“NÃO TENHO INTERESSE NO TEMA E DISCORDO DE TAL CONCEPÇÃO IDEOLÓGICA”: A CRUZADA MORAL ANTI-GÊNERO E OS ECOS (NEO)CONSERVADORES NOS DEBATES DE GÊNERO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89496

Palavras-chave:

Educação, Políticas Educacionais, Direito à Educação, Gênero, Neoconservadorismo.

Resumo

Este artigo objetiva analisar o avanço das ondas (neo)conservadoras na América Latina e as repercussões no campo da educação no Brasil. De início, traçou-se brevemente a influência estadunidense nos países de capitalismo periférico e seu enlace com o crescimento do ementário religioso. Em seguida, analisou-se alguns dos principais movimentos que defendem a manutenção da família tradicional e os seus desdobramentos legais. Por fim, refletiu-se sobre alguns impactos da ofensiva anti-gênero no campo da educação. O trabalho possui natureza qualitativa, com a análise documental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Plano Nacional de Educação (PNE), Projetos de Lei (PL) e Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) n.º 457. Conclui-se que as ondas (neo)conservadoras se capilarizaram na América Latina junto ao forte investimento religioso na difusão de seus valores morais e, no Brasil, esse movimento têm atuado nos poderes legislativo, executivo e judiciário e tensionado o campo da educação.

Biografia do Autor

Rosânia Campos, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Joinville, Santa Catarina.

Possui Pós-doutoramento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015)e doutorado em Educação (2008) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGE/UFSC.  É coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Políticas e Subjetividades vinculado a Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, instituição na qual trabalha no Programa de Pós -Graduação em Educação - Mestrado em Educação e nos cursos de graduação: psicologia e licenciaturas.

Iana Gomes de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Possui pós-doutorado pela Universidade Federal de Pelotas e doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, tendo realizado doutorado sanduíche na University of Bristol (Inglaterra). É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora colaboradora do mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Univille, atuando na linha de pesquisa Políticas e Práticas Educativas.

Camila Schlickmann Ribeiro, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Joinville, Santa Catarina

Possui mestreado em Educação pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e graduação em Psicologia e Direito pela Possui Associação Catarinense de Ensino. É professora de ensino superior da Associação Catarinense de Ensino (ACE), diretora administrativa do Instituto de Pesquisas Interdisciplinares para a Paz e advogada na Mendonça & Radun.

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Publicado

2023-03-30

Como Citar

Campos, R., Gomes de Lima, I., & Schlickmann Ribeiro, C. (2023). “NÃO TENHO INTERESSE NO TEMA E DISCORDO DE TAL CONCEPÇÃO IDEOLÓGICA”: A CRUZADA MORAL ANTI-GÊNERO E OS ECOS (NEO)CONSERVADORES NOS DEBATES DE GÊNERO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. Jornal De Políticas Educacionais, 17(2). https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89496

Edição

Seção

Artigos