrado, patrimônio da classe trabalhadora.

Biografía del autor/a

Arthur Rezende da Silva, Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis RJ Instituto Federal Fluminense Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC)

Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis RJ
Instituto Federal Fluminense
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC)

Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Universidade Católica de Petrópolis RJ Programa de Pós-Graduação em Educação

Professor do PPGE da Universidade Católica de Petrópolis, Rio de Janeiro. 

 

Professor do PPGE da Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro. 

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Publicado

2023-09-22

Cómo citar

da Silva, A. R., & Mocarzel, M. S. M. V. (2023). UM ESTADO DA ARTE SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: TENSIONAMENTOS E PROPOSITURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS. Jornal De Políticas Educacionais, 17(2). https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91863

Número

Sección

Artigos