INCLUSÃO SOCIAL E QUÍMICA DA LIMPEZA
UMA EXPERIÊNCIA SOBRE OS IMPACTOS DA INTERDISCIPLINARIDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97089Palavras-chave:
Educação Ambiental, Práticas Inclusivas, Metodologias Ativas.Resumo
Frente aos problemas ambientais enfrentados atualmente, urge a necessidade de que a consciência ambiental e sustentável seja posta em prática de forma eficaz e rápida em nossa sociedade. A Educação Ambiental, garantida por um amplo arcabouço jurídico, torna-se então um tema transversal importante a ser implementado nas escolas, juntamente com a questão da Inclusão Social. Esta última, que está diretamente ligada ao primeiro, uma vez que a desigualdade social é uma fonte primária da problemática apresentada. Dessa forma, o relato de experiência, presente nesta pesquisa, traz uma das ações do projeto guarda-chuva I.S.C.A. (Inclusão Social e Conscientização Ambiental) que visa transformar óleo usado, coletado pelos estudantes, em sabão a ser doado para mulheres catadoras, através da interdisciplinaridade entre as disciplinas de Geografia e Química. O estudo procura avaliar os impactos dessas atividades na vida escolar e pessoal dos alunos participantes, bem como averiguar os impactos de uma abordagem interdisciplinar para a apreensão de conhecimento, além de estimular o alunado à produção de material de cunho científico. Observou-se que essa metodologia causou mudanças significativas na percepção ambiental e social desses jovens, que a conjunção das duas disciplinas se mostrou ativa no processo de aprendizagem e que despertou neles o interesse pela produção de conhecimento científico. O Projeto I.S.C.A. é um projeto contínuo, e suas ações buscam fixar-se no terreno escolar, tendo em vista beneficiar mais ainda a comunidade no entorno.
Referências
ALEXANDRE, N. M. C.; COLUCI, M. Z. O. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciencia & saude coletiva, v. 16, p. 3061-3068, 2011.
ARAÚJO, H. M. M. Politicas e Estratégias de Formação de Professores e os Espaços Educativos Não-Formais. 2006. p. 1-10.
BRASIL. Senado Federal. Constituição da república federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/17456-comissao-de-meio-ambiente-e-qualidade-de-vida-com-vida-novo
CEARÁ. Secretaria da Educação. Ceará Científico 2024 tem edital lançado e valoriza equidade de gênero. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/2024/09/17/ceara-cientifico-2024-tem-edital-lancado-e-valoriza-equidade-de-genero/
DA SILVA MEDEIROS, R. K.; FERREIRA JÚNIOR, M. A.; DE SOUZA RÊGO PINTO, D. P.; FORTES VITOR, A.; PEREIRA SANTOS, V. E.; BARICHELLO, E. Modelo de validação de conteúdo de Pasquali nas pesquisas em Enfermagem. Revista de Enfermagem, v. 4, n. 4, p. 127-135, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GADOTTI, M. Educação e Compromisso. 2. ed. Campinas: Papirus, 1986.
LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of psychology, 1932.
MARTINE, G.; ALVES, J. E. D. Economia, sociedade e meio ambiente no século 21: tripé ou trilema da sustentabilidade? Revista brasileira de estudos de população, v. 32, p. 433-460, 2015.
MASSON, T. J.; MIRANDA, L. F.; MUNHOZ JÚNIOR, A. H.; CASTANHEIRA, A. M. P. Metodologia de ensino: aprendizagem baseada em projetos (PBL). In: Anais do XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), Belém, PA, Brasil. sn, 2012.
MINAYO, M. C. S. Estrutura e sujeito, determinismo e protagonismo histórico: uma reflexão sobre a práxis da saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, v. 6, p. 07-19, 2001.
PASQUALI, L. Psychometrics. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 43, p. 992-999, 2009.
PEDROSO, B.; PILATTI, L. A.; GUTIERREZ, G. L.; PICININ, C. T. Cálculo dos escores e estatística descritiva do WHOQOL-bref através do Microsoft Excel. Revista brasileira de qualidade de vida, v. 2, n. 1, 2010.
SILVA, L. A. As múltiplas faces da pobreza: uma análise sobre as formas de manifestação e enfrentamento da pobreza no município de Maracanaú-Ceará. 2009. Tese de Doutorado. Universidade Estadual do Ceará, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Divers@!
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais (copyright)
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.