EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO
UMA ANÁLISE A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97036Palavras-chave:
Educação Ambiental, Universidade, Estado da Arte, EArte.Resumo
A temática ambiental tem sido discutida de maneira expressiva ao longo dos últimos 30 anos, e tem gerado uma série de ações no sentido de buscar opções referentes aos diversos desdobramentos, em especial, para o enfrentamento da crise socioambiental. Assim sendo, a educação ambiental se destaca como alternativa, passando a ser objeto de interesse em diversas pesquisas de diferentes programas de pós-graduação. Nessa direção, o presente trabalho objetivou-se analisar dissertações e teses brasileiras, presentes do Projeto EArte (Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil), no período de 2010 a 2020, com a temática relacionada à educação ambiental em universidades. Essa pesquisa tem a característica essencialmente documental, do tipo estado da arte, e os 113 resumos encontrados no período foram analisados, classificados e selecionados por palavras-chave e descritores, que possibilitou o mapeamento dos trabalhos relativos à temática proposto. Percebeu-se um aumento significativo de produção acadêmica de dissertações e teses no período analisado, constatando também uma centralização de produção na região Sul e em universidades públicas. Apesar de uma grande diversidade de programas de pós-graduação, há uma concentração na área da Educação, seguida pela Geografia e Ciências Ambientais. Observou-se também uma maior quantidade de dissertações, em relação a teses. Os dados obtidos reforçam que a educação ambiental está presente em diferentes programas de pós-graduação e contribui na inserção da temática ambiental em diferentes áreas de conhecimento, evidenciando sua característica inter, tras e multidisciplinar.
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