DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO, RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91492Palavras-chave:
Educação Infantil, Desenvolvimento profissional, Trabalho docente, Formação de professores, Carreira.Resumo
Abordamos a temática da docência na Educação Infantil (EI), por meio da proposição de apontamentos vinculados às políticas de formação, reconhecimento e valorização, no horizonte da atenção ao desenvolvimento profissional. Na aproximação aos referenciais teórico-metodológicos Bakhtinianos, em articulação com os compromissos afirmados para EI (notadamente de expansão e qualificação do atendimento), partimos de um conjunto de produções vinculadas a um grupo de pesquisa. Com a revisão desses acúmulos, destacamos a complexidade dos intervenientes que marcam os processos de participação, de produção de normativas (para o delineamento da formação e o desenvolvimento da EI) e das condições postas no campo de trabalho (em especial, no provimento dos quadros funcionais). Como resultados, apontamos para a abordagem do desenvolvimento profissional como movimento, agregado às condições que marcam o desenvolvimento da EI, de modo a reivindicar investimentos nesse campo de trabalho.
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