A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS SURDOS
UMA ANÁLISE DO ENSINO PARA FORMAR CIDADÃOS CONSCIENTES E CRÍTICOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97012Palavras-chave:
Meio Ambiente, Comunidade Surda, Educação de Surdos, Libras.Resumo
A educação ambiental é mais do que um conteúdo acadêmico, influencia diretamente o comportamento, a tomada de decisões e a relação com o meio ambiente. A pesquisa tem o objetivo de realizar uma análise descritiva do ensino de ciências da natureza e da educação ambiental para alunos ouvintes e surdos. O enfoque está no acesso à informação e no aprofundamento dos temas dentro de sala de aula para ambos os grupos de alunos. O trabalho tem natureza explorativa com análise descritiva e argumentativa, que visa destacar métodos práticos do ensino de ciências da natureza e da educação ambiental para alunos surdos. Foi realizado um levantamento bibliográfico de estudos e trabalhos relacionados a educação ambiental para a comunidade surda. Os autores que embasam a abordagem metodológica da pesquisa destacam a valorização da Libras, a identidade surda e cultura visual, as práticas inclusivas na educação ambiental e pesquisa-ação com oficinas de leitura. Os resultados deste estudo demonstraram que existem diversas barreiras para o aprendizado do aluno surdo e essas dificuldades podem gerar uma defasagem no ensino e no conhecimento. É necessário que se tenham mais estudos sobre metodologias de ensino sobre o tema educação ambiental, assim como os docentes também necessitam se capacitar para atender ao público surdo. Se não houver mudanças na qualidade de ensino, os alunos surdos estarão sempre em desvantagem em relação aos ouvintes.
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