EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA
AULAS DE CAMPO E VIVEIRO EDUCADOR COMO ESTRATÉGIAS PARA O (RE)CONHECIMENTO DA FLORA DA CAATINGA
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.96939Palavras-chave:
Contextualização, Biologia, Ensino Médio, Intervenção pedagógica, Mudas nativas, Viveiro pedagógico.Resumo
Nesta pesquisa exploramos os resultados de intervenções pedagógicas com alunos do 2º ano do ensino médio, que incluíram aulas de campo e viveiro educador de plantas nativas da Caatinga. As aulas de campo foram realizadas no assentamento Alvaçã-Goiabeiras, Ceará, nos períodos chuvoso e seco, permitindo observar a vegetação exuberante na primeira aula e adaptações às condições de restrição hídrica na segunda expedição. A mediação colaborativa das aulas de campo, partilhada pelo professor de Biologia e o representante do assentamento, contribuíram para o alcance dos objetivos educacionais, que incluíam o (re)conhecimento e a valorização da flora da Caatinga. As atividades de construção e manutenção do viveiro educador incentivaram a cooperação entre os alunos, promoveram aprendizado prático e socialização e contaram também com a participação do professor de Física. Os envolvidos coletaram sementes, produziram e cuidaram de mudas de espécies nativas, refletindo sobre a importância da flora local. Foram estudadas 23 espécies de plantas, incluindo 21 nativas e duas exóticas, com foco na biologia das espécies e na sensibilização socioambiental. As entrevistas com os estudantes revelaram percepções sobre a importância da conservação da Caatinga e a necessidade de ações de educação ambiental mais integradas. As sugestões incluíram maior apoio da escola e a expansão do projeto para outras instituições. Os alunos reconheceram a beleza e a singularidade da Caatinga, enfatizando a necessidade de promover sua preservação. Os resultados destacam o potencial transformador da educação ambiental ao unir teoria e prática, fortalecendo o vínculo dos alunos com seu ambiente.
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