INVESTIGAÇÃO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA, CEARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97085

Palavras-chave:

Impactos ambientais, Ensino, Meio ambiente.

Resumo

Nos últimos anos pode-se perceber grandes impactos ambientais no meio ambiente que proporcionam desequilíbrios ecológicos. Portanto é imprescindível que a sociedade reveja suas atitudes em relação a comportamentos sociais, políticos e econômicos que tem gerado efeitos danosos irreversíveis ao meio ambiente, e repense suas práticas de exploração dos recursos naturais. O presente estudo objetivou investigar as ações pedagógicas voltadas à Educação Ambiental em duas escolas públicas do município de Caucaia, Ceará. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica com abordagem quali-quantitativa e descritiva. Os procedimentos técnicos incluíram levantamento e análise documental dos PPPs. A investigação das ações pedagógicas nas escolas foi realizada por meio de dois questionários semiestruturados aplicados via Google Forms, um para gestores escolares e outro para docentes do Ensino Fundamental anos finais (6º ao 9º ano). Contatou-se que a Escola B apresenta maior comprometimento e maior preocupação para com as ações ambientais, possivelmente, devido à sua localização, trata-se de uma área de maior contato com a natureza. Em ambas as escolas os gestores se mostraram cientes de seus papéis e importância e os professores demonstraram que dentro de suas possibilidades estão buscando realizar atividades de cunho ambiental. Entretanto, ainda é possível perceber que ambas as escolas enfrentam dificuldades em tornar as ações ambientais parte da rotina efetiva da escola. Dessa forma, faz-se necessário uma presença maior das entidades públicas e de ações rotineiras para tornar essa realidade possível.

Biografia do Autor

Silvana Abreu de Morais, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará

Graduada em Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Josiany Costa de Souza, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará

Graduada em Ciências Biológicas, Mestra em Tecnologia e Gestão Ambiental, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Francisco Robson Figueiredo da Costa, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará

Graduado em Ciências Biológicas, Mestre em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará

Graduada em Ciências Biológicas, Mestra em Microbiologia Médica, Doutora em Engenharia Civil, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Francisca Robervânia Soares dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco

Mestra em Biologia de Fungos, Graduada em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

de Morais, S. A., Souza, J. C. de, da Costa, F. R. F., Pantoja, L. D. M., & Santos, F. R. S. dos. (2024). INVESTIGAÇÃO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA, CEARÁ. Divers@!, 17(2), 271–289. https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97085