EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO

UMA ANÁLISE A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97036

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Universidade, Estado da Arte, EArte.

Resumo

A temática ambiental tem sido discutida de maneira expressiva ao longo dos últimos 30 anos, e tem gerado uma série de ações no sentido de buscar opções referentes aos diversos desdobramentos, em especial, para o enfrentamento da crise socioambiental. Assim sendo, a educação ambiental se destaca como alternativa, passando a ser objeto de interesse em diversas pesquisas de diferentes programas de pós-graduação. Nessa direção, o presente trabalho objetivou-se analisar dissertações e teses brasileiras, presentes do Projeto EArte (Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil), no período de 2010 a 2020, com a temática relacionada à educação ambiental em universidades. Essa pesquisa tem a característica essencialmente documental, do tipo estado da arte, e os 113 resumos encontrados no período foram analisados, classificados e selecionados por palavras-chave e descritores, que possibilitou o mapeamento dos trabalhos relativos à temática proposto. Percebeu-se um aumento significativo de produção acadêmica de dissertações e teses no período analisado, constatando também uma centralização de produção na região Sul e em universidades públicas. Apesar de uma grande diversidade de programas de pós-graduação, há uma concentração na área da Educação, seguida pela Geografia e Ciências Ambientais. Observou-se também uma maior quantidade de dissertações, em relação a teses. Os dados obtidos reforçam que a educação ambiental está presente em diferentes programas de pós-graduação e contribui na inserção da temática ambiental em diferentes áreas de conhecimento, evidenciando sua característica inter, tras e multidisciplinar.

Biografia do Autor

Luciano Luiz da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Rio Claro, São Paulo

MGraduado (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Biológicas, Especialista em Educação Inclusiva, Especialista em Proteção de Plantas, Especialista em Educação Ambiental e Mestrando em Educação, linha de pesquisa Educação Ambiental pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – (UNESP)

Aline Hitomi Marcondes de Abreu, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Rio Claro, São Paulo

Graduada em Pedagogia, atua como Professora de Educação Infantil pelo viés da sustentabilidade, desenvolvendo projetos educacionais através da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Mestranda em Educação, linha de pesquisa Educação Ambiental pela UNESP

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Silva, L. L. da, & Marcondes de Abreu, A. H. (2024). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS. Divers@!, 17(2), 425–439. https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97036