Sobre a Revista

Seja bem vindo(a) ao Jornal de Políticas Educacionais, periódico Qualis CAPES A2, em circulação desde 2007 e mantido por pesquisadores(as) do Núcleo de Políticas Educacionais – NuPE, do Setor de Educação da UFPR. Tem como finalidade publicar artigos inéditos na área de Políticas Educacionais, abrangendo temáticas que envolvam a análise de políticas em todos os níveis e modalidades de ensino, bem como a avaliação de políticas educacionais, planejamento e gestão educacional, financiamento da educação, educação comparada, entre outras temáticas desse campo de conhecimento.

NOVO!!!!

Retificação Edital 01/24 - consulte clicando aqui

Edital 2/2024 - Propostas selecionadas, consulte clicando aqui 

Edital 01/2024 - Recebimento de propostas de dossiês temáticos 

Para maiores informações, consultar o edital clicando aqui

______

Edição Atual

v. 18 (2024)
					Visualizar v. 18 (2024)
Publicado: 2024-01-11

Artigos

  • NEOLIBERALISMO E POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO ARTIGO 170 EM SANTA CATARINA

    Daniela Mader, Rafael Rodrigo Mueller
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.95912
  • REGULAÇÃO E SUAS ABORDAGENS NAS POLÍTICAS EDUCATIVAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

    Isabel Abelheira, Manuela Gonçalves
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.96271
  • OS DESAFIOS DE UMA POLÍTICA PÚBLICA INTERSETORIAL QUE ATENDA AS QUESTÕES DE SAÚDE DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Edson Manoel dos Santos, Rosemary Roggero
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.95569
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: (RE)SIGNIFICAÇÕES ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS

    Érica Raiane de Santana Galvão, Jânio Nunes dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.95614
  • ANÁLISE DAS EDITORAS PARTICIPANTES DO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO 2004-2019

    Wagner Rodrigues Zeferino, Matheus Lima Frossard, Juliana Martins Cassani, Wagner dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.95739
  • A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS GERENCIAIS NAS ATRIBUIÇÕES DOS GESTORES ESCOLARES

    Givanildo da Silva, Erivaldo Ferreira da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92160
  • FATORES ASSOCIADOS AO ABANDONO DA PROFISSÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

    Teomar Manduca Aires Leal, Thiago Alves
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.94471
  • AS DIMENSÕES CONTEXTUAIS DA ATUAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA

    Liliane Alves Chagas, Ana Claudia da Silva Rodrigues, André dos Santos Bandeira, André Vidal Valle Machado da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92224
  • ABANDONO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ANTES E DURANTE A PANDEMIA EM MINAS GERAIS

    Dayene Mendes Silva Gonçalves, Luiz Ismael Pereira
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92912
  • AS LEIS DE REDISTRIBUIÇÃO DA COTA-PARTE DO ICMS COMO INCENTIVO PARA MELHORIA DE RESULTADOS EDUCACIONAIS: UM PANORAMA A PARTIR DA EC 108/2020

    Ana Maria Ramos Pacheco, Gilda Cardoso de Araújo
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.93278
  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM DESTAQUE: ANÁLISE DE INDICADORES DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

    Ivan dos Santos Oliveira, José Carlos Rothen
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92255
  • FÓRMULA PRINCIPAL-AGENTE E HIERARQUIZAÇÃO NA DEFINIÇÃO DE INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

    Abelardo Bento Araújo
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.93215
  • A GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO ELEMENTO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PERCEPÇÃO DE DIRETORAS DE CMEI DE CURITIBA

    Natasha Carolina de Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92924
  • ENSINO MÉDIO E PROJETO DE VIDA: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DOS JOVENS BRASILEIROS DA AMAZÔNIA PARAENSE

    Maria Do Socorro Vasconcelos Pereira, Clarilza Prado de Sousa, Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Emina Márcia Nery dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.93280
  • POLÍTICA PÚBLICA DE TRANSPORTE ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ÂMBITO FEDERAL

