REESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA CEARENSE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.93808

Palavras-chave:

Nova Gestão Pública, Ensino remoto emergencial, Trabalho docente

Resumo

Este artigo analisa os efeitos resultantes da adoção do Ensino Remoto Emergencial no desenvolvimento do trabalho docente nas redes públicas de ensino cearenses, num contexto educacional gestionário de implementação da Nova Gestão Pública e no cenário da pandemia da Covid-19. Adota epistemologia orientada pelo Materialismo Histórico-Dialético e abordagem de natureza qualitativa. A metodologia utilizada realizou pesquisa bibliográfica e documental. Como resultados, evidenciou-se que o Ensino Remoto Emergencial regulamentado e implementado no estado do Ceará contribuiu para a reestruturação do trabalho docente na Educação Básica pública cearense em curso nas últimas décadas, bem como para o aprofundamento do processo de intensificação do trabalho docente devido aos desafios impostos pelo contexto pandêmico.

 

Biografia do Autor

Ana Gleysce Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte.

Ana Gleysce Moura Brito é mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEd-UFRN), na Linha de pesquisa Educação, Política e Práxis Educativa. Possui Especialização em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA - 2017) e Graduação em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA - 2015). Atualmente, é professora do quadro permanente de professores da Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC-CE).

 

 

Gilmar Guedes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN), Natal, Rio Grande do Norte.

Gilmar Barbosa Guedes possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFRN).

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Publicado

2023-11-10

Como Citar

Brito, A. G., & Guedes, G. (2023). REESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA CEARENSE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO. Jornal De Políticas Educacionais, 17(2). https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.93808

Edição

Seção

Artigos