O GESTO E A PESCA
PRÁTICAS DE ARTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM CRIANÇAS DA PRAIA E DO MAR
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97110Palavras-chave:
Arte Educação Ambienta , Diários de Classe, Estudos da Forma, Estudos da Pesca, Educação Básica, Ensino de Ciências da NaturezaResumo
O presente artigo situa-se no campo da educação ambiental em uma perspectiva crítica e interdisciplinar, explorando suas interfaces com o ensino das artes. Aderente às correntes pedagógicas implicadas na valorização do conhecimento advindo da experiência, O presente artigo situa-se no campo da educação ambiental em uma perspectiva crítica e interdisciplinar, explorando suas interfaces com o ensino das artes. Aderente às correntes pedagógicas implicadas na valorização do conhecimento advindo da experiência, assume-se o desafio de formular estratégias que possibilitem abordar as questões ambientais contemporâneas de forma transversal com as diversas disciplinas no âmbito da educação básica. As questões formuladas ao longo do texto derivam da análise de cadernos de campo, diários de classe e materiais de acervo de práticas educativas, a partir dos quais se articulam problemas socioambientais com a dimensão cultural e territorial dos educandos, no litoral do Paraná. As temáticas abordadas tangenciam questões relativas à pesca, à vida no mar. Os resultados e sua análise põem em evidência as escolhas e dilemas dos autores na definição de um percurso educativo implicado que é afetado pela experiência ambiental dos sujeitos envolvidos na constituição de uma memória ambiental partilhada.
Referências
ALMEIDA, I. I. S.; CASTRO FREITAS, A. E. Poéticas das coisas: exercícios de uma escrita (AUTO) gráfica. Anais do 15º Ciclo de Investigações 2023. Florianópolis: UDESC, 2024.
ALMEIDA, I. I. S.; CASTRO FREITAS, A. E. Poéticas Identitárias: a carta em processos artísticos e educativos. Anais do Ciclo de Debates 2024: formação e arte nos processos políticos contemporâneos. Florianópolis: UDESC, no prelo.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.
DIEGUES, A. C. S. A pesca construindo sociedades: leituras em antropologia marítima e pesqueiraSão Paulo: Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileiras/USP, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 80. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
LABMÓVEL. Jogo didático-científico peixes de água salgada. Matinhos, PR. Disponível em: <https://labmovel.ufpr.br>. Acesso em 27 de set. 2024.
MAHONEY, A. A.; ALMEIDA, L. R. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Psicologia da educação [online], n.20, p. 11-30, 2005
MORIN, E. Para sair do século XX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
PACHECO, J. Aprender em Comunidade | Prof. José Pacheco | TEDxFortaleza - TEDx Talks, 2019. 1 vídeo (16 min. 31 seg.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NMNVc0Yz434. Acesso em: 20 set. 2023.
SANTOS, M. O dinheiro e o território. Geographia, v. 1, n. 1, p.7-13, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Divers@!

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais (copyright)
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.