CONSERVAÇÃO E EDUCAÇÃO

DEMOCRATIZANDO O ACESSO À HISTÓRIA E À RIQUEZA BIOLÓGICA DO PARQUE ESTADUAL DE DOIS IRMÃOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97097

Palavras-chave:

museu, trilhas interpretativas, SNUC, educação ambiental.

Resumo

A educação ambiental utiliza ferramentas e metodologias para construir atividades eficazes. O Parque Estadual de Dois Irmãos, como um ambiente interdisciplinar, adota estratégias pedagógicas que ampliam o conhecimento dos visitantes e promovem a sensibilização ambiental. O objetivo deste estudo foi analisar o impacto das ferramentas de educação ambiental, aumentar a visibilidade das ações do Parque e estimular o interesse do público, promovendo maior interação e engajamento com as práticas de conservação ambiental. O estudo foi conduzido no Parque Estadual de Dois Irmãos, em Recife, entre janeiro e dezembro de 2023, com foco na investigação da adesão de ações como trilhas interpretativas, oficinas e exposições voltadas à flora local e à interação animal-planta, visando uma abordagem holística da biodiversidade. Os resultados indicam que a implementação de novas ferramentas de educação ambiental e estratégias de divulgação aumentou o engajamento dos visitantes, refletido no crescimento da participação em oficinas e trilhas, com mais de 850 pessoas participando das ações ao longo de 2023. As atividades, juntamente com a exposição "Os Sentidos da Floresta", exemplificando a biodiversidade e a história natural do Parque, evidenciando a eficácia da integração de espaços não formais na educação ambiental. Sendo assim, as ações educativas realizadas no Parque fortaleceram o sentimento de pertencimento e compromisso com a preservação, ampliando o engajamento do público com a conservação das Unidades de Conservação e da biodiversidade local.

Biografia do Autor

Beatriz Elis de Souza Carlos, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco

Técnica em Agropecuária, Graduada em Gestão Ambiental, Graduanda em Engenharia Florestal no departamento de Ciência Florestal da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), bolsista no Programa de Educação Tutorial em Ecologia (PET-Ecologia)

Júlia Carmo de Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco

Graduanda em Engenharia Florestal no departamento de Ciência Florestal/UFRPE, bolsista no Programa de Educação Tutorial em AgroEnergia (PET-AgroEnergia)

João Matheus Ferreira de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco

Engenheiro Florestal, Mestrando em Ciência Florestal/UFRPE

Marina Falcão Rodrigues, Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI), Recife, Pernambuco.

Bacharel em Ciências Biológicas, Especialista em Gestão e Políticas Ambientais, Mestre em Ecologia, Gerente do Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI)

Referências

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Carlos, B. E. de S., Lima, J. C. de, Souza, J. M. F. de, & Rodrigues, M. F. (2024). CONSERVAÇÃO E EDUCAÇÃO: DEMOCRATIZANDO O ACESSO À HISTÓRIA E À RIQUEZA BIOLÓGICA DO PARQUE ESTADUAL DE DOIS IRMÃOS. Divers@!, 17(2), 628–640. https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97097