NOS CAMINHOS DA MATA ATLÂNTICA

TECENDO POSSIBILIDADES DE PENSAR A TEMÁTICA AMBIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97038

Palavras-chave:

ensino de ciências, projetos de trabalho, integralidade, educação ambiental.

Resumo

O ensino de Ciências da Natureza desempenha um papel de suma importância nos anos iniciais do ensino fundamental, permitindo que os estudantes descubram, discutam e se aprofundem sobre temas e conhecimentos fundamentais no que tange o mundo natural, incluindo a temática ambiental. Isso é possível devido à promoção do desenvolvimento de habilidades de observação, investigação e pensamento crítico em relação às ciências, dialogando com uma perspectiva de integralidade como formação contínua do indivíduo e sua representatividade social. Nesse processo, a Educação Ambiental deve ser trabalhada de forma integrada, dialógica e contextualizada. Nosso artigo tem o objetivo de apresentar o Projeto Mata Atlântica com estudantes do CAp-UERJ, desenvolvido ao longo do ano de escolaridade em questão. Metodologicamente, produzimos um estudo bibliográfico sobre Educação Ambiental, fazendo interlocuções com autores que nos inspiram a pensar nesta proposta educativa. Descreveremos nossas ações no projeto, bem como o compartilhamento de práticas desenvolvidas com nossas turmas, propondo uma reflexão sobre as aprendizagens relevantes - no sentido de permeadas por significações pertinentes - para os estudantes e para nossa prática docente, que compreende conhecimento como construção curricular ininterrupta de sentidos. Como resultados, acreditamos que - com uma escuta ativa, atividades que valorizem suas descobertas e múltiplos momentos de discussões - foi possível colaborar para a construção de uma consciência ecológica dos estudantes, permitindo que eles possam compreender a importância da biodiversidade da Mata Atlântica, auxiliando em sua preservação.

Biografia do Autor

Ana Lucia Gomes de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), Coordenadora de Projeto de Extensão, Projeto Faperj e Prodocência, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Camila Costa Gigante, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Thays Marcely França do Nascimento Andrade, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro

Professora dos anos iniciais no CAp-UERJ, Mestranda do Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB/UERJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Souza, A. L. G. de, Gigante, C. C., & Andrade, T. M. F. do N. (2024). NOS CAMINHOS DA MATA ATLÂNTICA: TECENDO POSSIBILIDADES DE PENSAR A TEMÁTICA AMBIENTAL. Divers@!, 17(2), 440–454. https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97038