SESSÃO-PIPOCA COMO TÁTICA DE ENSINO NAS AULAS DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97108

Palavras-chave:

Colapso climático, Filmes, Ficção científica, Realidade, Educação ambiental, Estágio docência.

Resumo

O presente artigo parte de nossas vivências e experiências na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino das Ciências Naturais I, ministrada no primeiro semestre do ano de 2023, em duas turmas no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso. A referida disciplina contou com a prática pedagógica com o filme “O Dia Depois de Amanhã -ICE” de 2011, com o objetivo de ampliar a discussão na educação ambiental e o colapso climático. Promovendo aos estudantes vivenciarem diferentes momentos e práticas didáticas no ensino de Ciências. Partindo de uma abordagem fenomenológica, propondo uma reflexão sobre as semelhanças entre a ficção e a realidade.

Biografia do Autor

Lidiane Gil Becker, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso

Graduada em Ciências Biológicas, Mestra em Educação, Doutoranda em Educação (PPGE-IE), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Tatiani do Carmo Nardi, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso

Graduada em Pedagogia pela UFMT e Mestra em Educação PPGE-UFMT

Giseli Dalla-Nora, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso

Graduada e Mestra em Geografia, Doutora em Educação, Professora do POSGEO/ PPGHIS/ UFMT

Referências

BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 59. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015a.

FREIRE, P. À sombra desta mangueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015b.

GOMES, G.; JABER, M.; SILVA, R. O diálogo do ensino de ciência da natureza e da educação ambiental, um olhar sobre as mudanças ambientais globais. In: SATO, Michèle; GOMES, Giselly; SILVA, Regina (Orgs.). Escola, comunidade e educação ambiental: reinventando sonhos, construindo esperanças. Cuiabá: Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT), 2013. Disponível em: http://gpeaufmt.blogspot.com.br/2013/05/escolacomunidade-e-educacao-ambiental.html

INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE – IPCC. Climate Change 2021: The Physical Science Basis. 09 ago. 2021. Disponível em: https://www.ipcc.ch/report/ar6/wg1/downloads/report/IPCC_AR6_WGI_Full_Report.pdf

LEÃO, M. F.; OLIVEIRA, E. C.; PINO, J. C. Utilização do filme Sherlock Holmes como estratégia de ensino em aulas de química analítica. Revista Tecnologias na Educação, v. 14, p. 1-12, 2016.

MOREIRA, D. A. O Método Fenomenológico na Pesquisa. São Paulo: Thompson Pioneira, 2002.

O DIA DEPOIS DE AMANHÃ-ICE. Direção: Nick Copus. Reino Unido 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PPvn-uh5xFE

PASSOS, L. A.; SATO, M. De asas de jacarés e rabos de borboletas à construção fenomenológica de uma canoa. In: SATO, M.; CARVALHO, I. Educação Ambiental: Pesquisa e Desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 213-230.

SANTOS, D.; SATO, M.; GOMES, G.; MARTINE, R. Colapso climático no olho do furacão. In: WERNER, I.; SATO, M.; SANTOS, D. (Orgs.) Relatório Estadual no. 5, 2019 do Fórum de Direitos Humanos e da Terra. Cuiabá: Fórum dos Direitos Humanos e da Terra & Associação Antônio Vieira, p. 90-96, 2019.

SATO, M. Cartografia do imaginário no mundo da pesquisa. ABÍLIO, F. (Org.) Educação ambiental para o semiárido. João Pessoa: Ed UFPB, 2011, p. 539- 569.

SATO, M. Aurora e Crepúsculo do Capitaloceno. In: SATO, M.; DALLA NORA, G. Turbilhão de ventanias e farrapos, entre brisas e esperançares. Editora Sustentável, 2021. p. 9-17. Disponível em: https://editorasustentavel.com.br/turbilhao-de-ventanias-e-farrapos-entre-brisas-e-esperancares/

SATO, M. É possível ter esperanças na colapsologia. In: Actas del Congreso Internacional de la SIPS 2021 y del XXXIII Seminario lnteruniversitario de Pedagogía Social. p. 101-111. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/365609222_Actas_Congreso_SIPS_2021_Educacion_Ambiental_y_Cultura_de_la_Sostenibilidad

SATO, M. Guia de Estudos em Ciências Naturais. Cuiabá, UFMT, 2023. Disponível em: https://gpeaufmt.blogspot.com/p/pedagogia.html

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

Gil Becker, L., Nardi, T. do C., & Dalla-Nora, G. (2024). SESSÃO-PIPOCA COMO TÁTICA DE ENSINO NAS AULAS DE CIÊNCIAS. Divers@!, 17(2), 350–358. https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97108