Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Foi utilizado o Template para a escrita do artigo.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O artigo não está em processo avaliativo em outra revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Foi incluido o Orcid, vínculos intitucional e e-mail de todas as pessoas no cadastro dos autores.
  • Declaro que as informações acima são de minha inteira responsabilidade.
  • Afirmo, como responsável pela submissão, que:

    a) todos os pesquisadores incluídos como autores estão plenamente cientes da realização deste procedimento e concordam com o conteúdo do manuscrito;
    b) todos os autores declaram explicitamente a não existência de conflito de interesses (verificar campo de metadados);
    c) a sequência/ordem de nomes de autores - que consta dos metadados e do material publicado - foi discutida e acordada entre os participantes da investigação. A Divers@! *não* realiza inclusão e ajustes na ordem de autores após a leitura de provas.
  • Declaro ciência que a submissão será arquivada, cancelando-se o processo de avaliação, caso:

    a) os itens anteriores não sejam contemplados;
    b) apresente preenchimento incompleto e/ou incorreto dos campos de metadados (incluindo os necessários no idioma inglês);
    c) se verificar que houve desrespeito às Diretrizes apresentadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sobre Ética e Integridade na Prática Científica. Leia o documento.
    d) um dos autores do manuscrito já tem um outro manuscrito em avaliação pela revista.
  • Confirmo estar ciente do que segue:

    Devido a configurações de plataformas de email, as comunicações da Revista com os autores podem ser identificadas como spam. Cabe aos autores a verificação dos filtros de spam e/ou a verificação direta do andamento da submissão no Sistema OJS da Revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA ENVIO DOS MANUSCRITOS

1. A submissão deve conter, no máximo cinco pessoas como autoras, sendo recomendável ao menos uma das pessoas com vínculo em Programa de Pós-Graduação.

2. Por política editorial, não aceitamos a publicação de mais de um artigo do mesmo autor (principal ou coautor) no período relativo a dois anos (24 meses, a partir da data da última publicação). Caso o autor envie mais de um artigo, consideraremos apenas o primeiro artigo enviado. No caso das edições especiais pode haver exceções.

3. Para submeter um trabalho a Divers@!, deverá fazê-lo por intermédio do Biblioteca Digital de Periódicos da UFPR. Caso ainda não esteja cadastrado, precisará criar login e senha de usuário. Acesse a página da Revista (https://revistas.ufpr.br/diver/index) e clique em “acesso”, na barra de menu superior. Uma nova página será aberta, na qual está localizado um link para cadastrar-se. Preencha os campos conforme solicitado e clique em “cadastrar”. Em seguida, receberá um e-mail com uma senha de acesso (que poderá ser alterada). Para o envio do artigo, ingresse como autor e obterá todas as informações necessárias.

4. Os trabalhos não devem ser identificados: nome do autor, titulação, filiação institucional e endereço são inseridos diretamente no sistema.

5. Formato e extensão: os textos devem ser redigidos em língua portuguesa e apresentados em “doc”, “docx”, “odt” ou formato compatível; os manuscritos deverão ter no mínimo 10 páginas e no máximo 20 páginas (formato A4, com margens superior 3 cm, inferior 3 cm, direita 2,5 cm, esquerda 2,5 cm; espaçamento entre linhas 1,5; fonte Times New Roman 12; alinhamento justificado; páginas devem ser numeradas consecutivamente. Estas dimensões incluem ilustrações, tabelas e referências bibliográficas completas). Para as citações, notas de rodapé e referências devem ser seguidas as especificações técnicas da ABNT (NBR-10520, NBR-14724, NBR-6023), respectivamente. As citações diretas com mais de três (linhas) ao longo do texto e as notas de rodapé deve ser utilizada a fonte 10. Utilize o Template para a escrita do artigo. <<Clique aqui para baixar o Template>>

6. Resumo e palavras-chave: Na página inicial, os artigos também devem apresentar um resumo com, no máximo, 250 palavras, acompanhado de sua versão em inglês (Abstract) e de três a seis palavras-chave, com tradução para o inglês (Keywords). As palavras-chave não devem conter termos utilizados no título do artigo. Abaixo do título original, apresentar sua versão em inglês. Cabe ao autor a correta tradução. 

7. Caso o trabalho tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deve ser mencionada em nota de rodapé inicial, identificada por asterisco (*).

8. Podem ser submetidas contribuições originais no formato de artigos de pesquisa e artigos de revisão relacionados às temáticas da Revista Divers@!; 

9. O envio do texto indica que o(s) autor(es) expressa(m) acordo e aceitação em relação as normas e implica na autorização para publicação; 

10. Caso o(s) autor(es) queira(m) publicar novamente o(s) texto(s) em outro periódico, solicita-se que seja mencionado que a primeira publicação aconteceu na Revista Divers@!; 

11. Os trabalhos representam o ponto de vista do(s) próprio(s) autor(es), explicitamente identificado(s) junto ao texto e não a posição oficial da Equipe Editorial da Revista Divers@!;

12. O recebimento dos textos não implica a obrigatoriedade de publicação. Os textos recebidos serão avaliados de acordo com as diretrizes da revista; 

13. Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista;

14. A Equipe Editorial compromete-se a dar uma resposta aos autores quanto à aceitação ou não dos artigos, por meio do sistema eletrônico. Em caso de aprovação poderão ser sugeridas modificações; em caso de recusa não serão comunicadas as razões;

15. Caso seja necessário os textos serão encaminhados ao(s) autor(es) para revisão, sendo esta de inteira responsabilidade do(s) autor(es); 

16. Não serão aceitos para publicação textos que contenham termos ou ideias preconceituosas ou que exprimam pontos de vista incompatíveis com a filosofia de trabalho da Revista Divers@!.

