n. 3 - AS POLÍTICAS DE TESTAGEM E RESPONSABILIZAÇÃO E OS NOVOS MODOS DE GERÊNCIA DO TRABALHO EDUCATIVO

Abelardo Bento Araújo

Resumo


Tomando por base a obra Morte e vida do grande sistema escolar americano, de Diane Ravitch (2011), analisa-se neste artigo o papel que as políticas de monitoramento da qualidade da educação atribuem ao gestor escolar e como valorizam determinado tipo de administração escolar e educacional. Destacam-se trechos em que Ravitch se refere à escolha, contratação, não contratação e demissão de gestores educacionais nos Estados Unidos. Tendo consciência dos limites da generalização e das peculiaridades da realidade brasileira, os casos descritos pela autora permitem refletir sobre as consequências da adoção, no Brasil, de políticas com a mesma orientação daquelas analisadas por Ravitch (2011).

 


Palavras-chave


Qualidade da educação; Administração escolar; Trabalho educativo.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v12i0.57286

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Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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