OFERTA EDUCACIONAL E INCIDÊNCIA DE ATORES PRIVADOS: IMPLICAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89483

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Privatização da Educação, Direito Humano à Educação

Resumo

A incidência dos principais atores privados na definição de diretrizes e na operacionalização de programas que colocam em movimento a política educacional brasileira tem sido objeto de pesquisas realizadas por pesquisadores e pesquisadoras vinculado/as ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE) desde sua formação em 2005, como apresentado em artigo publicado em Dossiê neste periódico. (Adrião, 2012). Mais uma vez, ocupamos as páginas deste periódico para apresentar resultados da mais recente pesquisa concluída no âmbito do GREPPE e complementada por estudiosos convidados que integram a RELLAPPE.  O eixo geral dos artigos centra-se na análise das consequências da privatização da educação obrigatória para a realização do Direito Humano à educação e derivam da pesquisa Análise do mapeamento das estratégias de privatização da educação básica no brasil: atores, programas e consequências para a educação pública[1],  coordenada pela prof.ª Dra. Theresa Adrião  e financiada pela FAPESP[2], que envolveu pesquisadores/as de 12 distintas instituições de ensino e pesquisa de diferentes regiões do Brasil. Esperamos que, com esta apresentação, o interesse de leitores e leitoras seja agudizado para conhecer o conteúdo das reflexões sistematizadas na forma deste Dossiê. 


[1] Para maiores informações sobre os resultados da pesquisa, consultar https://www.greppe.fe.unicamp.br/pt-br/mapeamento_da_insercao_do_setor_privado_nas_redes_estaduais_de_educacao

[2] Fapesp processo nº 2019/12230-7

Biografia do Autor

Theresa Adrião, Universidade Estadual de Campinas. Professora visitante da Universidade Federal da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1988), mestre e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1995, 2001) e Livre Docente pela UNICAMP (2015). Foi docente da educação básica (1983-1998) e professora da Unesp (1998-2009) É professora colaboradora e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Educação da UNICAMP e Professora Visitante na UFBA ( 2022-2023). Foi Professora Visitante na UNEMAT (2020-2022). Realizou estágios de pesquisa pós doutoral junto à Orealc/CHILE ( 2003-2004). Desenvolve pesquisas na área de política educacional, com ênfase em gestão e financiamento da educação básica, incluindo estudos sobre privatização e financiamento da educação no exterior (EUA e Portugal/ UMinho) com financiamento da FAPESP. Publicou diversos livros, capítulos e artigos sobre os temas de investigação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE/UNICAMP) e a Rede de Latino Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação. (RELAAPE/https://www.rede.fe.unicamp.br/pt-br ). Integra as seguintes entidades acadêmicas e cientificas: ANPED (Tendo sido coordenadora do GT Estado e Política Educacional de 2015 a 2019); ANPAE; FINEDUCA (Integra a Diretoria desde 2021) e CEDES (membro da Diretoria desde 2022). Vice- Presidente da Junta Directiva de la CLADE Brasil. Editora Associada da Revista da FINEDUCA. Foi Editora Associada da Revista Educação & Sociedade, entre 2012-2020. Bolsista PQ/CNPq - 2010 a 2017 e 2020 a 2023.

Nadia Drabach, Instituto Federal de Farroupilha - Campus São Borja

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2013). Doutorado pelo Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - na área de concentração Políticas, Administração e Sistemas Educacionais.Doutorado Sanduiche na University of Georgia - EUA, com bolsa Capes. Membro do grupo interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais GREPPE (Unicamp) Membro da Diretoria do Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES).Pesquisadora Colaboradora da Faculdade de Educação da Unicamp (2019-2021) Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2019-2021) Atualmente é Docente do Instituto Federal Farroupilha/RS

Referências

ADRIÃO, T. Notas sobre o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional – GREPPE. JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS. N° 12 | Julho-Dezembro 2012 | PP. 51–56

TOMASEVSKI, K. (2004). Manual on rights-based education: global human rights requirements made simple. Bangkok, Thailand: UNESCO

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Publicado

2023-02-14

Como Citar

Domiciano, C. A., Adrião, T., & Drabach, N. (2023). OFERTA EDUCACIONAL E INCIDÊNCIA DE ATORES PRIVADOS: IMPLICAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO. Jornal De Políticas Educacionais, 17(2). https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89483

Edição

Seção

Dossiê: Oferta educacional e incidência de atores privados: implicações para a realização do direito humano à educação