Open Journal Systems

TRINTA ANOS DE AVALIAÇÕES EXTERNAS NA AMÉRICA LATINA: O DISCURSO DA UNESCO SOBRE O PROTAGONISMO DOCENTE

Fabiano Antonio dos Santos, Hellen Jaqueline Marques

Resumo


Ao longo de quase trinta anos, a Unesco tem exercido grande influência na recomendação de políticas para a educação em todo o mundo. Diante disso, o artigo objetiva apresentar o discurso construído em torno do papel docente na implementação dessas políticas por meio da análise dos documentos mais influentes sobre avaliação externa produzidos pela Unesco para a região latino-americana. Foram analisados 18 documentos, elaborados pela Unesco, e que recomendavam ações, práticas e diretrizes voltadas à implementação de avaliações nos sistemas escolares latino-americanos. Os resultados demonstram que o professor ganha centralidade a partir do final dos anos 1990 e vai se tornando peça fundamental para o discurso de responsabilização das instituições escolares sobre os parâmetros alcançados nas avaliações externas. A busca por moldar um professor eficiente, eficaz, leva a Unesco a adotar estratégias que defendem a eliminação de carreiras estáveis, a construção de currículos pautados em habilidades e competências e o redirecionamento dos processos de formação docente para atender tais demandas. O artigo concluiu que essas estratégias definem um perfil docente pautado na realização de tarefas pragmáticas, em detrimento da formação de uma consciência crítica e emancipatória, provocando sua completa despolitização e desintelectualização.


Palavras-chave


Unesco; Avaliação externa; América Latina; Professor; Trabalho educativo.

Texto completo:

PDF

Referências


AFONSO, Almerindo Janela. Reforma do Estado e políticas educacionais: entre a crise do Estado-nação e a emergência da regulação supranacional. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 22 n. 75, p. 15-32, ago, 2001.

COELHO, Maria Inês de Matos. Vinte anos de avaliação da educação básica no Brasil: aprendizagens e desafios. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 59, p. 229-258, 2008.

DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

EVANGELISTA, Olinda. Faces da tragédia docente no Brasil. In. XI Seminário Internacional de la Red Estrado. México, 2017.

FREITAS, Luis Carlos; MALAVASI, Maria Marcia Sigrist; SORDI, Mara Regina Lemes de; MENDES, Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz; ALMEIDA, Luana Costa (Orgs.). Avaliação e Políticas Públicas Educacionais: ensaios contrarregulatórios em debate. Campinas: Edições Leitura Crítica, 2012.

LIBÂNEO, José Carlos. Finalidades educativas escolares em disputa, currículo e didática. In: LIBÂNEO, José Carlos; ECHALAR Adda Daniela Lima Figueiredo; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; ROSA, Sandra Valéria Limonta (orgs.). Em defesa do direito à educação escolar: didática, currículo e políticas educacionais em debate. VII Edipe. Goiânia: Editora da UFG, 2019.

MORAES, Maria Célia Marcondes de. Indagações sobre o conhecimento no campo da educação. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 2, pp. 315-346, jul./dez. 2009.

NEVES, Lucia Maria Wanderley (Org.) A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

SHIROMA, Eneida Oto. Gerencialismo e formação de professores nas agendas das organizações multilaterais. Momento - Diálogos em Educação, Rio Grande/RS, v. 27, n. 2, p. 88–106, 2018.

SHIROMA, Eneida Oto; BRITO NETO, Aníbal Correia. Em nome da qualidade: construindo estándares para o gerenciamento de professores. Movimento, Rio de Janeiro, n.2, vol. 2, pp. 1-15, 2015.

UNESCO. Los sistemas de medición y evaluación de la calidad de la educación. Santiago: Orealc, 1997.

UNESCO. Situación Educativa de América Latina y el Caribe: hacia la educación de calidad para todos al 2015. Santiago: Unesco/Orealc, 2013a.

UNESCO. Tercer estudio regional comparativo y explicativo: TERCE. Santiago: Unesco/Orealc, 2013b.

UNESCO. Antecedentes y Criterios para la Elaboración de Políticas Docentes en América Latina y el Caribe. Santiago: Unesco/Orealc, 2013c.

UNESCO. Balance de los 20 años del Proyecto Principal de Educación em América Latina y el Caribe. Santiago: Unesco/Orealc, 2001.

UNESCO. Reflexiones en torno a la evaluación de la calidad educativa en América Latina y el Caribe. Santiago: Unesco/Orealc, 2008.

ZORRILLA, Margarida. La Reforma educativa: La tensión entre su diseño y su instrumentación. Sinéctica, no. 18, [s/v], ene-jun, Jalisco/MEX, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v17i2.92220