A CONTRIBUIÇÃO DO ENFOQUE CTSA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

REFLEXÕES E PERSPECTIVAS BASEADAS EM UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97070

Palavras-chave:

Ciência e Tecnologia, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Intervenções Inovadoras.

Resumo

A Educação Ambiental (EA) está intimamente ligada à capacidade dos indivíduos de refletir e agir criticamente sobre questões socioambientais. A abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTSA) complementa essa perspectiva ao promover a compreensão das interconexões entre meio ambiente, ciência e aspectos sociais. Esta pesquisa, que utilizou o protocolo de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) proposto por Kitchenham com o suporte do software Start, teve como objetivo identificar a aplicação dos elementos do enfoque CTSA no ensino de EA. Os resultados evidenciaram uma lacuna na produção científica sobre a interseção entre esses campos, com treze estudos selecionados. Dentre eles, sete concentraram-se nas percepções sobre CTSA no contexto da educação ambiental, três abordaram intervenções práticas em sala de aula e três realizaram análises de materiais didáticos. Diversos temas foram explorados, refletindo a abrangência do enfoque CTSA na EA. Embora diferentes níveis de ensino tenham sido contemplados, apenas dois estudos focaram na formação inicial de professores. Os elementos do enfoque CTSA identificados incluem reflexão, relevância social, tomada de decisão, problematização, dialogicidade e colaboração. Para futuros estudos, recomenda-se a realização de pesquisas que compartilhem experiências de intervenção, visando inspirar práticas pedagógicas inovadoras e avaliar os impactos dessas intervenções na educação ambiental.

Biografia do Autor

Nayana de Almeida Santiago Nepomuceno, Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Acaraú, Ceará

Graduada e Mestra em Tecnologia e Gestão Ambiental, Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino – RENOEN, IFCE - Campus Fortaleza

Ana Karine Portela Vasconcelos, Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Paracuru

Licenciada em Química, Mestra e Doutora em Engenharia Civil, Docente do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Paracuru, e do doutorado em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino – RENOEN, IFCE - Campus Fortaleza

Betina da Silva Lopes, Universidade de Aveiro (UA), Aveiro, Portugal.

Licenciada em Biologia e Geologia, Mestra em Educação e Comunicação das Ciências, Doutora em Educação, Professora Auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (UA), Diretora do Curso de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no Ensino Básico e Secundário/UA

Osvaldo Francisco de Carvalho Choé, Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique e Instituto Superior de Estudos de Defesa “Tenente-General Armando Emílio Guebuza, Maputo, Moçambique

Mestre em Educação/Formação de Formadores, Doutorando em Energia e Meio ambiente pela Universidade Pedagógica de Maputo), Professor no Instituto Superior de Estudos de Defesa “Tenente-General Armando Emílio Guebuza

Referências

AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia e Sociedade: Pressupostos para o contexto Brasileiro. Ciência e Ensino. v.1, p. 1-20, número especial, nov. 2007.

AULER, D. Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no Contexto da Formação de Professores de Ciências. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

BAZZO, W. A.; LINSINGEN, I. V.; PEREIRA, L. T. V. Introdução aos Estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Cadernos de Ibero América, Madrid (Espanha). Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2003. Disponível em: https://www.oei.es/historico/salactsi/introducaoestudoscts.php

COUTINHO JÚNIOR, A. L.; MONTEIRO, J. A.; COSTA, D. F.; SALES, G. L. O ensino de física integrado a plataforma arduino, uma revisão sistemática de literatura. Educere Et Educare, v. 16. n. 40, p. 175-197, 2021. https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.26800

DOMICIANO, T. D. Enfoque CTS no curso de Licenciatura em Ciências da UFPR Litoral. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

FERNANDES, I. M. B.; PIRES, M. D.; DELGADO-IGLESIAS, J. Perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente (CTSA) nos manuais escolares portugueses de ciências naturais do 6° ano de escolaridade. Ciência & Educação (Bauru), São Paulo, v. 24, n. 4, out./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320180040005

KITCHENHAM, B. Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University, 2004.

LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. (Orgs.). Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

NUNES, A. O. Possibilidades de enfoque CTS para o Ensino superior de química: proposta de uma abordagem para ácidos e bases. 2014. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.

NEPOMUCENO, N. A. S.; VASCONCELOS, A. K. P.; LOPES, B. S. Educação Ambiental e Ensino de Biologia: uma experiência pedagógica a partir da Aprendizagem Baseada em Projetos. REXE- Revista de Estudios y Experiencias en Educación, v. 23, n. 52, p. 286–301, 2024.

OHI, A. G. K.; GANIKO-DUTRA, M. Sustentabilidade na prática: A realidade da Educação Ambiental em uma escola pública do estado de São Paulo. Revista Hipótese, Bauru, v. 9, p. e023004, jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.58980/eiaerh.v9i00.424

PINHEIRO, F. A.; MATTOS, F. R.; SILVEIRA, F. G.; LEITE, S. Q. M. Educação CTSA e Aprendizagem baseada em problemas: possibilidade metodológica para o curso de bacharelado em ciência e tecnologias de alimentos. Revista IFES Ciência, Espírito Santo, v. 8, n. 1, p. 1-25, out. 2022. DOI: https://doi.org/10.36524/ric.v8i1.1648

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o Ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. Ed, Porto Alegre: Artmed, 2019.

REIGOTA, M. “O que é Educação Ambiental”. São Paulo: Editora Brasiliense, 2017.

REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

SANTOS, W. L. P. Contextualização no Ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência e Ensino, v. 1, número especial, mai. 2007.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 1-23, jul-dez, 2000.

SILVA, W. A. Contribuições da articulação entre a educação problematizadora de Paulo Freire e a educação CTSA para o Ensino de Química à luz da investigação temática. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

Nepomuceno, N. de A. S., Vasconcelos, A. K. P., Lopes, B. da S., & Choé, O. F. de C. (2024). A CONTRIBUIÇÃO DO ENFOQUE CTSA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS BASEADAS EM UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Divers@!, 17(2), 490–503. https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97070