A PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARANAENSE: PROJETO PARCEIRO DA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.93643

Palavras-chave:

Projeto Parceiro da Escola, Educação Paranaense, Estado, Hegemonia.

Resumo

Este artigo é resultado de estudos e discussões realizadas no âmbito do Grupo Estado, Políticas e Gestão da Educação da Unicentro/PR e objetiva a compreensão das ideias de Antonio Gramsci (1891-1937) e suas contribuições para pesquisas em políticas educacionais. O texto apresenta considerações sobre o Projeto Parceiro da Escola, previsto no Edital nº 02/2022 (SEED/PR), referente ao credenciamento para prestação de serviço de assistência gerencial para as unidades escolares do sistema educacional do Estado do Paraná, com previsão de entrega de 27 escolas para administração pelo setor privado. A partir das bases teóricas gramscianas, buscam-se contribuições do autor para refletir sobre os processos de privatização da educação paranaense, pois se compreende que esse pensador pode oferecer elementos elucidativos sobre o Estado e as relações com as políticas educacionais, bem como sobre a questão da hegemonia de grupos privados, que descaracteriza a educação pública. Trata-se de estudo bibliográfico que engloba, além do edital já mencionado, notícias e referências estudadas no âmbito do grupo de pesquisa. Observa-se que a educação se caracteriza como campo fértil para a disputa da hegemonia, bem como evidencia-se um amplo interesse de organizações privadas para o delineamento dos rumos da educação paranaense.

Biografia do Autor

Marylia Gabriela Ortis da Fonseca, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati, Paraná

  Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), membro do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação (UNICENTRO/IRATI-PR) e aluna regular do Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Professora efetiva da rede de Educação Básica do Município de Irati. 

Linha de pesquisa: Estado, Políticas e Gestão da Educação. 

Jussara de Fátima Ivanski Ruppel, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati, Paraná

 

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste. UNICENTRO/Irati/Paraná- Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação (UNICENTRO/IRATI-PR) – Professora efetiva da rede de Educação Básica do Município de Irati

 

Michelle Fernandes Lima, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati, Paraná

 Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro Oeste: Campus Irati (PR) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UNICENTRO). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR. Pós-doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE/UEPG). Líder do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação (UNICENTRO/IRATI-PR). 

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Publicado

2023-08-07

Como Citar

Ortis da Fonseca, M. G., Ivanski Ruppel, J. de F., & Lima, M. F. (2023). A PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARANAENSE: PROJETO PARCEIRO DA ESCOLA. Jornal De Políticas Educacionais, 17(2). https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.93643

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Artigos