Sobre a Revista

Divers@! é uma revista eletrônica científica de caráter semestral e interdisciplinar do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná. Tem por finalidade publicar contribuições originais no formato de artigos de pesquisa e artigos de revisão. A Divers@! encontra-se disponível na Biblioteca Digital de Periódicos da UFPR e os trabalhos publicados possuem localizador DOI (Digital ObjectIdentifier).

As principais áreas do conhecimento vinculadas ao periódico são: Ciências Ambientais, Educação, Interdisciplinar e Sociologia. Publica artigos com os temas: Agroecologia; Arte e Cultura; Desenvolvimento Sustentável; Educação; Gênero e Diversidade; Organização, Gestão e Sociedade.

A submissão dos artigos podem ser na forma de fluxo contínuo ou dossiê temático.

Anúncios

CHAMADA DOSSIÊ TEMÁTICO DA REVISTA DIVERS@! 2025/2

2025-01-27

Tema: “Educação do Campo e Agroecologia: Reflexões e conexões entre ensino pesquisa e extensão no campo a partir dos pensadores brasileiros e os sujeitos coletivos do campo na construção do pensamento brasileiro e da práxis transformadora.”

 

Organizadores:

Prof. Drº Lourival de M. Fidelis – UFPR – lattes.cnpq.br/4043167673688973

Profa. Drª Ândrea F. Batista – UFPR – lattes.cnpq.br/2250576568736349

 

A Divers@! – Revista Eletrônica Interdisciplinar - convida pesquisadores(as) de diferentes áreas de conhecimento a colaborarem com artigos para o dossiê temático: “Educação do Campo e Agroecologia: Reflexões e conexões entre ensino pesquisa e extensão no campo a partir dos pensadores brasileiros e os sujeitos coletivos do campo na construção do pensamento brasileiro e da práxis transformadora.”, que será publicado na Edição v. 18, n. 2 (2025).

 

Objetivos

  • Receber, analisar e publicar artigos que apresentem e discutam questões relativas à Educação do Campo, a Agroecologia através dos autores brasileiros destas áreas das ciências que pensam a teoria a prática bem como, as suas relações com o ensino, com a pesquisa e a extensão.
  • Sistematizar produções científicas que apresentem debates, experiências, e formulações teóricas na relação entre Educação do Campo, Agroecologia e projeto societário, discutindo especialmente com pensadores e pensadoras brasileiras.

Linhas temáticas de aderência

  • Educação do Campo e sua relação com movimentos sociais camponeses, indígenas, quilombolas, caiçaras e demais comunidades tradicionais;
  • Agroecologia e suas conexões com a Educação do Campo;
  • Pensadoras/Pensadores brasileiros na Educação do Campo e na Agroecologia em diálogo com práticas transformadoras nos territórios.
  • Políticas públicas em Educação do Campo e Agroecologia: avanços e desafios;

Prazo para submissão: 15/05/2025

Diretrizes para autores: consultar na página

https://revistas.ufpr.br/diver/about/submissions#onlineSubmissions em “Normas Para Envio dos Manuscritos, e utilizar o Template para a escrita do artigo disponibilizado no item 5.

Endereço eletrônico para submissão [https://revistas.ufpr.br/diver]

 

 

Saiba mais sobre CHAMADA DOSSIÊ TEMÁTICO DA REVISTA DIVERS@! 2025/2

Edição Atual

v. 17 n. 2 (2024): DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE
					Visualizar v. 17 n. 2 (2024): DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE
Publicado: 2024-12-17

Edição completa

Dossiê

  • O GESTO E A PESCA PRÁTICAS DE ARTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM CRIANÇAS DA PRAIA E DO MAR

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97110
    Icaro Iago Santos de Almeida, Ana Elisa de Castro Freitas
    199 - 217
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O MÉTODO MONTESSORI PROMOVENDO A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO AMBIENTE NATURAL

