CONSERVAÇÃO E EDUCAÇÃO
DEMOCRATIZANDO O ACESSO À HISTÓRIA E À RIQUEZA BIOLÓGICA DO PARQUE ESTADUAL DE DOIS IRMÃOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97097Palavras-chave:
museu, trilhas interpretativas, SNUC, educação ambiental.Resumo
A educação ambiental utiliza ferramentas e metodologias para construir atividades eficazes. O Parque Estadual de Dois Irmãos, como um ambiente interdisciplinar, adota estratégias pedagógicas que ampliam o conhecimento dos visitantes e promovem a sensibilização ambiental. O objetivo deste estudo foi analisar o impacto das ferramentas de educação ambiental, aumentar a visibilidade das ações do Parque e estimular o interesse do público, promovendo maior interação e engajamento com as práticas de conservação ambiental. O estudo foi conduzido no Parque Estadual de Dois Irmãos, em Recife, entre janeiro e dezembro de 2023, com foco na investigação da adesão de ações como trilhas interpretativas, oficinas e exposições voltadas à flora local e à interação animal-planta, visando uma abordagem holística da biodiversidade. Os resultados indicam que a implementação de novas ferramentas de educação ambiental e estratégias de divulgação aumentou o engajamento dos visitantes, refletido no crescimento da participação em oficinas e trilhas, com mais de 850 pessoas participando das ações ao longo de 2023. As atividades, juntamente com a exposição "Os Sentidos da Floresta", exemplificando a biodiversidade e a história natural do Parque, evidenciando a eficácia da integração de espaços não formais na educação ambiental. Sendo assim, as ações educativas realizadas no Parque fortaleceram o sentimento de pertencimento e compromisso com a preservação, ampliando o engajamento do público com a conservação das Unidades de Conservação e da biodiversidade local.
Referências
BRASIL. Lei Nº 9.985, de 18 de julho de 2000. Regulamenta o art. 225, § Iº, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal. Institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 2000.
BRUNO, A. Educação formal, não formal e informal: da trilogia aos cruzamentos, dos hibridismos a outros contributos. Medi@ ções, v. 2, n. 2, p. 10-25, 2014.
CASCAIS, M. G. A.; TERÁN, A. F. Educação formal, informal e não formal na educação em ciências. Ciência em tela, v. 7, n. 2, p. 1-10, 2014.
CPRH. Unidades de Conservação. [s.d]. Disponível em: https://www2.cprh.pe.gov.br/fauna-e-flora/unidades-de-conservacao/
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Manual Técnico da Vegetação Brasileira. Manuais técnicos em geociências. Rio de Janeiro, 271 p., 2012.
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE (ICMBio). Política Nacional de Educação Ambiental. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/politicas/pnea.html. Acesso em: 24 set. 2024.
MEDEIROS, R. Evolução das tipologias e categorias de áreas protegidas no Brasil. Ambiente & Sociedade, v. 9, p. 41-64, 2006.
NEVES, A.; BUNDCHEN, M.; LISBOA, C. P. Cegueira botânica: é possível superá-la a partir da Educação?. Ciência & Educação (Bauru), v. 25, n. 3, p. 745–762, 2019.
PERNAMBUCO, GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. Lei Estadual nº 11.622 de 1998. Dispõe sobre a mudança de categoria de Manejo das Reservas Ecológicas de Caetés e Dois Irmãos e dá outras providências. Governo de Pernambuco, 29 de dezembro de 1998.
PERNAMBUCO. Lei Nº 13.787, de 08 de junho de 2009. Institui o Sistema Estadual de Unidades de Conservação da Natureza – SEUC, no âmbito do Estado de Pernambuco, e dá outras providências. Recife, PE, 2009.
QUINTAS, J. S. Por uma educação ambiental emancipatória: considerações sobre a formação do educador para atuar no processo de gestão ambiental. In: QUINTAS, J. S. (Org.). Pensando e praticando a educação ambiental na gestão do meio ambiente. Brasília: IBAMA, 2000. p. 11-19.
RODRIGUES, M. F.; SILVA, S. P. V. Plano de Manejo: Parque Estadual de Dois Irmãos. Recife-PE: SEMAS, 2014.
RODRIGUES, M. F. Plano de Manejo: Parque Estadual de Dois Irmãos. 2. ed. Recife-PE: SEMAS, 2022.
SANTOS, N. M. P.; AMORIM, R. R. Áreas Protegidas: Evolução Histórica e conceitual e seus significados na Agenda Ambiental Global do Século XXI. Anais do Evento em Comemoração aos 20 Anos do Programa De Pós-Graduação em Geografia (IG-Unicamp), v. 1, n. 1, p. 2-19, 2023.
SEMAS-PE. Parque de Dois Irmãos. Disponível em: https://semas.pe.gov.br/parque-estadual-de-dois-irmaos/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Divers@!

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais (copyright)
A Revista Divers@! é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Divers@! no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.

