FEIRAS DE CIÊNCIAS, AS TEMÁTICAS AMBIENTAIS E A INTERDISCIPLINARIDADE

UM ESTADO DA ARTE EM TESES E DISSERTAÇÕES DE 2000 A 2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97078

Palavras-chave:

scientific events, environmental issues, science clubs.

Resumo

Neste trabalho, são discutidos resultados de uma pesquisa do tipo Estado da Arte, em teses e dissertações, que dialogaram sobre as Feiras de Ciências, as temáticas ambientais Neste trabalho, são discutidos resultados de uma pesquisa do tipo Estado da Arte, em teses e dissertações, que dialogaram sobre as Feiras de Ciências, as temáticas ambientais e a interdisciplinaridade. O recorte temporal foi dado do ano 2000, quando se identificou pela primeira vez, um trabalho acadêmico que dialogou sobre os três parâmetros no Brasil, até o ano de 2023, último ano finalizado, até o momento da realização desta pesquisa. As buscas foram feitas em dois bancos de dados, sendo estes o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), e foram encontrados 21 trabalhos. Para analisar as principais tendências, verificou-se os anos em que as pesquisas foram defendidas, as instituições e localizações regionais dos centros de pesquisa em que os trabalhos de pós-graduação foram defendidos, nível acadêmico (dissertações e teses) e o foco temático dos trabalhos. A partir dos dados encontrados, foi possível levantar um panorama geral sobre como a interdisciplinaridade e as temáticas ambientais têm sido abordadas nas feiras de ciências, e, de um modo geral, mesmo essas últimas se constituindo em espaço rico para o desenvolvimento das temáticas ambientais e a interdisciplinaridade, poucas pesquisas têm estabelecido esse diálogo sobre o assunto.

Biografia do Autor

João Pedro Mardegan Ribeiro, Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru), São Carlos, São Paulo

Licenciado em Física, Química e Matemática pela USP, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, Doutorando em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru), Professor na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Marcia Regina Balbino, Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru), Charqueada, São Paulo

Graduada em Pedagogia e em Ciências, Mestra em Ensino de Ciências Ambientais, Doutorando em Educação para a Ciência pela UNESP-Bauru. Supervisora de Ensino pelo município de Charqueada

Ana Carolina Biscalquini Talamoni, Universidade Estadual Paulista, UNESP-São Vicente, São Paulo

Psicóloga e Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação para a Ciência, Pós-doutora em Ensino de Ciências, Professora da UNESP-São Vicente

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Ribeiro, J. P. M., Balbino, M. R., & Talamoni, A. C. B. (2024). FEIRAS DE CIÊNCIAS, AS TEMÁTICAS AMBIENTAIS E A INTERDISCIPLINARIDADE: UM ESTADO DA ARTE EM TESES E DISSERTAÇÕES DE 2000 A 2023. Divers@!, 17(2), 236–252. https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97078