AGROTÓXICOS
PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESCOLAS DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97057Palavras-chave:
colonialismo químico, ensino de química, meio ambiente.Resumo
O uso de agrotóxicos no Brasil cresceu exponencialmente nas últimas décadas, superando grandes produtores agrícolas nos países industrializados. A baixa alfabetização científica no país é um dos gargalos que impõe força ao “PL do Veneno” (Projeto de Lei 6.299/2002). O objetivo da pesquisa foi o de realizar um levantamento dos agrotóxicos mais utilizados na agricultura familiar, e o papel da escola como vetor socioambiental em dois municípios agrícolas, na serra catarinense e no médio amazonas-AM. A pesquisa de campo contou com entrevistas semiestruturadas às famílias de agricultores com filhos nas escolas rurais. A análise quali e quantitativa dos resultados aponta fragilidades nas práticas socioambientais, à saúde familiar, e a dissociação entre os conhecimentos nas aulas de ciências e de química à realidade do campo. Folders como ferramenta tecnológica educativa foram criados e compartilhados nas escolas, além de oficinas sobre ensino de química e agrotóxicos, como parte da formação continuada de seus professores. A parceria entre escola e universidade demonstrou imprescindível para que mudanças socioambientais ocorram a médio e longo prazo sobre os impactos do agronegócio no meio ambiente e na saúde da família do campo.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Reavaliação do Glifosato. Brasília, DF: Ministério da Saúde. 20 jan 2021. Disponível em: https://abre.ai/lBaH
BOMBARDI, L. M. Agrotóxicos e colonialismo químico. Ed Elefante, 2023. p.50-70.
BRANCO, A. B. G.; BRANCO, E.P.; IWASSE, L.F.A.; NAGASHIMA, L.A. Alfabetização e letramento científico na BNCC e os desafios para uma educação científica e tecnológica. Revista Valore, v. 3, edição especial, p. 702- 713, 2018.
DE SOUZA, V. W.S.; RODRIGUES, V. B.; FERREIRA, L. H. Estudo do Favorecimento da Aprendizagem Significativa a partir da Metodologia CTSA. Revista Debates em Ensino de Química, v. 8, n. 2, p. 118-132, 2022.
FERIANI, G. P.; OLIVEIRA, W.A.; ZANON, L.L.D. A prática da observação sistemática para a formação do(a) psicólogo(a): relato de experiência. Aletheia, v. 54, n. 2, p. 157-164, dez. 2021.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (Fiocruz). VPAAPS: Agrotóxicos. 22 Set 2024. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/vpaaps-agrotoxicos.
FREITAS, H.; MOSCAROLA, J. Da observação à decisão: métodos de pesquisa e de análise quantitativa e qualitativa de dados. RAE eletrônica, v.1, n.1, p. 1-30, jan.2002.
FRIEDRICH, K.; SOUZA, M. M. O.; CARNEIRO, F. F. Dossiê Científico e Técnico contra o Projeto de Lei do Veneno (PL 6.299/2002) e a favor do Projeto de Lei que institui a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos–PNARA. Rio de Janeiro: ABRASCO, ABA, 2018. Disponível em: https://abrasco.org.br/wp-content/uploads/2018/08/DOSSIE_NOVO_26_JULHO_Final-compressed2.pdf
FROTA, M. T. B. A.; SIQUEIRA, C. E. Agrotóxicos: os venenos ocultos na nossa mesa. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, n. 2, 2021.
IBAMA-Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Agrotóxicos 20 set 2022. Disponível em: www.ibama.gov.br/componet/phocadownload/category/21-agrotoxicos.
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER – INCA. Ambiente, trabalho e câncer: aspectos epidemiológicos, toxicológicos e regulatórios. Rio de Janeiro: INCA. Disponível em: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/4836
JESUS, C. P. F.; ROCHA, S. M.S.; DA SILVA PORTO, P. S. A educação CTS/CTSA como facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Kiri-Kerê-Pesquisa em Ensino, v. 1, n. 12, 2022.
LOPES, C. V. A.; ALBUQUERQUE, G. S. C. Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática. Saúde em debate, v. 42, p. 518-534, 2018.
LOSCH, E. L.; ZANATTA, C. B.; BARROS, G. P. D.; GAIA, M. C. D. M.; BRICARELLO, P. A. Os agrotóxicos no contexto da Saúde Única. Saúde em debate, v.46, n. spe2, p.438-454, 2022.
NOGUEIRA, F. A. M.; SZWARCWALD, C. L.; DAMACENA, G. N. Exposição a agrotóxicos e agravos à saúde em trabalhadores agrícolas: o que revela a literatura? Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 45, p. e36, 2020.
PERES, F.; MOREIRA, J. C.; DUBOIS, G. S. Agrotóxicos, saúde e ambiente: uma introdução ao tema. É veneno ou é remédio, p. 21-41, 2023. Disponível em: https://abre.ai/lBbq
RIBEIRO, D. S.; TIEPOLO, E. V.; VARGAS, M. C.; SILVA, N.D. Agroecologia na educação básica: questões propositivas de conteúdo e metodologia. São Paulo: Expressão Popular, p. 83-92, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Divers@!

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais (copyright)
A Revista Divers@! é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Divers@! no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.

