AGROTÓXICOS
PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESCOLAS DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97057Palavras-chave:
colonialismo químico, ensino de química, meio ambiente.Resumo
O uso de agrotóxicos no Brasil cresceu exponencialmente nas últimas décadas, superando grandes produtores agrícolas nos países industrializados. A baixa alfabetização científica no país é um dos gargalos que impõe força ao “PL do Veneno” (Projeto de Lei 6.299/2002). O objetivo da pesquisa foi o de realizar um levantamento dos agrotóxicos mais utilizados na agricultura familiar, e o papel da escola como vetor socioambiental em dois municípios agrícolas, na serra catarinense e no médio amazonas-AM. A pesquisa de campo contou com entrevistas semiestruturadas às famílias de agricultores com filhos nas escolas rurais. A análise quali e quantitativa dos resultados aponta fragilidades nas práticas socioambientais, à saúde familiar, e a dissociação entre os conhecimentos nas aulas de ciências e de química à realidade do campo. Folders como ferramenta tecnológica educativa foram criados e compartilhados nas escolas, além de oficinas sobre ensino de química e agrotóxicos, como parte da formação continuada de seus professores. A parceria entre escola e universidade demonstrou imprescindível para que mudanças socioambientais ocorram a médio e longo prazo sobre os impactos do agronegócio no meio ambiente e na saúde da família do campo.
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