TRINTA ANOS DE AVALIAÇÕES EXTERNAS NA AMÉRICA LATINA: O DISCURSO DA UNESCO SOBRE O PROTAGONISMO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.92220

Palavras-chave:

Unesco, Avaliação externa, América Latina, Professor, Trabalho educativo.

Resumo

Ao longo de quase trinta anos, a Unesco tem exercido grande influência na recomendação de políticas para a educação em todo o mundo. Diante disso, o artigo objetiva apresentar o discurso construído em torno do papel docente na implementação dessas políticas por meio da análise dos documentos mais influentes sobre avaliação externa produzidos pela Unesco para a região latino-americana. Foram analisados 18 documentos, elaborados pela Unesco, e que recomendavam ações, práticas e diretrizes voltadas à implementação de avaliações nos sistemas escolares latino-americanos. Os resultados demonstram que o professor ganha centralidade a partir do final dos anos 1990 e vai se tornando peça fundamental para o discurso de responsabilização das instituições escolares sobre os parâmetros alcançados nas avaliações externas. A busca por moldar um professor eficiente, eficaz, leva a Unesco a adotar estratégias que defendem a eliminação de carreiras estáveis, a construção de currículos pautados em habilidades e competências e o redirecionamento dos processos de formação docente para atender tais demandas. O artigo concluiu que essas estratégias definem um perfil docente pautado na realização de tarefas pragmáticas, em detrimento da formação de uma consciência crítica e emancipatória, provocando sua completa despolitização e desintelectualização.

Biografia do Autor

Fabiano Antonio dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC – Brasil. Professor Associado II da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campus do Pantanal, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, (UFMS)

Hellen Jaqueline Marques, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS).

Doutora em Educação escolar. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Referências

AFONSO, Almerindo Janela. Reforma do Estado e políticas educacionais: entre a crise do Estado-nação e a emergência da regulação supranacional. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 22 n. 75, p. 15-32, ago, 2001.

COELHO, Maria Inês de Matos. Vinte anos de avaliação da educação básica no Brasil: aprendizagens e desafios. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 59, p. 229-258, 2008.

DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

EVANGELISTA, Olinda. Faces da tragédia docente no Brasil. In. XI Seminário Internacional de la Red Estrado. México, 2017.

FREITAS, Luis Carlos; MALAVASI, Maria Marcia Sigrist; SORDI, Mara Regina Lemes de; MENDES, Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz; ALMEIDA, Luana Costa (Orgs.). Avaliação e Políticas Públicas Educacionais: ensaios contrarregulatórios em debate. Campinas: Edições Leitura Crítica, 2012.

LIBÂNEO, José Carlos. Finalidades educativas escolares em disputa, currículo e didática. In: LIBÂNEO, José Carlos; ECHALAR Adda Daniela Lima Figueiredo; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; ROSA, Sandra Valéria Limonta (orgs.). Em defesa do direito à educação escolar: didática, currículo e políticas educacionais em debate. VII Edipe. Goiânia: Editora da UFG, 2019.

MORAES, Maria Célia Marcondes de. Indagações sobre o conhecimento no campo da educação. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 2, pp. 315-346, jul./dez. 2009.

NEVES, Lucia Maria Wanderley (Org.) A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

SHIROMA, Eneida Oto. Gerencialismo e formação de professores nas agendas das organizações multilaterais. Momento - Diálogos em Educação, Rio Grande/RS, v. 27, n. 2, p. 88–106, 2018.

SHIROMA, Eneida Oto; BRITO NETO, Aníbal Correia. Em nome da qualidade: construindo estándares para o gerenciamento de professores. Movimento, Rio de Janeiro, n.2, vol. 2, pp. 1-15, 2015.

UNESCO. Los sistemas de medición y evaluación de la calidad de la educación. Santiago: Orealc, 1997.

UNESCO. Situación Educativa de América Latina y el Caribe: hacia la educación de calidad para todos al 2015. Santiago: Unesco/Orealc, 2013a.

UNESCO. Tercer estudio regional comparativo y explicativo: TERCE. Santiago: Unesco/Orealc, 2013b.

UNESCO. Antecedentes y Criterios para la Elaboración de Políticas Docentes en América Latina y el Caribe. Santiago: Unesco/Orealc, 2013c.

UNESCO. Balance de los 20 años del Proyecto Principal de Educación em América Latina y el Caribe. Santiago: Unesco/Orealc, 2001.

UNESCO. Reflexiones en torno a la evaluación de la calidad educativa en América Latina y el Caribe. Santiago: Unesco/Orealc, 2008.

ZORRILLA, Margarida. La Reforma educativa: La tensión entre su diseño y su instrumentación. Sinéctica, no. 18, [s/v], ene-jun, Jalisco/MEX, 2001.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Como Citar

Santos, F. A. dos, & Marques, H. J. (2023). TRINTA ANOS DE AVALIAÇÕES EXTERNAS NA AMÉRICA LATINA: O DISCURSO DA UNESCO SOBRE O PROTAGONISMO DOCENTE. Jornal De Políticas Educacionais, 17(2). https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.92220

Edição

Seção

DOSSIÊ: 30 AÑOS DE EVALUACIONES EDUCATIVAS EN AMÉRICA LATINA. CARACTERÍSTICAS, LÍMITES Y DESAFÍOS