Sobre a Revista

Bem-vindo (a) ao Jornal Políticas Educacionais, periódico Qualis CAPES A2, em circulação desde 2007 e mantido por pesquisadores(as) do Núcleo de Políticas Educacionais – NuPE, do Setor de Educação da UFPR. Tem por finalidade publicar artigos inéditos na área de Políticas Educacionais, abrangendo temas que envolvem a análise de políticas em todos os níveis e modalidades de ensino, bem como a avaliação de políticas educacionais, planejamento e gestão educacional, financiamento da educação, educação comparada, entre outros temas desse campo do conhecimento. O JPE também conta com uma sessão de “Teses e Dissertações”  que é destinada à divulgação científica dos trabalhos de egressos(as) da Linha de Políticas Educacionais do PPGE da UFPR.

Edição Atual

v. 19 (2025)
					Visualizar v. 19 (2025)
Publicado: 2024-12-27

Artigos

  • A AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE IDEB: IMPACTOS NA AUTONOMIA DOCENTE Evaluación de la calidad de la educación en tiempos del IDEB: repercusiones en la autonomía del profesorado

    Dianne Fabhricia, Jhonny David Echalar
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99441
  • A CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA NA GESTÃO DAS ESCOLAS EM ANGOLA: REFLEXÕES PARA UMA EDUCAÇÃO EM LIBERDADE E PARTICIPAÇÃO

    Manuel Tchissende, Alexandre Ventura
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99961
  • JUDICIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E IMPLICAÇÕES NA EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO

    Carlos Roberto Jamil Cury
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.102141
  • ESTUDANTES TRABALHADORES: UM ESTUDO SOBRE FRUIÇÃO NO ENSINO SUPERIOR ENTRE ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

    Walton Nascimento da Trindade, Maria Luiza Levi Pahim
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99456
  • ASSOCIAÇÕES ENTRE O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E O ENEM NO CENÁRIO INTERESTADUAL BRASILEIRO

    Carolina Telles Gusmão, Luana Nascimento Dante, Caroline Ponce de Moraes, Rodrigo Tosta Peres
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99747
  • O ATAQUE CONSERVADOR À FORÇA DE TRABALHO DOCENTE Português

    Maria Dilnéia Espindola Fernandes
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99267
  • FORMAÇÃO DE LINHAS E GRUPOS DE PESQUISA NO CAMPO ACADÊMICO DA POLÍTICA EDUCACIONAL: ESTRATÉGIAS DE LEGITIMIDADE DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS DA BAHIA

    Isac Pimentel Guimarães, Emilia Peixoto Vieira
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99100
  • MATIZ NEOLIBERAL NA CONCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA ESTRUTURADO DE ENSINO (SEE) DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE MATO GROSSO

    Divino Batista Alves Rosa
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98383
  • IMPLICAÇÕES GERENCIAIS NA MATERIALIZAÇÃO DE PROPOSTAS PARA DEMOCRATIZAÇÃO PREVISTAS EM PLANOS DE GESTÃO ESCOLAR (PGE) DA REDE ESTADUAL DE SANTA CATARINA (2020–2023)

    Claudir Cordeiro, Elton Luiz Nardi
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98669
  • BASE LEGAL, PERFIL E TENDÊNCIAS DA GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA

    Danieli D' Aguiar Cruzetta
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99070
  • PLATAFORMAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DAS REDES PÚBLICAS DE ENSINO E DAS ESCOLAS: CONQUISTAS E DESAFIOS

    Genessí Borba Gomes Alves Santos, Luís Gustavo Alexandre da Silva, Daniela da Costa Britto Pereira Lima
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98302
  • TRANSFORMANDO DOIS CENTROS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA EM DUAS UNIVERSIDADES TECNOLÓGICAS FEDERAIS POR VIAS DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO

    Atair Silva de Sousa, Wanderley dos Santos Roberto
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.97942
  • CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARANÁ E A PRIVATIZAÇÃO DA OFERTA EDUCACIONAL (2019-2024)

    Everton Koloche Mendes Barbosa, Marcos Vinicius Francisco
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98236
  • PROJETO PARCERIA EMPRESA-ESCOLA: A PRIVATIZAÇÃO É O RESULTADO

    Eliane da Costa Bruini, Márcia Aparecida Jacomini
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96575
  • ATORES-REDES QUE COMPÕEM A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DIGITAL: CARTOGRAFIA DAS ASSOCIAÇÕES LATOURIANAS

    Manuela Rolim de Moura, Martha Kaschny Borges
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.97325
  • EFEITOS DO “TETO DE GASTOS” NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: ALTERNATIVAS E DESAFIOS alternativas y desafíos

