Open Journal Systems

ORGANISMOS MULTILATERAIS E INSTRUMENTOS DE REGULAÇÃO TRANSNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Daniel Santos Braga, Débora Cristina Alves da Silva, Marisa Ribeiro Teixeira Duarte

Resumo


O artigo aborda os instrumentos de regulação transnacional de educação e analisa as métricas utilizadas em estudo comparado de condições de oferta das escolas. O objeto de análise foram os relatórios do projeto School Resources Review da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, de três países latino-americanos signatários do programa: Uruguai, Chile e Colômbia. À luz da teoria da ação pública, foi realizado estudo documental nas diretrizes da OCDE para esses países. A hipótese é que ao estabelecer métricas para um estudo comparado, os relatórios também expõem padrões desejáveis de condições de oferta para diferentes países. Dessa forma, a assessoria política prestada pelo projeto atua no sentido de estabelecer uma padronização de procedimentos, para que os países com piores desempenhos executem ações específicas de gestão, que, supostamente, aproximá-los-ia daqueles com resultados. 


Palavras-chave


Políticas de educação; Regulação transnacional; instrumentos de ação pública

Texto completo:

PDF

Referências


BARROSO, J. O Estado e a educação: a regulação transnacional, a regulação nacional e a regulação local. In: BARROSO, J. (Org.). A regulação das políticas públicas de educação: espaços, dinâmicas e atores. Lisboa: Educa, 2006. p. 41-70.

KRIEG-PLANQUE, A. Analisar discursos institucionais. Uberlândia: EDUFU, 2018.

LASCOUMES, P., Le Galès, P. Sociologia da ação pública. Maceió: EdUFAL, 2012.

LUHMANN, N. La sociedad de la sociedad. México: Herder y Universidad Iberoamericana, 2007.

MAROY, C. Regulação dos Sistemas Educacionais. [verbete] In: Zanten, A. (Org.), Dicionário de Educação. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 688-693.

MAROY, C., VOISIN, A. As transformações recentes das políticas de accountability na educação: desafios e incidências das ferramentas de ação pública. Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 124 p. 881-901, 2013. DOI: 10.1590/S0101-73302013000300012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/5dgZbjXWT86KxyJy7Lt5v9r. Acesso em: 22 abr. 2022.

ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Public Administration after “New Public Management”. Paris: OCDE, 2010.

OCDE. Design and Implementation Plan for the Review - Review of Policies to Improve the Effectiveness of Resource Use in Schools. Paris: OCDE, 2013a. Disponível em: www.oecd.org/education /school/School-Resources-Review-Design-and-Implementation-Plan.pdf. Acesso em: 22 abr. 2022.

OCDE. Guidelines for Country Background Reports – Review of Policies to Improve the Effectivenesses of Resources Use in Schools. Paris: OCDE, 2013b. Disponível em: www.oecd.org/education /school/School-Resources-Review-CBR-Guidelines.pdf. Acesso em: 22 abr. 2022.

RADINGER, T., et al. OECD Reviews of School Resources: Colombia 2018, OECD Publishing, Paris, 2018. DOI: 10.1787/9789264303751-en. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/education/oecd-reviews-of-school-resources-colombia-2018_9789264303751-en.Acesso em: 22 abr.2022.

SANTIAGO, P., et al. OECD Reviews of School Resources: Uruguay 2016, OECD Publishing, Paris, 2016. DOI: 10.1787/9789264265530-en. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/education/oecd-reviews-of-school-resources-uruguay-2016_9789264265530-en. Acesso em: 22 abr. 2022.

SANTIAGO, P., et al. OECD Reviews of School Resources: Chile 2017, OECD Publishing, Paris, 2017. DOI: 10.1787/9789264285637-en. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/education/oecd-reviews-of-school-resources-chile_9789264285637-en. Acesso em: 22 abr. 2022.

STEINER-KHAMSI, G. La reformulación de la transferencia educativa como estrategia política. In: CARUSO, M.; TENORTH, H.E. (Orgs.), Internacionalización, Políticas educativas y reflexión pedagógica en un medio global. Buenos Aires: Granica, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89413