Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Foi utilizado o Template para a escrita do artigo.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Foi incluido o Orcid, vínculos intitucional e e-mail de todas as pessoas no cadastro dos autores.
  • Declaro que as informações acima são de minha inteira responsabilidade.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA ENVIO DOS MANUSCRITOS

1. A submissão deve conter, no máximo cinco pessoas como autoras, sendo recomendável ao menos uma das pessoas com vínculo em Programa de Pós-Graduação.

2. Por política editorial, não aceitamos a publicação de mais de um artigo do mesmo autor (principal ou coautor) no período relativo a dois anos (24 meses, a partir da data da última publicação). Caso o autor envie mais de um artigo, consideraremos apenas o primeiro artigo enviado. No caso das edições especiais pode haver exceções.

3. Para submeter um trabalho a Divers@!, deverá fazê-lo por intermédio do Biblioteca Digital de Periódicos da UFPR. Caso ainda não esteja cadastrado, precisará criar login e senha de usuário. Acesse a página da Revista (https://revistas.ufpr.br/diver/index) e clique em “acesso”, na barra de menu superior. Uma nova página será aberta, na qual está localizado um link para cadastrar-se. Preencha os campos conforme solicitado e clique em “cadastrar”. Em seguida, receberá um e-mail com uma senha de acesso (que poderá ser alterada). Para o envio do artigo, ingresse como autor e obterá todas as informações necessárias.

4. Os trabalhos não devem ser identificados: nome do autor, titulação, filiação institucional e endereço são inseridos diretamente no sistema.

5. Formato e extensão: os textos devem ser redigidos em língua portuguesa e apresentados em “doc”, “docx”, “odt” ou formato compatível; os manuscritos deverão ter no mínimo 10 páginas e no máximo 20 páginas (formato A4, com margens superior 3 cm, inferior 3 cm, direita 2,5 cm, esquerda 2,5 cm; espaçamento entre linhas 1,5; fonte Times New Roman 12; alinhamento justificado; páginas devem ser numeradas consecutivamente. Estas dimensões incluem ilustrações, tabelas e referências bibliográficas completas). Para as citações, notas de rodapé e referências devem ser seguidas as especificações técnicas da ABNT (NBR-10520, NBR-14724, NBR-6023), respectivamente. As citações diretas com mais de três (linhas) ao longo do texto e as notas de rodapé deve ser utilizada a fonte 10. Utilize o Template para a escrita do artigo. <<Clique aqui para baixar o Template>>

6. Resumo e palavras-chave: Na página inicial, os artigos também devem apresentar um resumo com, no máximo, 250 palavras, acompanhado de sua versão em inglês (Abstract) e de três a seis palavras-chave, com tradução para o inglês (Keywords). As palavras-chave não devem conter termos utilizados no título do artigo. Abaixo do título original, apresentar sua versão em inglês. Cabe ao autor a correta tradução. 

7. Caso o trabalho tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deve ser mencionada em nota de rodapé inicial, identificada por asterisco (*).

8. Podem ser submetidas contribuições originais no formato de artigos de pesquisa e artigos de revisão relacionados às temáticas da Revista Divers@!; 

9. O envio do texto indica que o(s) autor(es) expressa(m) acordo e aceitação em relação as normas e implica na autorização para publicação; 

10. Caso o(s) autor(es) queira(m) publicar novamente o(s) texto(s) em outro periódico, solicita-se que seja mencionado que a primeira publicação aconteceu na Revista Divers@!; 

11. Os trabalhos representam o ponto de vista do(s) próprio(s) autor(es), explicitamente identificado(s) junto ao texto e não a posição oficial da Equipe Editorial da Revista Divers@!;

12. O recebimento dos textos não implica a obrigatoriedade de publicação. Os textos recebidos serão avaliados de acordo com as diretrizes da revista; 

13. Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista;

14. A Equipe Editorial compromete-se a dar uma resposta aos autores quanto à aceitação ou não dos artigos, por meio do sistema eletrônico. Em caso de aprovação poderão ser sugeridas modificações; em caso de recusa não serão comunicadas as razões;

15. Caso seja necessário os textos serão encaminhados ao(s) autor(es) para revisão, sendo esta de inteira responsabilidade do(s) autor(es); 

16. Não serão aceitos para publicação textos que contenham termos ou ideias preconceituosas ou que exprimam pontos de vista incompatíveis com a filosofia de trabalho da Revista Divers@!.

 

Política de Ética:

A Revista Divers@! adota como política a validação de resultados que possibilitem a devolutiva para a sociedade não inferindo diretamente às questões que visam pelo processo vinculado ao Comitê de Ética em Pesquisa que envolvem seres humanos, no entanto, os resultados de pesquisas desta natureza implica a validação pelo referido comitê. Os resultados de entrevistas e questionários devem respeitar o anonimato. No que tange à explicitação no artigo de transcrições de entrevistas e publicação de fotos, a Equipe Editorial da  Revista informa que são de total responsabilidade dos autores.

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Política de Privacidade

Como a apreciação dos textos considera o sigilo quanto à identidade dos autores, nome do autor, titulação, filiação institucional e endereço são inseridos diretamente no sistema. É responsabilidade dos autores verificar se não existem elementos capazes de identificá-los no corpo do texto. Deverá aparecer o título, acompanhado de sua tradução para o inglês, em letras maiúsculas, negrito, com alinhamento centralizado. Na primeira página do manuscrito deverá constar apenas: o resumo e abstract com até 250 palavras, de três a seis palavras-chave e keywords, todos justificados, letra 10 e em espaçamento simples.