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n. 8 - DIRETORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO RIO GRANDE DO SUL: UM RETRATO POSSÍVEL

Juliana Hass Massena, Maria Beatriz Luce

Resumo


Este artigo põe foco nos diretores das escolas estaduais do Rio Grande do Sul, apresentando uma síntese dos dados examinados na pesquisa “Gestão Escolar Democrática: elementos para uma política de desenvolvimento profissional para os diretores da rede estadual do Rio Grande do Sul”, que investigou a formação, as condições de trabalho e as práticas de gestão democrática com o objetivo de contribuir com elementos que possam subsidiar a concepção de uma política de desenvolvimento profissional para a gestão escolar democrática. A pesquisa, de cunho exploratório, teve como principal fonte empírica as respostas dadas pelos diretores da rede estadual gaúcha às questões do Questionário do Diretor, por ocasião da aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), em 2015. Os dados consignados pelos próprios os diretores da rede estadual gaúcha possibilitam um retrato multidimensional deste grupo profissional e mostram que os preceitos legais referentes à gestão democrática das escolas estão sendo atendidos. Revela-se  uma configuração francamente favorável de características sociodemográficas, formação e experiência profissional, bem como de aspectos vinculados à gestão e às condições de trabalho, em relativo desalinho com noções apontadas pela crítica às escolas públicas e seus profissionais assim como com algumas alegações do magistério em suas reivindicações. Tal constatação nos remete à importância de futuras pesquisas, qualitativas e aprofundadas, para discutir com os diretores e suas comunidades escolares concepções e práticas de gestão democrática.


Palavras-chave


Gestão Democrática; Desenvolvimento Profissional Docente; Diretor de Escola; Rio Grande do Sul; SAEB

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v12i0.58595