    Akeson Helder Rosa de Alcântara, Gustavo Henrique Petean, Maria Carolina Carvalho Motta
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98215
  • POLÍTICAS DE ESCOLHA DE DIRETORES ESCOLARES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE 2009 E 2019

    Juliana Kussem
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95239
  • TRANSFERÊNCIA DE COMPETÊNCIAS PARA OS MUNICÍPIOS/ENTIDADES INTERMUNICIPAIS PORTUGUESAS EM MATÉRIA EDUCATIVA ENTRE 2013-2022: INTERSEÇÕES ENTRE O PRESCRITO E O REAL

    Maria Salomé Almeida Simões
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96954
  • RESPONSABILIZAÇÃO DOCENTE E BONIFICAÇÃO: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUE NÃO LECIONAM DISCIPLINAS AVALIADAS NO SAEPE

    Viviane Rauane Bezerra Silva, Ana Lúcia Felix dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96386
  • A META 18 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: A CARREIRA DOCENTE NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TOCANTINS

    Vanessa Viebrantz Oster, Angela Maria Martins, Edmar Lucas Ferreira Sehnem
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96963
  • DCN E BNCC: ENTRE A INCLUSÃO E A INVISIBILIDADE DAS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE

    Caio Cesar Silva Nascimento, Daniel Camargo, Rafael Ângelo Bunhi Pinto.
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95936
  • FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO E TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: COMO AS CONDIÇÕES DE ACESSO E DE PUBLICIDADE DAS INFORMAÇÕES DAS LEIS ORÇAMENTÁRIAS PODEM ALTERAR ESSA RELAÇÃO?

    Simony Rafaeli Quirino, Larissa Felipe Superchinski
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95956
  • PERMANÊNCIA ESTUDANTIL: ANÁLISE DAS METAS DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI 2020-2024) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA

    Jean Kleiton Roque Silva, Oséias Santos Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96773
  • O CONTINGENCIAMENTO E O DESFINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (2011- 2022)

    Valéria Gouveia do Carmo Ferreira, Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95820
  • A ATUAÇÃO DE CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO: QUANDO O LEGALISMO ORIENTA AS DECISÕES

    Simone Fátima Flach
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95559
  • POLÍTICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA COM EGRESSOS

    Shirley de Lima Ferreira Arantes
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95823

Dossiê: Políticas para a educação básica em territórios das Amazônias

Dossiê: Políticas educacionais para adolescentes em cumprimento de Medidas socioeducativas

  • APRESENTAÇÃO DOSSIÊ: POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

    Maria Nilvane Fernandes, Rafael Ferreira de Souza Honorato, Ana Cláudia da Silva Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98081
  • POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PARA ADOLESCENTES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE O SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DE ANGOLA

    Rafael Ferreira de Souza Honorato, António Luís Julião
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96877
  • A ESCOLA NA SOCIOEDUCAÇÃO: ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO

    Maria Nilvane Fernandes, Elizabeth Trejos-Castillo
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96707
  • “É BEM LIMITADA A VISÃO DE FUTURO QUE ELES TÊM...” POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DA PARAÍBA

    Ana Cláudia Silva Rodrigues, Adriege Matias Rodrigues, Abigail Sales da Costa Rocha
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96871
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SOCIOEDUCATIVAS NO PARÁ: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESTRATÉGIA PARA A INCLUSÃO

    Érika Pimentel da Silva, Manuelle Inez de Sousa Borges, Willian Lazaretti da Conceição
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.97115
  • UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO CADERNO PRÁTICAS DE TRATAMENTO PENAL NAS UNIDADES PENAIS DO PARANÁ: INTERFACE COM O ENUNCIADO RESSOCIALIZADOR

    Marta Cossetin Costa
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96942
  • FORMALISMO JURÍDICO E OS MECANISMOS DE EXCLUSÃO ESCOLAR DOS ESTUDANTES PRIVADOS DE LIBERDADE NO DF

    Liana Correia Roquete Albuquerque, Maria Abádia da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96619
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SOCIOEDUCATIVAS: O DIREITO À EDUCAÇÃO PARA ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE NO ESTADO DO PARANÁ

    Márcia Cossetin, Margarete Chimiloski Dolla, Mariza Scheffer Freire, Ireni Marilene Zago Figueiredo
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96906
  • “NADA É FÁCIL NESSA VIDA”: DESIGUALDADES (SOCIO)EDUCACIONAIS NAS PERCEPÇÕES DE ADOLESCENTES CUMPRINDO MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

    Mariana Tafakgi, Eduardo Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96341

Resumos de Teses e Dissertações

Ver Todas as Edições