FEIRAS DE CIÊNCIAS, AS TEMÁTICAS AMBIENTAIS E A INTERDISCIPLINARIDADE
UM ESTADO DA ARTE EM TESES E DISSERTAÇÕES DE 2000 A 2023
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97078Palavras-chave:
scientific events, environmental issues, science clubs.Resumo
Neste trabalho, são discutidos resultados de uma pesquisa do tipo Estado da Arte, em teses e dissertações, que dialogaram sobre as Feiras de Ciências, as temáticas ambientais Neste trabalho, são discutidos resultados de uma pesquisa do tipo Estado da Arte, em teses e dissertações, que dialogaram sobre as Feiras de Ciências, as temáticas ambientais e a interdisciplinaridade. O recorte temporal foi dado do ano 2000, quando se identificou pela primeira vez, um trabalho acadêmico que dialogou sobre os três parâmetros no Brasil, até o ano de 2023, último ano finalizado, até o momento da realização desta pesquisa. As buscas foram feitas em dois bancos de dados, sendo estes o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), e foram encontrados 21 trabalhos. Para analisar as principais tendências, verificou-se os anos em que as pesquisas foram defendidas, as instituições e localizações regionais dos centros de pesquisa em que os trabalhos de pós-graduação foram defendidos, nível acadêmico (dissertações e teses) e o foco temático dos trabalhos. A partir dos dados encontrados, foi possível levantar um panorama geral sobre como a interdisciplinaridade e as temáticas ambientais têm sido abordadas nas feiras de ciências, e, de um modo geral, mesmo essas últimas se constituindo em espaço rico para o desenvolvimento das temáticas ambientais e a interdisciplinaridade, poucas pesquisas têm estabelecido esse diálogo sobre o assunto.
Referências
ARAÚJO, C. W. C. A pedagogia da pergunta, o ensino de ciências baseado em investigação e suas contribuições para a educação científica em Pernambuco. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
BARBOSA, T. A. P. História e Filosofia das Ciências associadas à experimentação no Ensino de Ciências: perspectivas e tendências de pesquisas no Brasil de 1972 a 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.
BARCELOS, N. N. S.; JACOBUCCI, G. B.; JACOBUCCI, D. F. C. Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto feira de ciências “vida em sociedade” se concretiza. Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 215-233, 2010.
CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; PESSOA DE CARVALHO, A. M.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortes, 2005.
CASTRO, A. L. A TEMÁTICA AMBIENTAL EM DESTAQUE. Educamazônia-Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. 20, n. 1, p. 6-7, Jan-Jun, 2018.
FARIAS, L. N. Feiras de Ciências como oportunidades de (re)construção do conhecimento pela pesquisa. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemáticas) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2006.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação e Sociedade, Campinas, v.23, n.79, p.257-272, ago. 2002.
FREITAS, A. V.; PIRES, C. M. C. Estado da Arte em educação matemática na EJA: percursos de uma investigação. Ciência & Educação (Bauru), v. 21, p. 637-654, 2015.
GASPAR, A. Cinquenta anos de ensino de física: muitos equívocos, alguns acertos e a necessidade do resgate do papel do professor. In: Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, v. 11, 1997, Natal. Anais [...]. Natal, 1997.
GONÇALVES, T. V. O. Ensino de Ciências e Matemática e formação de professores: marcas da diferença. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Campinas, 2000.
HARTMANN, Â. M.; ZIMMERMANN, E. Feira de Ciências: a interdisciplinaridade e a contextualização em produções de estudantes do ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v.7, 2009. Florianópolis. Anais [...] Florianópolis: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009.
HISI, A.; PAIÃO, C. O despertar de talentos em ciência e tecnologia. ComCiência, Campinas, n. 124, dez., 2010.
LAVAQUI, V.; BATISTA, I. L. Interdisciplinaridade em ensino de ciências e de matemática no ensino médio. Ciência & Educação (Bauru), v. 13, p. 399-420, 2007.
LIMA, M. E. C. Feiras de ciências: o prazer de produzir e comunicar. In: PAVÃO, A. C.; FREITAS, D. Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos: EduFSCar, 2008.
LIMA, M. L. O. Feira de Ciências: interdisciplinaridade no ensino de biologia para o ensino médio. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
MACHADO, M. M. M. A informática no ensino da Biologia do Meio Ambiente. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção, Florianópolis, 2002.
MAGALHÃES, D.; GALVÃO, L. A.; BUSS, P.; MOREIRA, M. Cúpula Climática COP28: urgência para ação global com foco na equidade–considerações sobre saúde e papel do Brasil. 2023.
MAGALHÃES, D. C.; MASSARANI, L.; NORBERTO ROCHA, J. 50 anos da I Feira Nacional de Ciências (1969) no Brasil. Revista Interfaces Científicas – Humanas e Sociais, v. 8, n. 2, p. 185-202, 2019.
MANCUSO, R. A Evolução do Programa de Feiras de Ciências do Rio Grande do Sul: Avaliação Tradicional X Avaliação Participativa. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, 1993.
MANCUSO, R. Contexto Educativo. Revista Digital de Educación y Nuevas Tecnologías, n. 6, 2000.
NARCIZO, K. R. S. Uma análise sobre a importância de trabalhar educação ambiental nas escolas. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 22, 2009.
NASCIMENTO, P. T. B.; MENDES, T. G. L.; BEZERRA, J. M. Educação Ambiental e projetos interdisciplinares: um olhar sob os anos finais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Meio Ambiente, v. 2, n. 1, 2018.
OAIGEN, E. R.; SANTOS, P. N.; MORAIS, R. B. Avaliação das atividades informais diante da iniciação à educação científica no ensino básico no Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Roraima: uma análise do valor formativo das Feiras de Ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 3., 2001, Atibaia. Anais [...].Atibaia, 2001.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo Estado da Arte em educação. Revista diálogo educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.
SCAGLIONI, C. G.; PEREIRA, B. A. I.; RODRIGUES, T. M.; LEITE FILHO, I.; DORNELES, P. F. T. Estudo de teses e dissertações nacionais sobre feiras de Ciências: mapeamento dos elementos que envolvem uma feira de ciências e suas interligações. Revista Educar Mais, v. 4, n. 3, p. 738–755, 2020.
SCHMITZ, V.; TOMIO, D. O clube de ciências como prática educativa na escola: uma revisão sistemática acerca de sua identidade educadora. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 3, p. 305-324, 2019.
SILVA, C. B. C. Feiras de Ciências como caminho para a formação de estudantes e professores: desafios, potencialidades e tendências nos documentos e na voz de professores orientadores. Tese (Doutorado em Ensino de Física) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Porto Alegre, 2023.
SILVA, N. O.; ALMEIDA, C. G.; LIMA, D. R. S. Feira de Ciências: uma estratégia para promover a interdisciplinaridade. Revista Destaques Acadêmicos, v. 10, n. 3, 2018.
TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. Investigando a pesquisa educacional. Um estudo enfocando dissertações e teses sobre o ensino de Biologia no Brasil. Investigações no Ensino de Ciências, v.11, n.2, p.261 - 268, 2006.
TERZIAN, S.; SHAPIRO, L. Corporate science education: Westinghouse and the value of science in mid-twentieth century America. Public Understanding of Science, v. 24, n. 2, p.147-146, 2013.
TERZIAN, S. Science Education and Citizenship: Fairs, Clubs, and Talent Searches for American Youth. Palgrave Macmillan, New York, USA, 2013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Divers@!
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais (copyright)
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.