    Andrielle Dias dos Santos Pereira, Yvens Ely Martins Cordeiro, Afonso Welliton de Sousa Nascimento
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.93981
  • FORTALECIMENTO DOS IDEÁRIOS NEOLIBERAIS: A ESCOLHA DE DIRETORES ESCOLARES EM UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

    Daianny Madalena Costa, Darciel Pasinato, Rosangela Fritsch
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.94048
  • PÓS-GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

    Bob Evan Verhine, Vera Beatriz Siqueira
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.94795
  • “PROJETO DE VIDA”: O FIM E O MEIO DO PROGRAMA INOVA EDUCAÇÃO

    Amanda Hebling do Amaral
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.94277
  • O ENGODO DA FLEXIBILIZAÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO GAÚCHO: UM ESTUDO DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DE MATEMÁTICA E CIÊNCIA DA NATUREZA

    Carina Tonieto, Altair Alberto Fávero, Diocélia Moura da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.94135
  • MERCADORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: DO INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO AOS NEGÓCIOS DE IMPACTO DO GRUPO DE INSTITUTOS, FUNDAÇÕES E EMPRESAS (GIFE)

    Kelly Leticia da Silva Sakata
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.94102
  • TECNOLOGIAS MORAIS E OS CURRÍCULOS DE GÊNERO EM ESCOLAS DE CAMPINAS

    Antonio Carlos Dias Júnior, Alan Isaac Mendes Caballero
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.94396
  • DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO

    Norberto Bobbio
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.95438
  • INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS: ANÁLISE DAS REPERCUSSÕES DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA UFPA

    Fabíola Bouth Grello Kato, Amanda Oliveira de Almeida Alves
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.95499
  • EDUCAÇÃO, EDUCAÇÕES: A DUALIDADE ENTRE FORMAÇÃO INTEGRADA E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO

    Maria Raquel Caetano, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.95184

Dossiê: Educação e Formas de Participação no Contexto dos BRICS

Dossiê "Planejamento e Gestão da Educação: movimentos e perspectivas"

  • APRESENTAÇÃO DOSSIÊ: PLANEJAMENTO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: MOVIMENTOS E PERSPECTIVAS

    Maria Alice de Miranda Aranda, Regina Tereza Cestari de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.94227
  • PLANEJAMENTO E GESTÃO: DESAFIOS PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO

    Cristiane Machado, Aline Gabriele Pereira, Aline Gasparim Christianini, Anderson Francisco Guimarães Maia
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92422
  • PLANEJAMENTO COMO ATIVIDADE INERENTE DA GESTÃO EDUCACIONAL: CARACTERÍSTICAS DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO SUL DO MS

    Maria Alice de Miranda Aranda, Elis Regina dos Santos Viegas, Fabiany dos Santos Barcelos
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92555
  • MOVIMENTOS DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL: DA ELABORAÇÃO AO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

    Regina Tereza Cestari de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92614
  • ELABORAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA: DO MOVIMENTO À ESTAGNAÇÃO

    Elisangela Alves da Silva Scaff
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92420
  • O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO ATRAVESSADO PELO GERENCIALISMO: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A FORMULAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

    Tauã Carvalho de Assis
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92643
  • DEMOCRACIA, PÓS-DEMOCRACIA E GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA

    Dinair Leal da Hora
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92454
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DE RONDÔNIA: CONTRADIÇÕES E RESISTÊNCIAS (2013-2020)

    Evelyn Iris Leite Morales Conde, Elaine Teixeira Pedro
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92556
  • DIRETRIZES E BASES PARA A ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

    Edson Francisco de Andrade
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92866
  • NEOLIBERALISMO EM EDUCAÇÃO – E QUANDO AS ‘UTOPIAS INDIVIDUAIS’ NÃO BASTAM?

    Mariline Grangeia Santos, António Neto-Mendes
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92026
Ver Todas as Edições