MEDIAÇÃO DE TEMAS CONTROVERSOS PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97060Palavras-chave:
Temáticas, Questões socioambientais, Surgimento de pandemias.Resumo
A educação Ambiental é uma temática de grande relevância para a sociedade, pois possibilita a reflexão diante das mudanças ambientais ocorridas nas últimas décadas, por isso é cada vez mais perceptível a necessidade de aprimorar os saberes relacionados aos problemas que afetam o meio ambiente. Para isso, a educação passa a ser uma forte aliada no processo de construção de uma visão consciente, surgindo a necessidade de fomentar ações ambientais nas aulas de ciências. Assim, podemos destacar a utilização de temas controversos, que tratam de polêmicas e problemáticas relacionadas com ciência, sociedade e o ambiente, possibilitando a discussão de questões ambientais, como por exemplo, a prática das queimadas. Logo, o trabalho teve como objetivo analisar se o uso de temas controversos sobre a questão ambiental e o surgimento de pandemias contribui para a prática da educação ambiental, a partir do desenvolvimento de ações na escola que envolvem a temática queimadas. A pesquisa foi realizada em uma escola de educação básica da cidade de Brejo Santo- CE, com uma turma de 7° ano, a análise dos dados divide-se em subtópicos; Análise dos Cartazes produzidos e Análise do questionário, tendo como referencial de análise Bakhtin, quanto aos discursos produzidos pelos estudantes. Com o estudo dos dados conclui-se que a utilização dos temas controversos para a promoção da educação ambiental no ensino ciências, atua de forma positiva, oportunizando o aluno a dialogar com temáticas que envolvem as questões ambientais e o surgimento de pandemias, contribuindo em mudanças atitudinais.
Referências
Referências
ALMEIDA, S. H. S.; PADILHA, S. J. Reflexões sobre comunicação e interação: (Re)leituras bakhtinianas. Revista Diálogos, v. 3, n. 2, p. 107–119, 2016.
ANDRADE, T. S; SILVA, E. L. Dialogismo e apropriação de aspectos enunciativos por meio da produção de contos na formação de Professoras de Química. Quím. nova esc., v.. 43, n. 1, p. 62-73, fev., 2021.
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BORBA, E. S. Conhecimentos prévios inseridos na metodologia docente como ferramenta de construção do conhecimento de ciências pelos alunos do fundamental II. João Pessoa, 2016. Disponível em: http://www.ccen.ufpb.br/cccb/contents/monografias/2016/elisangela-dos-santos-borba.pdf
BRUMATI, K. C. A educação ambiental no ensino em ciências. 2011. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.
FERNANDES, T. A.; SOUZA, R. Sequência didática como prática de ensino-aprendizagem. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Paraná, 2016. produções didático pedagógicas. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_port_unicentro_terezinhaaparecidafernandes.pdf
FORTES, I. B; DIAS, J. M. M. Importância da educação ambiental para a conscientização das populações no entorno de unidades de conservação: O caso do parque nacional da restinga de Jurubatiba. Revbea, São Paulo, 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17º.ed. Rio de Janeiro,Paz e Terra.1987.
GIACOMETTI, Kerly de. Ações antrópicas e impactos ambientais: Industrialização e Globalização.UNINTER,2018. Disponível em: https://repositorio.uninter.com/handle/1/108. Acesso em: 12 out. 2023.
GUERRA, A. F. S.; GUIMARÃES, M. Educação Ambiental no contexto Escolar: Questões levantadas no GDP. Pesquisa em Educação ambiental, v. 2, n. 1, p. 155-166, 2007.
GREGÓRIO, A.; MOREIRA, A. O. R. Temas controversos e educação ambiental: contribuições de um processo formativo. Revista Sergipana de Educação Ambiental/REVISEA, v. 8, n. 2, 2021.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica.8. ed. São Paulo: Atlas, 2022.
MELO, M. R.; ANDRADE, T. S. Temas controversos na educação: Relações entre questões ambientais e surgimento de pandemias. Periferia, v. 16, n. 1, p. e75629, 2024.
SCHIZZI, B.; BOER, N. Temas controversos de natureza socioambiental e científica no entendimento de estudantes universitários: aquecimento global, equilíbrio ambiental e sustentabilidade. Disciplinarum Scientia / Naturais e Tecnológicas, v. 16, n. 3, p. 413–431, 2015.
TAMAIO, I.; GOMES, G. WILLMS, E. E. Processos Formativos em educação ambiental com foco na crise climática: algumas vivências. Ciência Geográfica, v. 24, n. 4, jan./dez. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Divers@!

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais (copyright)
A Revista Divers@! é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Divers@! no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.

