FORMAÇÃO DOCENTE EM CURSOS EAD DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS: IMPLICAÇÕES AOS CURSINHOS POPULARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.90138

Palavras-chave:

Educação a Distância (EaD), Formação docente, Teoria Crítica da Sociedade, Cursinhos populares.

Resumo

Neste artigo, apresentamos a ampliação da Educação a Distância (EaD) no âmbito da Educação Superior e como ela tende a aprofundar a pseudoformação de licenciandos, modificando a formação docente em acordo com o princípio da concorrência mercantil – princípio fundante da liberdade no neoliberalismo -, cuja lógica se generalizou para todas as esferas sociais, incluindo a Educação. Nessa direção, investigamos as possíveis consequências da tendência de pseudoformação frente às práticas dos professores nos cursinhos populares pré-vestibular. Para o levantamento de dados, utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica e a entrevista semiestruturada com dois professores de cursinhos populares da região do Alto Tietê, região próxima a São Paulo, capital. Como referencial teórico de análise adotamos os conceitos de pseudoformação e racionalidade tecnológica formulados por autores da primeira geração da Escola de Frankfurt. Os resultados mostram que os cursinhos populares pré-vestibular também são locais de formação de professores, sendo espaços para a atuação de ex-estudantes que desejam contribuir para a continuidade desses projetos. Porém, o avanço da EaD tem potencial para acarretar mudanças profundas nesses projetos populares, com a participação de professores alinhados cada vez mais às demandas do neoliberalismo.

Biografia do Autor

Maria Angélica Pedra Minhoto, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Profª Drª do Departamento de Educação da UNIFESP Guarulhos

Saulo Monteiro dos Santos, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Mestrando em Educação pela UNIFESP Guarulhos

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Publicado

2023-04-28

Como Citar

Minhoto, M. A. P., & Santos, S. M. dos. (2023). FORMAÇÃO DOCENTE EM CURSOS EAD DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS: IMPLICAÇÕES AOS CURSINHOS POPULARES. Jornal De Políticas Educacionais, 17(2). https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.90138

Edição

Seção

Artigos