n. 3 - AS POLÍTICAS DE TESTAGEM E RESPONSABILIZAÇÃO E OS NOVOS MODOS DE GERÊNCIA DO TRABALHO EDUCATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.57286

Palavras-chave:

Qualidade da educação, Administração escolar, Trabalho educativo.

Resumo

Tomando por base a obra Morte e vida do grande sistema escolar americano, de Diane Ravitch (2011), analisa-se neste artigo o papel que as políticas de monitoramento da qualidade da educação atribuem ao gestor escolar e como valorizam determinado tipo de administração escolar e educacional. Destacam-se trechos em que Ravitch se refere à escolha, contratação, não contratação e demissão de gestores educacionais nos Estados Unidos. Tendo consciência dos limites da generalização e das peculiaridades da realidade brasileira, os casos descritos pela autora permitem refletir sobre as consequências da adoção, no Brasil, de políticas com a mesma orientação daquelas analisadas por Ravitch (2011).

 

Biografia do Autor

Abelardo Bento Araújo, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pedagogo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Referências

BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. 33. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987.

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. (Tradução: Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves). Rio de Janeiro: Edições Loyola, 2006. 349 p.

HARWELL, et. al. The Effects of Teachers' professional development on student achievement in Community School District #2. ERIC, Washington DC. Abr. 2000. Disponível em: < https://eric.ed.gov/?id=ED445055>. Acesso em 30 out. 2017.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1986.

PARO, Vitor Henrique. Crítica da estrutura da escola. São Paulo: Cortez, 2011.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 17. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2012.

PARO, Vitor Henrique. Diretor escolar: educador ou gerente? São Paulo: Cortez, 2015.

RAVITCH, Diane. Vida e morte do grande sistema educacional americano: como testes padronizados e modelo de mercado ameaçam a educação. Tradução: Marcelo Duarte. Porto Alegre: Sulina, 2011.

TEIXEIRA, Anísio Spinola. Natureza e função da administração escolar. Revista da ANPAE. Salvador-BA: UNB, 1968.

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

Araújo, A. B. (2018). n. 3 - AS POLÍTICAS DE TESTAGEM E RESPONSABILIZAÇÃO E OS NOVOS MODOS DE GERÊNCIA DO TRABALHO EDUCATIVO. Jornal De Políticas Educacionais, 12. https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.57286

Edição

Seção

Artigos