COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E TERCEIRIZAÇÃO DA AJUDA BILATERAL: UMA ANÁLISE DA FUNDAÇÃO FÉ E COOPERAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.87103

Palavras-chave:

Educação, Atores não-estatais, Terceirização, Cooperação portuguesa, Guiné-Bissau.

Resumo

O artigo procura analisar e refletir sobre a terceirização para um ator não-estatal da cooperação bilateral de Portugal na Guiné-Bissau no período de 2012 a 2019, enquanto um caso elucidativo da problemática da atuação de atores não-estatais no setor da educação nos países do Sul Global. A organização analisada foi a Fundação Fé e Cooperação (FEC) tendo em consideração que desde 2012 devido aos conflitos e à instabilidade política no país esta organização deu continuidade ao programa bilateral de Portugal no setor da educação (Santos & Silva, 2017). Recorrendo a um corpus documental e a entrevistas semiestruturadas que emanam de uma pesquisa de doutoramento em andamento, a reflexão permite inferir que a FEC atua na dimensão que Adrião (2018) definiu por privatização do currículo, aqui se trata da privatização dos processos pedagógicos strictu sensu, envolvendo as relações entre professor/a, estudante e conhecimento e insumos curriculares. A análise permitiu, ainda, constatar que esta terceirização da cooperação bilateral tem contornos similares ao que aconteceu no período colonial, uma vez que a FEC é uma entidade sem fins lucrativos, conectada com a Igreja Católica Portuguesa.

Biografia do Autor

Katia Aparecida dos Santos Imbo, Universidade de Campinas (Unicamp) Campinas São Paulo

Doutorando na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE), Mestre em educação (2007) e graduada em pedagogia (2002) pela faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem experiência em pesquisa em políticas públicas e financiamento da educação. 

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Publicado

2023-01-30

Como Citar

Imbo, K. A. dos S. (2023). COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E TERCEIRIZAÇÃO DA AJUDA BILATERAL: UMA ANÁLISE DA FUNDAÇÃO FÉ E COOPERAÇÃO. Jornal De Políticas Educacionais, 17(2). https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.87103

Edição

Seção

Dossiê: Oferta educacional e incidência de atores privados: implicações para a realização do direito humano à educação