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.96777
    Danielle Marafon, Vânia Lemos Matozo dos Santos
    218 - 235
  • FEIRAS DE CIÊNCIAS, AS TEMÁTICAS AMBIENTAIS E A INTERDISCIPLINARIDADE UM ESTADO DA ARTE EM TESES E DISSERTAÇÕES DE 2000 A 2023

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97078
    João Pedro Mardegan Ribeiro, Marcia Regina Balbino, Ana Carolina Biscalquini Talamoni
    236 - 252
  • EXPOVESPA UMA ABORDAGEM INTERDICIPLINAR ENTRE A ARTE E A CIÊNCIA

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97082
    Rosely Kumm, Marcos Vinicio Graminha, Ariel K. Moura, Viviana B. Corte, Celso O. Azevedo
    253 - 270
  • INVESTIGAÇÃO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA, CEARÁ

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97085
    Silvana Abreu de Morais, Josiany Costa de Souza, Francisco Robson Figueiredo da Costa, Lydia Dayanne Maia Pantoja, Francisca Robervânia Soares dos Santos
    271 - 289
  • INCLUSÃO SOCIAL E QUÍMICA DA LIMPEZA UMA EXPERIÊNCIA SOBRE OS IMPACTOS DA INTERDISCIPLINARIDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97089
    Carlos Henrique Teixeira Maciel, Maria Everane Freire, Leandro Torres Rodrigues
    290 - 307
  • AVALIAÇÃO DO USO DA TEMÁTICA BIODIESEL NO ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS DOS ENSINOS MÉDIO E FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97093
    Francisco Ivanildo Simão da Silva, Roberto Lima de Albuquerque, Alisson Andrade Almeida
    308 - 320
  • CONHECENDO OS DEUSES INDÍGENAS E SUAS RELAÇÕES COM A NATUREZA

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97098
    Márcia Fernandes de Farias, Erika Freitas Mota
    321 - 331
  • HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97109
    Maristel de Souza Lopes, Christiano Nogueira
    332 - 349
  • SESSÃO-PIPOCA COMO TÁTICA DE ENSINO NAS AULAS DE CIÊNCIAS

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97108
    Lidiane Gil Becker, Tatiani do Carmo Nardi, Giseli Dalla-Nora
    350 - 358
  • COMBINAÇÃO DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PREVENÇÃO DO CONSUMISMO

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.96552
    Juliana Berg, Michell Adalberto Szczpanik
    359 - 374
  • UM UM ESTUDO DE CASO SOBRE O MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL PROF. DIAS DA ROCHA INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE HISTÓRIA E BIOLOGIA, PRESERVAÇÃO E EDUCAÇÃO MUSEAL

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.96892
    Lucas Pereira de Oliveira, Shirliane Araujo Sousa, Jones Baroni Ferreira de Menezes, Emanuely Fernandes de Oliveira
    375 - 387
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA AULAS DE CAMPO E VIVEIRO EDUCADOR COMO ESTRATÉGIAS PARA O (RE)CONHECIMENTO DA FLORA DA CAATINGA

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.96939
    Francisco Flávio Rodrigues, Isabel Cristina Higino Santana, Andréa Pereira Silveira
    388 - 408
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS SURDOS UMA ANÁLISE DO ENSINO PARA FORMAR CIDADÃOS CONSCIENTES E CRÍTICOS

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97012
    Mariana Alonso Argôlo, Gildete da S. Amorim Mendes Francisco
    409 - 424
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO UMA ANÁLISE A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97036
    Luciano Luiz da Silva, Aline Hitomi Marcondes de Abreu
    425 - 439
  • NOS CAMINHOS DA MATA ATLÂNTICA TECENDO POSSIBILIDADES DE PENSAR A TEMÁTICA AMBIENTAL

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97038
    Ana Lucia Gomes de Souza, Camila Costa Gigante, Thays Marcely França do Nascimento Andrade
    440 - 454
  • PROJETO “NOSSA ÁGUA VAI PARA O MAR” UMA EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA ENTRE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE SÃO JOSÉ/SC

