SESSÃO-PIPOCA COMO TÁTICA DE ENSINO NAS AULAS DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97108Palavras-chave:
Colapso climático, Filmes, Ficção científica, Realidade, Educação ambiental, Estágio docência.Resumo
O presente artigo parte de nossas vivências e experiências na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino das Ciências Naturais I, ministrada no primeiro semestre do ano de 2023, em duas turmas no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso. A referida disciplina contou com a prática pedagógica com o filme “O Dia Depois de Amanhã -ICE” de 2011, com o objetivo de ampliar a discussão na educação ambiental e o colapso climático. Promovendo aos estudantes vivenciarem diferentes momentos e práticas didáticas no ensino de Ciências. Partindo de uma abordagem fenomenológica, propondo uma reflexão sobre as semelhanças entre a ficção e a realidade.
Referências
BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 59. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015a.
FREIRE, P. À sombra desta mangueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015b.
GOMES, G.; JABER, M.; SILVA, R. O diálogo do ensino de ciência da natureza e da educação ambiental, um olhar sobre as mudanças ambientais globais. In: SATO, Michèle; GOMES, Giselly; SILVA, Regina (Orgs.). Escola, comunidade e educação ambiental: reinventando sonhos, construindo esperanças. Cuiabá: Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT), 2013. Disponível em: http://gpeaufmt.blogspot.com.br/2013/05/escolacomunidade-e-educacao-ambiental.html
INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE – IPCC. Climate Change 2021: The Physical Science Basis. 09 ago. 2021. Disponível em: https://www.ipcc.ch/report/ar6/wg1/downloads/report/IPCC_AR6_WGI_Full_Report.pdf
LEÃO, M. F.; OLIVEIRA, E. C.; PINO, J. C. Utilização do filme Sherlock Holmes como estratégia de ensino em aulas de química analítica. Revista Tecnologias na Educação, v. 14, p. 1-12, 2016.
MOREIRA, D. A. O Método Fenomenológico na Pesquisa. São Paulo: Thompson Pioneira, 2002.
O DIA DEPOIS DE AMANHÃ-ICE. Direção: Nick Copus. Reino Unido 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PPvn-uh5xFE
PASSOS, L. A.; SATO, M. De asas de jacarés e rabos de borboletas à construção fenomenológica de uma canoa. In: SATO, M.; CARVALHO, I. Educação Ambiental: Pesquisa e Desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 213-230.
SANTOS, D.; SATO, M.; GOMES, G.; MARTINE, R. Colapso climático no olho do furacão. In: WERNER, I.; SATO, M.; SANTOS, D. (Orgs.) Relatório Estadual no. 5, 2019 do Fórum de Direitos Humanos e da Terra. Cuiabá: Fórum dos Direitos Humanos e da Terra & Associação Antônio Vieira, p. 90-96, 2019.
SATO, M. Cartografia do imaginário no mundo da pesquisa. ABÍLIO, F. (Org.) Educação ambiental para o semiárido. João Pessoa: Ed UFPB, 2011, p. 539- 569.
SATO, M. Aurora e Crepúsculo do Capitaloceno. In: SATO, M.; DALLA NORA, G. Turbilhão de ventanias e farrapos, entre brisas e esperançares. Editora Sustentável, 2021. p. 9-17. Disponível em: https://editorasustentavel.com.br/turbilhao-de-ventanias-e-farrapos-entre-brisas-e-esperancares/
SATO, M. É possível ter esperanças na colapsologia. In: Actas del Congreso Internacional de la SIPS 2021 y del XXXIII Seminario lnteruniversitario de Pedagogía Social. p. 101-111. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/365609222_Actas_Congreso_SIPS_2021_Educacion_Ambiental_y_Cultura_de_la_Sostenibilidad
SATO, M. Guia de Estudos em Ciências Naturais. Cuiabá, UFMT, 2023. Disponível em: https://gpeaufmt.blogspot.com/p/pedagogia.html
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Divers@!

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais (copyright)
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.