CONHECENDO OS DEUSES INDÍGENAS E SUAS RELAÇÕES COM A NATUREZA
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97098Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Leitura e Escrita, Interdisciplinaridade.Resumo
Esta pesquisa relata uma atividade realizada no ano de 2024 em uma escola pública municipal de Fortaleza – CE, como uma estratégia para o ensino e aprendizagem, a partir de uma aula de Ciências da Natureza, numa perspectiva interdisciplinar, com o objetivo de estimular a leitura e o conhecimento sobre os deuses indígenas brasileiros e suas relações com a natureza. Participaram da atividade estudantes do 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental e a professora ministrante da disciplina. Apresenta uma abordagem qualitativa com 4 (quatro) momentos metodológicos: (1) planejamento da atividade; (2) exibição de um vídeo sobre a temática; (3) distribuição dos textos para os estudantes e (4) avaliação através do material elaborado. Os estudantes conseguiram se expressar através da leitura, da escrita e dos desenhos. Verificou-se que é possível fazer nas aulas de Ciências uma integração com outras disciplinas, como a Língua Portuguesa e as Artes, bem como complementar as Unidades Temáticas com os Temas Contemporâneos Transversais, incluindo a Educação Ambiental, no intuito de possibilitar uma ação pedagógica que auxilie os estudantes na compreensão dos conteúdos.
Referências
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria da Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
BRASIL. Ministério da Educação. Temas contemporâneos transversais na BNCC – Contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: MEC/SEB, 2019.
CABRAL, D. C. Tupã, Jaci, Guaraci… divindades da mitologia indígena brasileira. Revista Xapuri – Socioambiental, 2024. Disponível em: https://xapuri.info/tupa-jaci-guaraci-divindades-da-mitologia-indigena/
CEARÁ. Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Documento Curricular Referencial do Ceará: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/ sites/37/2020/02/DCRC_2019_OFICIAL.pdf
DELL’ISOLA, R. L. Inferência na leitura. In: FRADE, I. C. A. S.; VAL, M. G. C.; BREGUNCI, M. G. C. (org.). Glossário Ceale: Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/inferencia-na-leitura
DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1997.
FARIAS, M. F. de.; SONAGLIO, K. E. Perspectivas Multi, Pluri, Inter e Transdisciplinar no turismo. Revista Iberoamericana de Turismo – RITUR, Penedo, v. 3, n. 1, p. 71-85, 2013.
FAZENDA, I. (org). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
FREIRE, L. Povos indígenas e sua relação com a natureza. Canal Sustentabilidade no Ar, 2024. Disponível em: https://sustentabilidadenoar.com.br/povos-indigenas-e-sua-relacao-com-a-natureza/
GEWANDSZNAJDER, F.; PACCA, H. Teláris Essencial: Ciências: 6º ano. São Paulo: Ática, 2022.
GUESSE, E. B. Da oralidade à escrita: os mitos e a literatura indígena no Brasil. UNESP – Faculdade de Ciências e Letras – Campus Araraquara, Anais do SILEL, v. 2, n. 2, Uberlândia: EDUFU, p. 1-11, 2011. Disponível em: https://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/silel2011/130.pdf
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e Patologia do Saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
JAPIASSU, H. O Sonho Transdisciplinar e as razões da Filosofia. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.
LUSTOSA, R. M. R.; AMARAL, M. D.; ARAÚJO, M. F. S. Documento Curricular Referencial de Fortaleza - DCRFor: incluir, educar e transformar, v. 5 (Ciências da Natureza). Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2024. Disponível em: https://dcrfor.sme.fortaleza.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9:confira-os-livros-digitais-das-novas-diretrizes-curriculares-da-educacao-de-fortaleza&catid=9&Itemid=101
ROSA, T. L. do N.; DUARTE, T. O.; ALVES, A. C. T. A utilização da estratégia de ensino grupo de verbalização e grupo de observação. In: LEÃO, M. F.; DUTRA, M. M.; ALVES, A. C. T. (Orgs.). Estratégias didáticas voltadas para o ensino de Ciências: experiências pedagógicas na formação inicial de professores. Uberlândia: Edibrás, 2018. p. 37-47. Disponível em: https://cfs.ifmt.edu.br/media/filer_public/2d/7b/2d7b4767-f4c2-4c7d-8655-43c72ca86d20/livro_estrategias_didaticas_voltadas_para_o_ensino_de_ciencias.pdf
SALES, A. Mitologia brasileira: deuses e mitos da cultura indígena do Brasil. Segredos do Mundo, 2020. Disponível em: https://segredosdomundo.r7.com/mitologia-brasileira-deuses-e-lendas/
SILVEIRA JÚNIOR, C.; MAIA, G. C. F.; ROSA, A. D. R. A. Leituras no Ensino das Ciências. Belo Horizonte: KMA, 2021. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/wp-content/uploads/2022/06/E-book-Leituras-no-Ensino-das-Ciencias-FAE-UFMG.pdf
VALE, R. Aprendendo com leituras e textos: uma estratégia pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 509-520, 25 ago. 2020.
VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Divers@!
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais (copyright)
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.