UM UM ESTUDO DE CASO SOBRE O MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL PROF. DIAS DA ROCHA
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE HISTÓRIA E BIOLOGIA, PRESERVAÇÃO E EDUCAÇÃO MUSEAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.96892Palavras-chave:
Museologia, Divulgação científica, Educação interdisciplinar.Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar a interdisciplinaridade entre História e Biologia, através do projeto de extensão CrateúsComCiência, com foco no Museu de História Natural Prof. Dias da Rocha (MHNCE). A pesquisa utiliza uma abordagem metodológica qualitativa, unindode análise bibliográfica e pesquisa exploratória de campo, e inclui um relato de experiência durante a celebração do quinto aniversário do museu. O artigo descreve o MHNCE, localizado no campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Pacoti/CE, destacando sua origem e papel na preservação da biodiversidade e na educação museal. A pesquisa também analisa a evolução dos museus de história natural e sua função na preservação do patrimônio cultural e científico e na difusão da educação museal, atuando como um centro de pesquisa, conservação e educação. O relato de experiência imersiva, portanto, revela as atividades educativas e exposições realizadas durante o aniversário do museu, evidenciando a participação dos bolsistas em atividades práticas e educativas.
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