MEDIAÇÃO DE TEMAS CONTROVERSOS PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97060Palavras-chave:
Temáticas, Questões socioambientais, Surgimento de pandemias.Resumo
A educação Ambiental é uma temática de grande relevância para a sociedade, pois possibilita a reflexão diante das mudanças ambientais ocorridas nas últimas décadas, por isso é cada vez mais perceptível a necessidade de aprimorar os saberes relacionados aos problemas que afetam o meio ambiente. Para isso, a educação passa a ser uma forte aliada no processo de construção de uma visão consciente, surgindo a necessidade de fomentar ações ambientais nas aulas de ciências. Assim, podemos destacar a utilização de temas controversos, que tratam de polêmicas e problemáticas relacionadas com ciência, sociedade e o ambiente, possibilitando a discussão de questões ambientais, como por exemplo, a prática das queimadas. Logo, o trabalho teve como objetivo analisar se o uso de temas controversos sobre a questão ambiental e o surgimento de pandemias contribui para a prática da educação ambiental, a partir do desenvolvimento de ações na escola que envolvem a temática queimadas. A pesquisa foi realizada em uma escola de educação básica da cidade de Brejo Santo- CE, com uma turma de 7° ano, a análise dos dados divide-se em subtópicos; Análise dos Cartazes produzidos e Análise do questionário, tendo como referencial de análise Bakhtin, quanto aos discursos produzidos pelos estudantes. Com o estudo dos dados conclui-se que a utilização dos temas controversos para a promoção da educação ambiental no ensino ciências, atua de forma positiva, oportunizando o aluno a dialogar com temáticas que envolvem as questões ambientais e o surgimento de pandemias, contribuindo em mudanças atitudinais.
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