SENTIDOS DA DEMOCRACIA NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.90820

Palavras-chave:

Democracia, Participação, Escola.

Resumo

A presente pesquisa objetivou apreender as concepções e práticas de democracia/democratização que emergem no cotidiano da escola. Metodologicamente, realizamos entrevista semiestruturada com integrantes do Conselho da Escola, ou seja, sete entrevistados de uma escola pública da Rede Municipal de Educação de Maceió/Alagoas, com o propósito de perceber as concepções de democracia e participação. Assim sendo, para tratamento e análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo, de acordo com as sugestões que são encontradas em Bardin (1977). Os resultados da pesquisa apontaram que temos caracterizado na escola alagoana e, em geral, brasileira, uma democracia institucionalizada que é a democracia representativa, modelo criticado por Rancière (2014) e que gera na sociedade um conformismo, distanciando-se da democracia como dissenso.

Biografia do Autor

Inalda Maria dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Educação (2008) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professora associada do Centro de Educação no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE) e Editora da Revista Debates em Educação vinculada ao PPGE/UFAL

Alice Miriam Happ Botler, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). É professora titular da Universidade Federal de Pernambuco, vinculada ao Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação. É vice-coordenadora do Forum de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação - FORPRED Nacional. É líder do Grupo de Pesquisa Estudo das Organizações Educativas. É bolsista CNPq  Pq2

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Publicado

2023-05-05

Como Citar

Santos, I. M. dos, & Botler, A. M. H. (2023). SENTIDOS DA DEMOCRACIA NO ESPAÇO ESCOLAR. Jornal De Políticas Educacionais, 17(2). https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.90820

Edição

Seção

Artigos