INCLUSÃO SOCIAL E QUÍMICA DA LIMPEZA

UMA EXPERIÊNCIA SOBRE OS IMPACTOS DA INTERDISCIPLINARIDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97089

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Práticas Inclusivas, Metodologias Ativas.

Resumo

Frente aos problemas ambientais enfrentados atualmente, urge a necessidade de que a consciência ambiental e sustentável seja posta em prática de forma eficaz e rápida em nossa sociedade. A Educação Ambiental, garantida por um amplo arcabouço jurídico, torna-se então um tema transversal importante a ser implementado nas escolas, juntamente com a questão da Inclusão Social. Esta última, que está diretamente ligada ao primeiro, uma vez que a desigualdade social é uma fonte primária da problemática apresentada. Dessa forma, o relato de experiência, presente nesta pesquisa, traz uma das ações do projeto guarda-chuva I.S.C.A. (Inclusão Social e Conscientização Ambiental) que visa transformar óleo usado, coletado pelos estudantes, em sabão a ser doado para mulheres catadoras, através da interdisciplinaridade entre as disciplinas de Geografia e Química. O estudo procura avaliar os impactos dessas atividades na vida escolar e pessoal dos alunos participantes, bem como averiguar os impactos de uma abordagem interdisciplinar para a apreensão de conhecimento, além de estimular o alunado à produção de material de cunho científico. Observou-se que essa metodologia causou mudanças significativas na percepção ambiental e social desses jovens, que a conjunção das duas disciplinas se mostrou ativa no processo de aprendizagem e que despertou neles o interesse pela produção de conhecimento científico. O Projeto I.S.C.A. é um projeto contínuo, e suas ações buscam fixar-se no terreno escolar, tendo em vista beneficiar mais ainda a comunidade no entorno.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Teixeira Maciel, Mestrando em Tecnologias Educacionais Emergentes (Must University), Professor Efetivo da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC-CE), Fortaleza, Ceará

Bacharel em Engenharia Civil, Licenciado em Matemática, Mestrando em Tecnologias Educacionais Emergentes (Must University), Professor Efetivo da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC-CE), Fortaleza, Ceará

Maria Everane Freire, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Professora da SEDUC-CE, Fortaleza, Ceará,

Licenciada em Geografia, Mestranda em Climatologia (UECE), Professora da SEDUC-CE

Leandro Torres Rodrigues, Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC-CE), Caucaia, Ceará

Licenciatura em Química, MBA em Gestão Escolar, Especialização em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar, Professor Efetivo da SEDUC-CE

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Maciel, C. H. T., Freire, M. E., & Torres Rodrigues, L. (2024). INCLUSÃO SOCIAL E QUÍMICA DA LIMPEZA: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE OS IMPACTOS DA INTERDISCIPLINARIDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Divers@!, 17(2), 290–307. https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97089