RELAÇÕES ENTRE ESTILOS DE LIDERANÇA, FORMAS DE SELEÇÃO DE DIRETORES E PRÁTICAS DE GESTÃO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91868

Palavras-chave:

Formas de seleção de diretores, Estilos de liderança, Práticas de gestão escolar, Gestão democrática da escola pública

Resumo

O texto refere-se às possíveis relações entre estilos de liderança, formas de seleção de diretores e práticas de gestão escolar. Desse modo, o objetivo geral foi identificar as formas de seleção para o exercício da direção escolar e os estilos de liderança próprios desses profissionais no ensino fundamental. O objetivo específico foi esclarecer essas relações no que diz respeito às práticas de gestão escolar, referenciadas nas publicações digitais nacionais, baseadas em pesquisas empíricas, no período de 2011 a 2021. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa e exploratória que empregou a técnica de análise de conteúdo categorial e dispôs do software MAXQDA 22 para tratamento e organização dos dados. Os resultados apontaram o predomínio do estilo gerencial de liderança, independentemente das formas de seleção, e que as práticas desses profissionais, como líderes institucionais natos, têm priorizado e reforçado formas predominantemente individualizadas de poder e tomadas de decisão unilaterais, que contribuem para manter estruturas organizacionais impermeáveis, dificultando e/ou impedindo a manifestação da democracia escolar e mantendo a sobrecarga da hierarquia sobre as relações entre os diferentes agentes escolares.

Biografia do Autor

Shirley Aparecida Gava, "Prefeitura Municipal de São Carlos, São Carlos, SP."

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/SP (UFSCar). Professora da rede municipal de São Carlos e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Organização Escolar: Democracia, Direitos Humanos e Formação de Gestores (DEFORGES), registrado no DGP do CNPq e validado pela UFSCar.

Renata Maria Moschen Nascente, "Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo.

Doutorado em Educação pela UNESP de Araraquara/SP. Professora do Departamento de Educação e do PPGE UFSCar; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Organização Escolar: Democracia, Direitos Humanos e Formação de Gestores (DEFORGES), registrado no DGP do CNPq e validado pela UFSCar.

Referências

ARROYO, Miguel González. Administração da educação, poder e participação. Educação e sociedade, v. 1, n. 2, p. 36-46, 1979.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. v. 70. São Paulo: Edições, 2011.

BARROSO, João. O estudo da autonomia da escola: da autonomia decretada à autonomia construída. In: BARROSO, J. (Org.). O Estudo da Escola. Porto: Porto Editora, 1996, p. 167-189. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37417203.pdf. Acesso em 18 jun. 2020.

BARROSO, João. O Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educação & Sociedade, v. 26, n. 92, p. 725-751, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/TVLjsSNcwyChwwYkxtGX7YD/?format=pdf&lang=pt . Acesso em 18 jun. 2020.

BELL, Judith. Projeto de pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. Porto Alegre: Artmed Editora, 2008.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2013.

BUSH, Tony. Mejora escolar y modelos de liderazgo: hacia la comprensión de un liderazgo efectivo (School improvement and leadership models: towards the understanding of an effective leadership). Reveduc, v. 13, n. 1, 2019. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1150205.pdf. Acesso em 18 jun. 2020.

BUSH, Tony; GLOVER, Derek. School leadership models: what do we know? 2014. International Journal of Leadership in Education, pages 1-37. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3067. Acesso em 18 jun. 2020.

COSTA, Jorge Adelino; FIGUEIREDO, Sandra; CASTANHEIRA, Patrícia. Liderança educacional em Portugal: meta-análise sobre produção científica. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, v. 13, p. 83-105, 2013. Disponível em: https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3390. Acesso em 18 jun. 2020.

DOURADO, Luiz Fernandes; PARO, Vitor Henrique. Políticas educacionais e educação básica. São Paulo: Xamã, 2001.

DOURADO, Luiz Fernandes. A escolha de dirigentes escolares: política e gestão da educação no Brasil. In: FERREIRA, N. S. C. (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2008.