 

Política de Ética:

A Revista Divers@! declara seu compromisso com as práticas que prezam pela ética e integridade da pesquisa e espera o mesmo de todos os envolvidos no processo editorial: editores, avaliadores e autores.

A Revista Divers@! adota como política a validação de resultados que possibilitem a devolutiva para a sociedade não inferindo diretamente às questões que visam pelo processo vinculado ao Comitê de Ética em Pesquisa que envolvem seres humanos, no entanto, os resultados de pesquisas desta natureza implica a validação pelo referido comitê. Os resultados de entrevistas e questionários devem respeitar o anonimato. No que tange à explicitação no artigo de transcrições de entrevistas e publicação de fotos, a Equipe Editorial da  Revista informa que são de total responsabilidade dos autores.

 

Compromissos da Equipe Editorial

Confidencialidade – a equipe editorial se compromete em manter a confidencialidade de quaisquer informações relacionadas aos manuscritos submetidos à revista durante todo o processo editorial. Também deve ser mantido o anonimato dos autores.

Imparcialidade – os editores chefe e associados são os responsáveis pela avaliação dos manuscritos em desk review e também pela decisão sobre quais manuscritos devem ser publicados pela revista. Portanto, têm o compromisso de avaliarem e decidirem pela publicação ou não, a partir do que está previsto nas Política Editorial da revista, de forma imparcial. O Conselho Editorial pode ser consultado para auxiliar nas decisões que forem necessárias.

Os editores também devem ser imparciais na resolução de conflitos resultantes de denúncias sobre má conduta (Ex.: plágio, mau uso dos dados, atribuição de autoria indevida) no desenvolvimento da pesquisa de um manuscrito submetido ao periódico, tomando como base e fluxograma proposto pela COPE's Core Practices para a resolução do conflito.

Transparência - deve ser observada pela equipe editorial na elaboração, cumprimento das políticas da revista e condução de processos de verificação de denúncias sobre má conduta no desenvolvimento da pesquisa de um manuscrito submetido ao periódico.

Conflito de Interesse – a equipe editorial deve informar ao editor qualquer tipo de conflito de interesse potencial ou existente antes do aceite da avaliação ou durante o processo de avaliação. Se o conflito de interesse estiver relacionado ao editor chefe, este deve recusar a avaliação e repassar a atividade para os editores associados ou a um dos membros do Conselho Editorial.

 

Compromissos dos Avaliadores

Confidencialidade – baseia-se no compromisso de manter a confidencialidade de quaisquer informações relacionadas aos manuscritos atribuídos para a sua avaliação e parecer.

Imparcialidade – a avaliação do manuscrito deve levar em conta o mérito da pesquisa e a Política Editorial do periódico. A avaliação e decisão não devem ser influenciadas de forma positiva ou negativa por motivações profissionais, pessoais e/ou financeiras.

Transparência - se for identificado qualquer indício de má conduta (Ex.: plágio, mau uso dos métodos, fabricação e/ou falsificação de dados) na pesquisa que está sendo avaliada, cabe ao parecerista informar ao editor imediatamente. O avaliador também é o responsável por informar o editor quando não se sentir qualificado para avaliar um manuscrito por incompatibilidade temática.

Objetividade e Completeza – refere-se ao compromisso de apresentar pareceres objetivos e suficientemente justificados, de forma a subsidiar a decisão final do editor.

Pontualidade – o avaliador deve notificar imediatamente o editor em caso de impossibilidade para avaliar o manuscrito. E, ao aceitar a tarefa de emitir parecer sobre um manuscrito, é de responsabilidade do avaliador cumprir com os prazos estabelecidos pela revista.

Conflito de Interesse – o avaliador é responsável por informar ao editor qualquer tipo de conflito de interesse potencial ou existente antes do aceite da avaliação ou durante o processo de avaliação.

 

Compromissos dos Autores

Diretrizes para Autores – compreende o compromisso com a observância das normas gerais apresentadas nas Diretrizes para Autores, tendo em vista que, dessa forma, muitas questões relacionadas à má conduta na pesquisa são minimizadas.

Autoria – reconhecer como autores todos os contribuíram direta e significativamente para a concepção da pesquisa apresentada no manuscrito, que participaram da escrita e revisão crítica do manuscrito e assumem a responsabilidade pelas informações apresentadas.

Fontes de Informação - a observância da ética com relação às fontes de informação é fundamental para a garantia da integridade da pesquisa. Os autores são responsáveis por citar todas as fontes utilizadas na sua pesquisa de forma adequada, conforme as Diretrizes para Autores.

O autor deve certificar-se das apropriadas citações e identificação das fontes no uso de materiais de terceiros;

A Revista Divers@! compreende o plágio como "[...] essencialmente uma questão ética que consiste no ato de tomar para si, de qualquer forma ou meio, uma obra intelectual de outra pessoa, apresentando-a como de sua autoria. [...] É a apropriação indevida de um texto, de uma música, de uma pintura ou de qualquer outra obra intelectual, nos quais o usurpador assume a autoria, omitindo deliberadamente os créditos para o autor original" (WACHOWSKI; COSTA, 2016, p.110)

Toda e qualquer suspeita de plágio ou outra má condura relacionada aos manuscritos submetidos à Divers@! será investigada seguindo o fluxograma proposto pela COPE's Core Practices.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados na Revista Divers@!, serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros, sem que haja a explicita concordância dos autores e coautores dos trabalhos.

Consulte nossos documentos e políticas institucionais para mais informações em: https://ufpr.br/lgpd/documentos/