AVALIAÇÃO DO USO DA TEMÁTICA BIODIESEL NO ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS DOS ENSINOS MÉDIO E FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97093Palavras-chave:
biodiesel; ensino de química; experimentação.Resumo
O estudo de temas de interesse para a sociedade nas aulas de Química é estratégico, pois permite que os alunos compreendam melhor a relação entre os conceitos teóricos e práticos. Por exemplo, o tema biodiesel pode ser utilizado para abordar os processos da química aliados às questões ambientais e sociais. Dessa forma, a presente revisão bibliográfica buscou avaliar os efeitos da introdução do tema biodiesel no ensino de Química de algumas escolas do Ensino Médio. O material bibliográfico foi acessado nas plataformas Google Acadêmico e Periódicos da Capes. Os resultados destacaram os benefícios de se trabalhar o assunto biodiesel em sala de aula com o aumento na compreensão de alguns conceitos químicos, como, por exemplo, a reação de transesterificação; o que resultou no aumento do interesse dos alunos pelo aprendizado e desempenho acadêmico. Isso pode ser associado, provavelmente, a curiosidade do aluno com o mundo que o cerca.
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