v. 12 (2018)

					Visualizar v. 12 (2018)
Publicado: 2018-01-31

Artigos

  • n. 25 - CONDIÇÕES MATERIAIS E ESTRUTURAIS DAS ESCOLAS BRASILEIRAS: UM RETRATO

    Gabriela Schneider
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.64012
  • n. 24 - A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO DISCURSO NEOLIBERAL DA LIBERDADE E DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

    Geraldo Balduino Horn, Alexsander Machado
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.61057
  • n. 23 - SUBSÍDIOS TEÓRICOS PARA ESTUDOS SOBRE IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NAS REDES/ESCOLAS MUNICIPAIS NO BRASIL

    Eudes Oliveira Cunha, Lys Maria Vinhaes Dantas, Robert Evan Verhine
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.60682
  • n. 22 - A RAZÃO PEDAGÓGICA DAS ATIVIDADES DA DIRETORA DE CMEI DO MUNICÍPIO DE CURITIBA E A SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE DO ATENDIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Danieli D' Aguiar Cruzetta
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.60518
  • n. 21 - O CONSELHO ESCOLAR NA REALIDADE DE SÃO RAIMUNDO NONATO – PIAUÍ: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL

    Givanildo da Silva, Juliária Pereira Magalhães
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.60451
  • n. 20 - OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA REVOLUCIONÁRIA

    Jemina de Araújo Moraes Andrade, Alexandre Adalberto Pereira, Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59643
  • n. 19 - DEMANDAS DE VALORIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: RELATOS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    José Rubens Lima Jardilino, Ana Maria Mendes Sampaio
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59567
  • n. 18 - A APRENDIZAGEM ENQUANTO OBJETO DE ESTUDO

    Claudete Teresinha Junges
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59408
  • n. 17 - 30 ANOS DO PRINCÍPIO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO: O QUE TEMOS PARA CELEBRAR?

    Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Jarbas Dametto
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59310
  • n. 16 - A ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS: EXPLORANDO ALGUNS DESAFIOS DA SUA UTILIZAÇÃO NO CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL

    Jefferson Mainardes
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59217
  • n. 15 - APONTAMENTOS SOBRE O CONCEITO DE DEMOCRACIA EM JOSEPH H. SCHUMPETER E JÜRGEN HABERMAS

    Kelly Letícia Sakata, Michelle Fernandes Lima
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59183
  • n. 14 - POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO: A BONIFICAÇÃO NA REDE DE ENSINO ESTADUAL DO ACRE

    Pelegrino Santos Verçosa, Marcos Edgar Bassi
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59063
  • n. 13 - TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO E PROFISSIONAIS DOS DIRETORES DE ESCOLAS MUNICIPAIS: RESPOSTAS DECLARADAS AO QUESTIONÁRIO CONTEXTUAL DA PROVA BRASIL (2015)

    Angela Maria Martins, Cristiane Machado, Maria Helena Bravo
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.58910
  • n. 12 - A ESCOLA PREPARATÓRIA DA UFABC – POLÍTICA DE EXTENSÃO PERMANENTE PARA O INGRESSO DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA NO ENSINO SUPERIOR

    Felipe Pinto Simão, Amanda Santos Pardinho
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.58681
  • n. 11 - SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: ENTRE RASTROS, AVANÇOS E RETROCESSOS

    Paulo Augusto Tamanini, Maria do Socorro Souza
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.58656
  • n. 10 - POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: REPERCUSSÕES SOBRE A SUA CONTRIBUIÇÃO

    Juliana Cavalcanti Macedo, Ana de Fátima Sousa Abranches
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.58615
  • n.9 - A VIVÊNCIA EM UMA PRÉ-ESCOLA E AS EXPECTATIVAS QUANTO AO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A ÓTICA DAS CRIANÇAS

    Bianca Correa, Lorenzza Bucci, Lorenzza Bucci
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.57964
  • n. 8 - DIRETORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO RIO GRANDE DO SUL: UM RETRATO POSSÍVEL

    Juliana Hass Massena, Maria Beatriz Luce
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.58595
  • n. 7 - A QUALIDADE EDUCACIONAL EM TEMPOS DE IDEB NOS PLANOS DE EDUCAÇÃO E NA OPINIÃO DOS PROFESSORES

    Edson Ferreira Alves, Lúcia Maria de Assis
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.56421
  • n. 6 - ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA EM REALIDADES DIVERSAS NO CONTEXTO BRASILEIRO

    Inalda Maria dos Santos, Giovana Tenório da Silva, Jésica do Carmo Silva
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.55758
  • n. 5 - A MÚSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL APÓS A PROMULGAÇÃO DA LEI Nº 11.769/08

    Jussara Cristina Barboza Tortella, Vivian Annicchini Forner
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.57528
  • n. 4 - PROFISSIONALIDADE DOCENTE NO BREVE PNE: FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO

    Edite Maria Sudbrack, Camila Soares dos Santos, Arnaldo Nogaro
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.56378
  • n. 3 - AS POLÍTICAS DE TESTAGEM E RESPONSABILIZAÇÃO E OS NOVOS MODOS DE GERÊNCIA DO TRABALHO EDUCATIVO

    Abelardo Bento Araújo
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.57286
  • n. 2 - REFLEXÕES SOBRE A EXPANSÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO

    Sandra Lúcia Ferreira, Andrea de Andrade, Fernanda Evelin Camarço de Souza
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.56622
  • n. 1 - FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA COMO FATOR DE VALORIZAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

    Cassiana Kusznerik, Marisa Schneckenberg
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.55532