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97049
    Carlos Danilo de Oliveira Pires, Larissa Zancan Rodrigues, Beatriz Pereira, Cristina Covello, Luiz Cláudio dos Santos Ferreira, Moisés Ubiratã Schmitz Nunes
    455 - 472
  • AGROTÓXICOS PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESCOLAS DO CAMPO

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97057
    Pierre André De Souza, Adria Vasconcelos Cortez
    473 - 489
  • A CONTRIBUIÇÃO DO ENFOQUE CTSA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL REFLEXÕES E PERSPECTIVAS BASEADAS EM UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97070
    Nayana de Almeida Santiago Nepomuceno, Ana Karine Portela Vasconcelos, Betina da Silva Lopes, Osvaldo Francisco de Carvalho Choé
    490 - 503
  • O USO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97072
    Glaucilene Rodrigues dos Santos Silva Oliveira, Beatriz Brandão dos Santos, Márcia de Melo Dórea, Artur Antônio Melo de Lira Brandt
    504 - 518
  • MEDIAÇÃO DE TEMAS CONTROVERSOS PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97060
    Maria Erika Conceição dos Santos, Tatiana Santos Andrade, Marlene Rios Melo
    519 - 535
  • A RELAÇÃO ETNOZOOLÓGICA ENTRE A COMUNIDADE RURAL E OS MAMÍFEROS DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA SERRA DAS ARARAS, MATO GROSSO

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97112
    Sergio Gomes Silva, Francimeire Fernandes Ferreira, Michele Morais, Manoel dos santos Filho
    536 - 549
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL PODE SER NÃO FORMAL? UM CASO NA MARGEM DO RIO PARAUAPEBAS (PARÁ-BRASIL)

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97104
    Ellen Kênia Ferreira Saraiva, Rayane Barbosa Soares, Acácio de Andrade Pacheco, Josilene Ferreira Mendes, Pedro Paulo dos Santos
    550 - 565
  • AÇÕES DE DESCARTE E SEPARAÇÃO DO LIXO DOMICILIAR UTILIZADAS POR MORADORES DO MUNICÍPIO DE FRONTEIRAS, PI.

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.96997
    Hilara Milene de Sousa, Janete de Souza Bezerra, Victor Hugo de Oliveira Henrique, Adeilan Rocha Oliveira, Jean Santiago Mafra, Hugo Luiz Oliveira da Silva
    566 - 579
  • RACISMO AMBIENTAL APONTAMENTOS SOBRE DESIGUALDADES E DIREITOS NEGADOS

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97047
    Larissa Ribeiro Marinho, Paulo Henrique Marques de Queiroz Guedes
    580 - 600
  • CAPTURANDO CONEXÕES FOTOGRAFIA E REFLEXÃO SOBRE RELAÇÕES ECOLÓGICAS E HUMANAS NO IFRJ – CAMPUS PINHEIRAL

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97073
    Leandra Louyze de Souza Pereira, Lucas Peres Guimarães
    601 - 611
  • O DISCURSO DESINFORMATIVO SOBRE A FLORESTA AMAZÔNICA UM OLHAR A PARTIR DO SITE FAKEBOOK.ECO

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97099
    Jakeline Modesta Almeida Fachin, Thiago Cury Luiz, Mayara Oliveira de Campos, Michèle Sato
    612 - 627
  • CONSERVAÇÃO E EDUCAÇÃO DEMOCRATIZANDO O ACESSO À HISTÓRIA E À RIQUEZA BIOLÓGICA DO PARQUE ESTADUAL DE DOIS IRMÃOS

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97097
    Beatriz Elis de Souza Carlos, Júlia Carmo de Lima, João Matheus Ferreira de Souza, Marina Falcão Rodrigues
    628 - 640
  • O PAPEL DAS ONGS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97069
    Thaís Mendes Rocha, Tatiane Ferreira Borges
    641 - 661
Ver Todas as Edições