v. 17 n. 2 (2024): DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE

					Visualizar v. 17 n. 2 (2024): DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE
Publicado: 2024-12-17

Edição completa

Dossiê

  • O GESTO E A PESCA PRÁTICAS DE ARTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM CRIANÇAS DA PRAIA E DO MAR

    Icaro Iago Santos de Almeida, Ana Elisa de Castro Freitas
    199 - 217
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97110
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O MÉTODO MONTESSORI PROMOVENDO A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO AMBIENTE NATURAL

    Danielle Marafon, Vânia Lemos Matozo dos Santos
    218 - 235
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.96777
  • FEIRAS DE CIÊNCIAS, AS TEMÁTICAS AMBIENTAIS E A INTERDISCIPLINARIDADE UM ESTADO DA ARTE EM TESES E DISSERTAÇÕES DE 2000 A 2023

    João Pedro Mardegan Ribeiro, Marcia Regina Balbino, Ana Carolina Biscalquini Talamoni
    236 - 252
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97078
  • EXPOVESPA UMA ABORDAGEM INTERDICIPLINAR ENTRE A ARTE E A CIÊNCIA

    Rosely Kumm, Marcos Vinicio Graminha, Ariel K. Moura, Viviana B. Corte, Celso O. Azevedo
    253 - 270
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97082
  • INVESTIGAÇÃO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA, CEARÁ

    Silvana Abreu de Morais, Josiany Costa de Souza, Francisco Robson Figueiredo da Costa, Lydia Dayanne Maia Pantoja, Francisca Robervânia Soares dos Santos
    271 - 289
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97085
  • INCLUSÃO SOCIAL E QUÍMICA DA LIMPEZA UMA EXPERIÊNCIA SOBRE OS IMPACTOS DA INTERDISCIPLINARIDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

    Carlos Henrique Teixeira Maciel, Maria Everane Freire, Leandro Torres Rodrigues
    290 - 307
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97089
  • AVALIAÇÃO DO USO DA TEMÁTICA BIODIESEL NO ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS DOS ENSINOS MÉDIO E FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

    Francisco Ivanildo Simão da Silva, Roberto Lima de Albuquerque, Alisson Andrade Almeida
    308 - 320
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97093
  • CONHECENDO OS DEUSES INDÍGENAS E SUAS RELAÇÕES COM A NATUREZA

    Márcia Fernandes de Farias, Erika Freitas Mota
    321 - 331
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97098
  • HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS

    Maristel de Souza Lopes, Christiano Nogueira
    332 - 349
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97109
  • SESSÃO-PIPOCA COMO TÁTICA DE ENSINO NAS AULAS DE CIÊNCIAS

    Lidiane Gil Becker, Tatiani do Carmo Nardi, Giseli Dalla-Nora
    350 - 358
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97108
  • COMBINAÇÃO DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PREVENÇÃO DO CONSUMISMO

    Juliana Berg, Michell Adalberto Szczpanik
    359 - 374
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.96552
  • UM UM ESTUDO DE CASO SOBRE O MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL PROF. DIAS DA ROCHA INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE HISTÓRIA E BIOLOGIA, PRESERVAÇÃO E EDUCAÇÃO MUSEAL

    Lucas Pereira de Oliveira, Shirliane Araujo Sousa, Jones Baroni Ferreira de Menezes, Emanuely Fernandes de Oliveira
    375 - 387
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.96892
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA AULAS DE CAMPO E VIVEIRO EDUCADOR COMO ESTRATÉGIAS PARA O (RE)CONHECIMENTO DA FLORA DA CAATINGA

    Francisco Flávio Rodrigues, Isabel Cristina Higino Santana, Andréa Pereira Silveira
    388 - 408
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.96939
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS SURDOS UMA ANÁLISE DO ENSINO PARA FORMAR CIDADÃOS CONSCIENTES E CRÍTICOS

    Mariana Alonso Argôlo, Gildete da S. Amorim Mendes Francisco
    409 - 424
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97012
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO UMA ANÁLISE A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

    Luciano Luiz da Silva, Aline Hitomi Marcondes de Abreu
    425 - 439
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97036
  • NOS CAMINHOS DA MATA ATLÂNTICA TECENDO POSSIBILIDADES DE PENSAR A TEMÁTICA AMBIENTAL

