CONHECENDO OS DEUSES INDÍGENAS E SUAS RELAÇÕES COM A NATUREZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97098

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Leitura e Escrita, Interdisciplinaridade.

Resumo

Esta pesquisa relata uma atividade realizada no ano de 2024 em uma escola pública municipal de Fortaleza – CE, como uma estratégia para o ensino e aprendizagem, a partir de uma aula de Ciências da Natureza, numa perspectiva interdisciplinar, com o objetivo de estimular a leitura e o conhecimento sobre os deuses indígenas brasileiros e suas relações com a natureza. Participaram da atividade estudantes do 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental e a professora ministrante da disciplina. Apresenta uma abordagem qualitativa com 4 (quatro) momentos metodológicos: (1) planejamento da atividade; (2) exibição de um vídeo sobre a temática; (3) distribuição dos textos para os estudantes e (4) avaliação através do material elaborado. Os estudantes conseguiram se expressar através da leitura, da escrita e dos desenhos. Verificou-se que é possível fazer nas aulas de Ciências uma integração com outras disciplinas, como a Língua Portuguesa e as Artes, bem como complementar as Unidades Temáticas com os Temas Contemporâneos Transversais, incluindo a Educação Ambiental, no intuito de possibilitar uma ação pedagógica que auxilie os estudantes na compreensão dos conteúdos.

Biografia do Autor

Márcia Fernandes de Farias, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), Polo Universidade Federal do Ceará (UFC), Professora de Ciências do Ensino Fundamental (Anos Finais) da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME-Fortaleza)

Erika Freitas Mota, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará

Doutora em Bioquímica, Professora do Departamento de Biologia da UFC e dos Programas de Pós Graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade (PPGSIS/UFC) e Programas de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino - Pólo RENOEN-UFC e de Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC), Tutora do Programa de Educação Tutorial da Biologia (PET Biologia/UFC)

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Farias, M. F. de, & Mota, E. F. (2024). CONHECENDO OS DEUSES INDÍGENAS E SUAS RELAÇÕES COM A NATUREZA. Divers@!, 17(2), 321–331. https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97098