INCLUSÃO SOCIAL E QUÍMICA DA LIMPEZA
UMA EXPERIÊNCIA SOBRE OS IMPACTOS DA INTERDISCIPLINARIDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97089Palavras-chave:
Educação Ambiental, Práticas Inclusivas, Metodologias Ativas.Resumo
Frente aos problemas ambientais enfrentados atualmente, urge a necessidade de que a consciência ambiental e sustentável seja posta em prática de forma eficaz e rápida em nossa sociedade. A Educação Ambiental, garantida por um amplo arcabouço jurídico, torna-se então um tema transversal importante a ser implementado nas escolas, juntamente com a questão da Inclusão Social. Esta última, que está diretamente ligada ao primeiro, uma vez que a desigualdade social é uma fonte primária da problemática apresentada. Dessa forma, o relato de experiência, presente nesta pesquisa, traz uma das ações do projeto guarda-chuva I.S.C.A. (Inclusão Social e Conscientização Ambiental) que visa transformar óleo usado, coletado pelos estudantes, em sabão a ser doado para mulheres catadoras, através da interdisciplinaridade entre as disciplinas de Geografia e Química. O estudo procura avaliar os impactos dessas atividades na vida escolar e pessoal dos alunos participantes, bem como averiguar os impactos de uma abordagem interdisciplinar para a apreensão de conhecimento, além de estimular o alunado à produção de material de cunho científico. Observou-se que essa metodologia causou mudanças significativas na percepção ambiental e social desses jovens, que a conjunção das duas disciplinas se mostrou ativa no processo de aprendizagem e que despertou neles o interesse pela produção de conhecimento científico. O Projeto I.S.C.A. é um projeto contínuo, e suas ações buscam fixar-se no terreno escolar, tendo em vista beneficiar mais ainda a comunidade no entorno.
Referências
ALEXANDRE, N. M. C.; COLUCI, M. Z. O. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciencia & saude coletiva, v. 16, p. 3061-3068, 2011.
ARAÚJO, H. M. M. Politicas e Estratégias de Formação de Professores e os Espaços Educativos Não-Formais. 2006. p. 1-10.
BRASIL. Senado Federal. Constituição da república federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/17456-comissao-de-meio-ambiente-e-qualidade-de-vida-com-vida-novo
CEARÁ. Secretaria da Educação. Ceará Científico 2024 tem edital lançado e valoriza equidade de gênero. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/2024/09/17/ceara-cientifico-2024-tem-edital-lancado-e-valoriza-equidade-de-genero/
DA SILVA MEDEIROS, R. K.; FERREIRA JÚNIOR, M. A.; DE SOUZA RÊGO PINTO, D. P.; FORTES VITOR, A.; PEREIRA SANTOS, V. E.; BARICHELLO, E. Modelo de validação de conteúdo de Pasquali nas pesquisas em Enfermagem. Revista de Enfermagem, v. 4, n. 4, p. 127-135, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GADOTTI, M. Educação e Compromisso. 2. ed. Campinas: Papirus, 1986.
LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of psychology, 1932.
MARTINE, G.; ALVES, J. E. D. Economia, sociedade e meio ambiente no século 21: tripé ou trilema da sustentabilidade? Revista brasileira de estudos de população, v. 32, p. 433-460, 2015.
MASSON, T. J.; MIRANDA, L. F.; MUNHOZ JÚNIOR, A. H.; CASTANHEIRA, A. M. P. Metodologia de ensino: aprendizagem baseada em projetos (PBL). In: Anais do XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), Belém, PA, Brasil. sn, 2012.
MINAYO, M. C. S. Estrutura e sujeito, determinismo e protagonismo histórico: uma reflexão sobre a práxis da saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, v. 6, p. 07-19, 2001.
PASQUALI, L. Psychometrics. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 43, p. 992-999, 2009.
PEDROSO, B.; PILATTI, L. A.; GUTIERREZ, G. L.; PICININ, C. T. Cálculo dos escores e estatística descritiva do WHOQOL-bref através do Microsoft Excel. Revista brasileira de qualidade de vida, v. 2, n. 1, 2010.
SILVA, L. A. As múltiplas faces da pobreza: uma análise sobre as formas de manifestação e enfrentamento da pobreza no município de Maracanaú-Ceará. 2009. Tese de Doutorado. Universidade Estadual do Ceará, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Divers@!

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais (copyright)
A Revista Divers@! é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Divers@! no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.

