INVESTIGAÇÃO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA, CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97085Palavras-chave:
Impactos ambientais, Ensino, Meio ambiente.Resumo
Nos últimos anos pode-se perceber grandes impactos ambientais no meio ambiente que proporcionam desequilíbrios ecológicos. Portanto é imprescindível que a sociedade reveja suas atitudes em relação a comportamentos sociais, políticos e econômicos que tem gerado efeitos danosos irreversíveis ao meio ambiente, e repense suas práticas de exploração dos recursos naturais. O presente estudo objetivou investigar as ações pedagógicas voltadas à Educação Ambiental em duas escolas públicas do município de Caucaia, Ceará. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica com abordagem quali-quantitativa e descritiva. Os procedimentos técnicos incluíram levantamento e análise documental dos PPPs. A investigação das ações pedagógicas nas escolas foi realizada por meio de dois questionários semiestruturados aplicados via Google Forms, um para gestores escolares e outro para docentes do Ensino Fundamental anos finais (6º ao 9º ano). Contatou-se que a Escola B apresenta maior comprometimento e maior preocupação para com as ações ambientais, possivelmente, devido à sua localização, trata-se de uma área de maior contato com a natureza. Em ambas as escolas os gestores se mostraram cientes de seus papéis e importância e os professores demonstraram que dentro de suas possibilidades estão buscando realizar atividades de cunho ambiental. Entretanto, ainda é possível perceber que ambas as escolas enfrentam dificuldades em tornar as ações ambientais parte da rotina efetiva da escola. Dessa forma, faz-se necessário uma presença maior das entidades públicas e de ações rotineiras para tornar essa realidade possível.
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