EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O MÉTODO MONTESSORI
PROMOVENDO A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO AMBIENTE NATURAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.96777Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, Conexão com a natureza, Espaços externosResumo
Essa pesquisa tem por objetivo enfatizar a importância dos espaços externos no desenvolvimento infantil, fundamentando-se no Método Montessori e na educação ambiental crítica. Temos como metodologia uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo, abordando a crescente desconexão entre crianças e a natureza, resultante da urbanização e do avanço tecnológico, destacando a necessidade de integrar o ambiente externo ao processo educativo, em contraponto ao modelo tradicional, que privilegia o ensino centrado em conteúdos e na imobilidade. Além disso, essa investigação sublinha a relevância de apontar as contribuições dos espaços externos para o desenvolvimento infantil sob a ótica da educação ambiental crítica. Explorando o impacto positivo desses ambientes na infância, considerando aspectos como o estímulo sensorial, o desenvolvimento motor, as experiências de aprendizado, a saúde física e emocional, e o fortalecimento das habilidades sociais e da conexão com a natureza. Nesse viés ao unir o método Montessori, a aprendizagem no ambiente externo e a educação ambiental crítica, não apenas enriquecemos a experiência educacional das crianças, mas também contribuímos para a formação de indivíduos conscientes, empáticos e comprometidos com o cuidado do nosso planeta. É através dessa integração que podemos verdadeiramente nutrir o crescimento não apenas das crianças, mas também de uma sociedade mais consciente e resiliente em relação aos desafios ambientais que enfrentamos.
Referências
CASTELLI, C. M. Os bebês, as crianças bem pequenas e a natureza na educação infantil: achadouros contemporâneos. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.
CAPRA, F. Alfabetização ecológica. Editora Cultrix, 2006.
FIGUEIREDO, L. F. F.; SOUSA, R. R. Ambientes de aprendizagem para além do espaço: desenvolvimento, implicações, perspectivas e o método montessoriano. Revista Educação Pública, v. 21, n. 36, 2021.
FLORA, M. D. O Brincar da criança com elementos da natureza no espaço do parque na Educação Infantil. 2019. Dissertação (Mestrado em educação) – Centro de Ciências em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
GROHE, S. L. S.; CORRÊA, L. B. Ressignificando o espaço escolar: uma proposta de educação ambiental. Rio Grande: Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 18, jan./jun., 2012.
GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. Campinas: Papirus, 2004.
LOUREIRO, C. F. B; TORRES, R. J. Educação ambiental: dialogando com Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2016.
MACHADO, I. L. Educação Montessori: De um homem novo para um mundo novo. São Paulo: Pioneira, 1980.
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
MATURANA, H. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: UFMG, 2001
MONTESSORI, M. Pedagogia científica: a descoberta da nova criança. São Paulo: Flamboyant, 1965.
MONTESSORI, M. A Criança. Tradução de Adília Ribeiro. C, Portugal: Portugalia, 1969.
MONTESSORI, M. O que você precisa de saber sobre seu filho. Rio de Janeiro: Portugália, 1966.
MONTESSORI, M. A Descoberta da Criança. Campinas, SP: Kírion, 2017.
MONTESSORI, M. A Formação do Homem. Campinas, SP: Kírion, 2018.
MOORE, R.; YOUNG, D. Childhood outdoors: toward a social ecology of the landscape. In ALTMAN, I.; WOHLWILL, J. (Orgs.), Children and the environment, Nova York: Plenum, 1978.
MORAES, M. S. L. Escola Montessori: um espaço de conquistas e redescobertas. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro Universitário La Salle, Canoas, 2009.
OLDS, A. Psychological and physiological harmony in child care center design. Children's Environments Quarterly, 1989.
RÖHRS, H. Maria Montessori. Fundação Joaquim Nabuco. Recife: editora Massangana, 2010.
SANOFF, H.; SANOFF, J. Learning environments for children: a developmental approach to shaping activity áreas. Washington, DC: Humanics, 1981.
SANTOS, A. O. OLIVEIRA, S. G.; OLIVEIRA, R. C.; BORGES; F. F. D T. Maria Montessori – da Casa Dei Bambini ao Mundo: Vida, Obras e Contribuições Para a Educação. Revista Valore, Volta Redonda v. 8, 2023. Disponível em: <https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1244
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 1997.
SILVA, W. Formação inicial de professores para a educação ambiental: um estudo comparado em duas universidades no Brasil e Colômbia. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.
TUAN, Y. Espaço & Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.
WEINSTEIN, C. S.; DAVID, T. G. Spaces for children: The built environment and child development Nova York: Plenum, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Divers@!

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais (copyright)
A Revista Divers@! é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Divers@! no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.

