AGROTÓXICOS

PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESCOLAS DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97057

Palavras-chave:

colonialismo químico, ensino de química, meio ambiente.

Resumo

O uso de agrotóxicos no Brasil cresceu exponencialmente nas últimas décadas, superando grandes produtores agrícolas nos países industrializados. A baixa alfabetização científica no país é um dos gargalos que impõe força ao “PL do Veneno” (Projeto de Lei 6.299/2002). O objetivo da pesquisa foi o de realizar um levantamento dos agrotóxicos mais utilizados na agricultura familiar, e o papel da escola como vetor socioambiental em dois municípios agrícolas, na serra catarinense e no médio amazonas-AM. A pesquisa de campo contou com entrevistas semiestruturadas às famílias de agricultores com filhos nas escolas rurais. A análise quali e quantitativa dos resultados aponta fragilidades nas práticas socioambientais, à saúde familiar, e a dissociação entre os conhecimentos nas aulas de ciências e de química à realidade do campo. Folders como ferramenta tecnológica educativa foram criados e compartilhados nas escolas, além de oficinas sobre ensino de química e agrotóxicos, como parte da formação continuada de seus professores. A parceria entre escola e universidade demonstrou imprescindível para que mudanças socioambientais ocorram a médio e longo prazo sobre os impactos do agronegócio no meio ambiente e na saúde da família do campo.

Biografia do Autor

Pierre André De Souza, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Itacoatiara, Amazonas

Professor adjunto do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), área química, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Coordenação acadêmica.

Adria Vasconcelos Cortez, Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itacoatiara, Amazonas

Professora de química, Departamento de Medicina, Afya Faculdade de Ciências Médicas

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Reavaliação do Glifosato. Brasília, DF: Ministério da Saúde. 20 jan 2021. Disponível em: https://abre.ai/lBaH

BOMBARDI, L. M. Agrotóxicos e colonialismo químico. Ed Elefante, 2023. p.50-70.

BRANCO, A. B. G.; BRANCO, E.P.; IWASSE, L.F.A.; NAGASHIMA, L.A. Alfabetização e letramento científico na BNCC e os desafios para uma educação científica e tecnológica. Revista Valore, v. 3, edição especial, p. 702- 713, 2018.

DE SOUZA, V. W.S.; RODRIGUES, V. B.; FERREIRA, L. H. Estudo do Favorecimento da Aprendizagem Significativa a partir da Metodologia CTSA. Revista Debates em Ensino de Química, v. 8, n. 2, p. 118-132, 2022.

FERIANI, G. P.; OLIVEIRA, W.A.; ZANON, L.L.D. A prática da observação sistemática para a formação do(a) psicólogo(a): relato de experiência. Aletheia, v. 54, n. 2, p. 157-164, dez. 2021.

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (Fiocruz). VPAAPS: Agrotóxicos. 22 Set 2024. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/vpaaps-agrotoxicos.

FREITAS, H.; MOSCAROLA, J. Da observação à decisão: métodos de pesquisa e de análise quantitativa e qualitativa de dados. RAE eletrônica, v.1, n.1, p. 1-30, jan.2002.

FRIEDRICH, K.; SOUZA, M. M. O.; CARNEIRO, F. F. Dossiê Científico e Técnico contra o Projeto de Lei do Veneno (PL 6.299/2002) e a favor do Projeto de Lei que institui a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos–PNARA. Rio de Janeiro: ABRASCO, ABA, 2018. Disponível em: https://abrasco.org.br/wp-content/uploads/2018/08/DOSSIE_NOVO_26_JULHO_Final-compressed2.pdf

FROTA, M. T. B. A.; SIQUEIRA, C. E. Agrotóxicos: os venenos ocultos na nossa mesa. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, n. 2, 2021.

IBAMA-Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Agrotóxicos 20 set 2022. Disponível em: www.ibama.gov.br/componet/phocadownload/category/21-agrotoxicos.

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER – INCA. Ambiente, trabalho e câncer: aspectos epidemiológicos, toxicológicos e regulatórios. Rio de Janeiro: INCA. Disponível em: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/4836

JESUS, C. P. F.; ROCHA, S. M.S.; DA SILVA PORTO, P. S. A educação CTS/CTSA como facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Kiri-Kerê-Pesquisa em Ensino, v. 1, n. 12, 2022.

LOPES, C. V. A.; ALBUQUERQUE, G. S. C. Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática. Saúde em debate, v. 42, p. 518-534, 2018.

LOSCH, E. L.; ZANATTA, C. B.; BARROS, G. P. D.; GAIA, M. C. D. M.; BRICARELLO, P. A. Os agrotóxicos no contexto da Saúde Única. Saúde em debate, v.46, n. spe2, p.438-454, 2022.

NOGUEIRA, F. A. M.; SZWARCWALD, C. L.; DAMACENA, G. N. Exposição a agrotóxicos e agravos à saúde em trabalhadores agrícolas: o que revela a literatura? Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 45, p. e36, 2020.

PERES, F.; MOREIRA, J. C.; DUBOIS, G. S. Agrotóxicos, saúde e ambiente: uma introdução ao tema. É veneno ou é remédio, p. 21-41, 2023. Disponível em: https://abre.ai/lBbq

RIBEIRO, D. S.; TIEPOLO, E. V.; VARGAS, M. C.; SILVA, N.D. Agroecologia na educação básica: questões propositivas de conteúdo e metodologia. São Paulo: Expressão Popular, p. 83-92, 2017.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

De Souza, P. A., & Cortez, A. V. (2024). AGROTÓXICOS: PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESCOLAS DO CAMPO. Divers@!, 17(2), 473–489. https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97057