EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O MÉTODO MONTESSORI
PROMOVENDO A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO AMBIENTE NATURAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.96777Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, Conexão com a natureza, Espaços externosResumo
Essa pesquisa tem por objetivo enfatizar a importância dos espaços externos no desenvolvimento infantil, fundamentando-se no Método Montessori e na educação ambiental crítica. Temos como metodologia uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo, abordando a crescente desconexão entre crianças e a natureza, resultante da urbanização e do avanço tecnológico, destacando a necessidade de integrar o ambiente externo ao processo educativo, em contraponto ao modelo tradicional, que privilegia o ensino centrado em conteúdos e na imobilidade. Além disso, essa investigação sublinha a relevância de apontar as contribuições dos espaços externos para o desenvolvimento infantil sob a ótica da educação ambiental crítica. Explorando o impacto positivo desses ambientes na infância, considerando aspectos como o estímulo sensorial, o desenvolvimento motor, as experiências de aprendizado, a saúde física e emocional, e o fortalecimento das habilidades sociais e da conexão com a natureza. Nesse viés ao unir o método Montessori, a aprendizagem no ambiente externo e a educação ambiental crítica, não apenas enriquecemos a experiência educacional das crianças, mas também contribuímos para a formação de indivíduos conscientes, empáticos e comprometidos com o cuidado do nosso planeta. É através dessa integração que podemos verdadeiramente nutrir o crescimento não apenas das crianças, mas também de uma sociedade mais consciente e resiliente em relação aos desafios ambientais que enfrentamos.
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