NOS CAMINHOS DA MATA ATLÂNTICA
TECENDO POSSIBILIDADES DE PENSAR A TEMÁTICA AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97038Palavras-chave:
ensino de ciências, projetos de trabalho, integralidade, educação ambiental.Resumo
O ensino de Ciências da Natureza desempenha um papel de suma importância nos anos iniciais do ensino fundamental, permitindo que os estudantes descubram, discutam e se aprofundem sobre temas e conhecimentos fundamentais no que tange o mundo natural, incluindo a temática ambiental. Isso é possível devido à promoção do desenvolvimento de habilidades de observação, investigação e pensamento crítico em relação às ciências, dialogando com uma perspectiva de integralidade como formação contínua do indivíduo e sua representatividade social. Nesse processo, a Educação Ambiental deve ser trabalhada de forma integrada, dialógica e contextualizada. Nosso artigo tem o objetivo de apresentar o Projeto Mata Atlântica com estudantes do CAp-UERJ, desenvolvido ao longo do ano de escolaridade em questão. Metodologicamente, produzimos um estudo bibliográfico sobre Educação Ambiental, fazendo interlocuções com autores que nos inspiram a pensar nesta proposta educativa. Descreveremos nossas ações no projeto, bem como o compartilhamento de práticas desenvolvidas com nossas turmas, propondo uma reflexão sobre as aprendizagens relevantes - no sentido de permeadas por significações pertinentes - para os estudantes e para nossa prática docente, que compreende conhecimento como construção curricular ininterrupta de sentidos. Como resultados, acreditamos que - com uma escuta ativa, atividades que valorizem suas descobertas e múltiplos momentos de discussões - foi possível colaborar para a construção de uma consciência ecológica dos estudantes, permitindo que eles possam compreender a importância da biodiversidade da Mata Atlântica, auxiliando em sua preservação.
Referências
BADINI, J. Herbário: manejo de coleções e processos de documentação. Dissertação (Mestrado em Botânica), Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 1994.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União Brasília, DF, p. 1, 28 abr. 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente, saúde / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: 128p. 1997.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 set. 1981.
FELIZARDO, C. T; PORTO, M. B. D. S. M. Educação Ambiental Crítica na Escola: Contribuições da Pedagogia Freireana. In: JÚNIOR, M. A. G; PORTO, M. B. D. S. M. (Org.). Experiências Críticas de Ensino na Educação Básica, Educação Sexual, Questões Étnico-raciais, Inclusivas e Ambientais. Goiânia, p.99-110, 2022. Disponível em: http://www.ppgeb.cap.uerj.br/wp-content/uploads/2023/05/Educacao-basica-em-pesquisa-Vol.-3.pdf
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Educação e Mudança. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1979.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. São Paulo: Editora paz e Terra, 1968.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
GIGANTE, C. A educação integral na base nacional comum curricular. 173 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
LOUREIRO, C. F. B. Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1207-1226, dez. 2005.
MENEZES, G. D. O.; MIRANDA, M. A. M. O lugar da educação ambiental na nova Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio. Revista Educação Ambiental em Ação, n. 75, 2021.
SILVA, M. B.; SASSERON, L. H. Alfabetização Científica e domínios do conhecimento científico: Proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a Transformação Social. ENSAIO • Pesquisa em Educação em Ciências, v. 23, p. 1-20, 10 nov., 2021.
SOUZA, A. L. G. O estilo da escrita que se constitui em dialogia com o outro. In: MOTTA, F. M. N.; SOUZA, A. L. G. (Org.). Tem Heterociência na Baixada: produções bakhtinianas em territórios fluminenses. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.
SOUZA, C. R. C.; NÁPOLIS, P. M. M.; NETO, J. M. M. Abordagens educacionais entre ciências da natureza e ciências ambientais: revisão de literatura. Caderno Pedagógico, v. 21, n. 6, 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Divers@!

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais (copyright)
A Revista Divers@! é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Divers@! no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.