    Ana Lucia Gomes de Souza, Camila Costa Gigante, Thays Marcely França do Nascimento Andrade
    440 - 454
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97038
  • PROJETO “NOSSA ÁGUA VAI PARA O MAR” UMA EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA ENTRE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE SÃO JOSÉ/SC

    Carlos Danilo de Oliveira Pires, Larissa Zancan Rodrigues, Beatriz Pereira, Cristina Covello, Luiz Cláudio dos Santos Ferreira, Moisés Ubiratã Schmitz Nunes
    455 - 472
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97049
  • AGROTÓXICOS PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESCOLAS DO CAMPO

    Pierre André De Souza, Adria Vasconcelos Cortez
    473 - 489
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97057
  • A CONTRIBUIÇÃO DO ENFOQUE CTSA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL REFLEXÕES E PERSPECTIVAS BASEADAS EM UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

    Nayana de Almeida Santiago Nepomuceno, Ana Karine Portela Vasconcelos, Betina da Silva Lopes, Osvaldo Francisco de Carvalho Choé
    490 - 503
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97070
  • O USO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Glaucilene Rodrigues dos Santos Silva Oliveira, Beatriz Brandão dos Santos, Márcia de Melo Dórea, Artur Antônio Melo de Lira Brandt
    504 - 518
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97072
  • MEDIAÇÃO DE TEMAS CONTROVERSOS PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS

    Maria Erika Conceição dos Santos, Tatiana Santos Andrade, Marlene Rios Melo
    519 - 535
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97060
  • A RELAÇÃO ETNOZOOLÓGICA ENTRE A COMUNIDADE RURAL E OS MAMÍFEROS DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA SERRA DAS ARARAS, MATO GROSSO

    Sergio Gomes Silva, Francimeire Fernandes Ferreira, Michele Morais, Manoel dos santos Filho
    536 - 549
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97112
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL PODE SER NÃO FORMAL? UM CASO NA MARGEM DO RIO PARAUAPEBAS (PARÁ-BRASIL)

    Ellen Kênia Ferreira Saraiva, Rayane Barbosa Soares, Acácio de Andrade Pacheco, Josilene Ferreira Mendes, Pedro Paulo dos Santos
    550 - 565
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97104
  • AÇÕES DE DESCARTE E SEPARAÇÃO DO LIXO DOMICILIAR UTILIZADAS POR MORADORES DO MUNICÍPIO DE FRONTEIRAS, PI.

    Hilara Milene de Sousa, Janete de Souza Bezerra, Victor Hugo de Oliveira Henrique, Adeilan Rocha Oliveira, Jean Santiago Mafra, Hugo Luiz Oliveira da Silva
    566 - 579
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.96997
  • RACISMO AMBIENTAL APONTAMENTOS SOBRE DESIGUALDADES E DIREITOS NEGADOS

    Larissa Ribeiro Marinho, Paulo Henrique Marques de Queiroz Guedes
    580 - 600
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97047
  • CAPTURANDO CONEXÕES FOTOGRAFIA E REFLEXÃO SOBRE RELAÇÕES ECOLÓGICAS E HUMANAS NO IFRJ – CAMPUS PINHEIRAL

    Leandra Louyze de Souza Pereira, Lucas Peres Guimarães
    601 - 611
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97073
  • O DISCURSO DESINFORMATIVO SOBRE A FLORESTA AMAZÔNICA UM OLHAR A PARTIR DO SITE FAKEBOOK.ECO

    Jakeline Modesta Almeida Fachin, Thiago Cury Luiz, Mayara Oliveira de Campos, Michèle Sato
    612 - 627
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97099
  • CONSERVAÇÃO E EDUCAÇÃO DEMOCRATIZANDO O ACESSO À HISTÓRIA E À RIQUEZA BIOLÓGICA DO PARQUE ESTADUAL DE DOIS IRMÃOS

    Beatriz Elis de Souza Carlos, Júlia Carmo de Lima, João Matheus Ferreira de Souza, Marina Falcão Rodrigues
    628 - 640
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97097
  • O PAPEL DAS ONGS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

    Thaís Mendes Rocha, Tatiane Ferreira Borges
    641 - 661
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97069