n. 1 - FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA COMO FATOR DE VALORIZAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

Cassiana Kusznerik, Marisa Schneckenberg

Resumo


O trabalho teve como intuito observar a formação inicial e continuada, relacionando-a como um dos fundamentos necessários para a valorização docente. Utilizamos, portanto, a pesquisa bibliográfica como fonte de coleta de dados para nossas inferências, com autores como Scheibe (2010), Grochoska (2016), Fontana e Fávero (2013), Morreti e Masson (2015), Masson e Vaz (2016). Estes problematizam a relevância da formação inicial e continuada dos profissionais de educação, principalmente aqueles que atuam em sala de aula, e o reflexo que a formação apresenta na questão da valorização docente. Realizamos também consulta em alguns dos principais documentos que norteiam a educação nacional, em especial a Política de Formação de Profissionais da Educação, decreto n° 8.752, de 2016, e o Plano Nacional de educação (PNE, 2014-2024), observando seus apontamentos sobre a valorização docente.


Palavras-chave


Formação Inicial e continuada; Valorização Docente; Políticas Públicas

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v12i0.55532

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Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.

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