DRABACH, Nadia Pedrotti. Processos de provimento: exigências e atribuições para os dirigentes escolares em contextos de reformas gerencialistas. Orientadora: Theresa Maria de Freitas Adrião. 2018. 265f. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2018. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636319. Acesso em 18 jun. 2020.

FELIX, Maria de Fátima Castro. Administração escolar: problema educativo ou empresarial. São Paulo: Cortez, 1984.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas. 2002.

LEITHWOOD, Kenneth.; SUN, Jingping. Transformational school leadership effects on schools, teachers and students. In: HOY, W. K.; DIPAOLA, M. (Eds.). School improvement. New York, NY: Information Age, 2009. p. 1-22.

LIMA, Telma Cristiane Sasso; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, v. 10, n. 1, p. 37-45, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/HSF5Ns7dkTNjQVpRyvhc8RR/?lang=pt#. Acesso em 18 jun. 2020.

LIMA, Licínio Carlos. A gestão democrática das escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária? Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 129, p. 1067-1083, out./dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/smG9JRgD8PjyNyMyZMRXf7H/?lang=pt. Acesso em 18 jun. 2020.

MENDONÇA, Erasto Fortes. A regra e o jogo: democracia e patrimonialismo na educação brasileira. Orientador: Newton Antonio Paciulli Bryan. 2000. 323p. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251873. Acesso em: 20 jun. 2020.

MENDONÇA, Erasto Fortes. Estado Patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil. Educação e Sociedade, ano XXII, n. 75, ago. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/dxChfBYZjdfgPRc3v3wYZXS/abstract/?lang=pt. Acesso em 18 jun. 2020.

NASCENTE, Renata Maria Moschen; CONTI, Celso Luiz Aparecido; LIMA, Emília Freitas de. Macro e micro regulações da/na escola: avaliações externas em foco. Educação (UFSM), v. 42, n. 1, p. 99-112, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/24524/pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.

NASCENTE, Renata Maria Moschen; CONTI, Celso Luiz Aparecido; LIMA, Emília Freitas de. Políticas públicas e formas de gestão escolar: relações escola-estado e escola-comunidade. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, v. 27, n. 53, p. 1-278, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/issue/view/330/302. Acesso em: 18 jun. 2021.

NOGUEIRA, Marco Aurélio. Um estado para a sociedade civil: temas éticos e políticos da gestão democrática. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PARO, Vitor Henrique. Eleição de diretores: a escola pública experimenta a democracia. 2.ed. São Paulo: Xamã, 2003.

PARO, Vitor Henrique. Diretor escolar: educador ou gerente? São Paulo: Cortez, 2015.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2017.

PATEMAN, Carole. Participação e teoria democrática. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

ROBBINS, Stephen; JUDGE, Timothy; SOBRAL, Filipe. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

SARUBI, É. R. Gestão democrática: repercussões na identidade e profissão dos diretores escolares. In: Seminário da redestado – regulação educacional e trabalho docente. Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: UERJ, 2006. Disponível em: http://estrado.fae.ufmg.br/cd_viseminario/trabalhos/eixo_tematico_1/gestao_democratica_repercussao.pdf. Acesso em 20 jun. 2020.

SILVA, Nathália Delgado Bueno da. Funções e formas de provimento dos diretores das redes estaduais paulista e paranaense. 2016. Dissertação (Mestrado), Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília/SP. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/136369. Acesso em: 26 jul., 2021.

SOUZA, Ângelo Ricardo de. Perfil da gestão escolar no Brasil. 2007. Tese (Doutorado em Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2007. Disponível em: https://educacao.mppr.mp.br/arquivos/File/gestao_democratica/kit1/perfil_da_gestao_escolar_no_brasil.pdf. Acesso em 20 jun. 2020.

TORO, José Bernardo; WERNECK, Nísia Maria Duarte Furquim. Mobilização social: um modo de construir a democracia e a participação. Brasil: Autêntica, 2018.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Gava, S. A., & Nascente, R. M. M. (2023). RELAÇÕES ENTRE ESTILOS DE LIDERANÇA, FORMAS DE SELEÇÃO DE DIRETORES E PRÁTICAS DE GESTÃO ESCOLAR. Jornal De Políticas Educacionais, 17(2). https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91868

Edição

Seção

Artigos