n. 3 - AS POLÍTICAS DE TESTAGEM E RESPONSABILIZAÇÃO E OS NOVOS MODOS DE GERÊNCIA DO TRABALHO EDUCATIVO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.57286

Palabras clave:

Qualidade da educação, Administração escolar, Trabalho educativo.

Resumen

Tomando por base a obra Morte e vida do grande sistema escolar americano, de Diane Ravitch (2011), analisa-se neste artigo o papel que as políticas de monitoramento da qualidade da educação atribuem ao gestor escolar e como valorizam determinado tipo de administração escolar e educacional. Destacam-se trechos em que Ravitch se refere à escolha, contratação, não contratação e demissão de gestores educacionais nos Estados Unidos. Tendo consciência dos limites da generalização e das peculiaridades da realidade brasileira, os casos descritos pela autora permitem refletir sobre as consequências da adoção, no Brasil, de políticas com a mesma orientação daquelas analisadas por Ravitch (2011).

 

Biografía del autor/a

Abelardo Bento Araújo, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pedagogo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Citas

BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. 33. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987.

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. (Tradução: Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves). Rio de Janeiro: Edições Loyola, 2006. 349 p.

HARWELL, et. al. The Effects of Teachers' professional development on student achievement in Community School District #2. ERIC, Washington DC. Abr. 2000. Disponível em: < https://eric.ed.gov/?id=ED445055>. Acesso em 30 out. 2017.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1986.

PARO, Vitor Henrique. Crítica da estrutura da escola. São Paulo: Cortez, 2011.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 17. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2012.

PARO, Vitor Henrique. Diretor escolar: educador ou gerente? São Paulo: Cortez, 2015.

RAVITCH, Diane. Vida e morte do grande sistema educacional americano: como testes padronizados e modelo de mercado ameaçam a educação. Tradução: Marcelo Duarte. Porto Alegre: Sulina, 2011.

TEIXEIRA, Anísio Spinola. Natureza e função da administração escolar. Revista da ANPAE. Salvador-BA: UNB, 1968.

Publicado

2018-02-28

Cómo citar

Araújo, A. B. (2018). n. 3 - AS POLÍTICAS DE TESTAGEM E RESPONSABILIZAÇÃO E OS NOVOS MODOS DE GERÊNCIA DO TRABALHO EDUCATIVO. Jornal De Políticas Educacionais, 12. https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.57286

Número

Sección

Artigos