n. 1 - FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA COMO FATOR DE VALORIZAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.55532Palavras-chave:
Formação Inicial e continuada, Valorização Docente, Políticas PúblicasResumo
O trabalho teve como intuito observar a formação inicial e continuada, relacionando-a como um dos fundamentos necessários para a valorização docente. Utilizamos, portanto, a pesquisa bibliográfica como fonte de coleta de dados para nossas inferências, com autores como Scheibe (2010), Grochoska (2016), Fontana e Fávero (2013), Morreti e Masson (2015), Masson e Vaz (2016). Estes problematizam a relevância da formação inicial e continuada dos profissionais de educação, principalmente aqueles que atuam em sala de aula, e o reflexo que a formação apresenta na questão da valorização docente. Realizamos também consulta em alguns dos principais documentos que norteiam a educação nacional, em especial a Política de Formação de Profissionais da Educação, decreto n° 8.752, de 2016, e o Plano Nacional de educação (PNE, 2014-2024), observando seus apontamentos sobre a valorização docente.
Referências
ASPRELLA, G. La interpelación de lo cotidiano a las políticas educativas (políticas educativas, reformas y vida escolar cotidiana). In: TELLO, C. (Coord. y compilador). Epistemologias de la política educativa: posicionamientos, perspectivas y enfoques. Campinas: Mercado de Letras, 2013.
AZEVEDO, J. M. L. de. Notas sobre a análise da gestão da educação e da qualidade do ensino no contexto das políticas públicas educativas. Revista Brasileira de Política e Administração de Educação, v.27, n.3, p.409-432, set./dez. 2011.
DUARTE, A. W. B.; OLIVEIRA, D. A. Valorização profissional docente nos sistemas de ensino de Minas Gerais e Pernambuco. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v.10, n.17, p.67-97, jul./dez.. 2014.
FELDMANN, M. G. Formação de professores e cotidiano escolar. In:.________. (Org.). Formação de professores e escola na contemporaneidade. São Paulo: SENAC, 2009.
FONTANA, M. J; FÁVERO, A. A. Professor reflexivo: uma integração entre teoria e prática. Revista de educação do Ideau. v.8, n.17, jan./jun. 2013.
GROCHOSKA, Marcia Andreia. Valorização do professor: a trajetória das legislações que regulamentam a carreira dos professores de educação básica no município de São José dos Pinhais. In: Anped Sul, 11., 2016. Curitiba. Anais. Curitiba. 2016. 01-12.
MAINARDES, J.; FERREIRA, M. dos S.; TELLO, C. Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos. In: BALL, S. J.; MAINARDES J. (Orgs.) Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
MARQUES, C. A.; PEREIRA, J. E. D. Fóruns das licenciaturas em Universidades brasileiras: construindo alternativas para a formação inicial de professores. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 78, abr. 2002.
MASSON, G; VAZ, M. R. T. A oferta e a demanda de pedagogos no Paraná (2009-2013): implicações na (des) valorização profissional. In: Anped Sul, 11., 2016. Curitiba. Anais. Curitiba. 2016. 01-11.
MASSON, G; MORRETI, J. S. S. A valorização dos professores em municípios do Paraná: análise dos planos de carreira. Jornal de Políticas Educacionais. v. 9, n.17, 18. p. 111-124. jan/jun/ e ago/dez. 2015.
MCCULLOCH, G. História da educação e formação de professores. Revista Brasileira de Educação, Caxambu-Minas Gerais, v.17, n.49, p.121-132, jan./abr. 2012.
SCHEIBE, Leda. Valorização e formação dos professores para a educação básica: questões desafiadoras para um novo plano nacional de educação. Educação e Sociedade. Campinas, v.31, n. 122, p. 981-1000, jul./set. 2010.
TEIXEIRA, Adriano Canabarro; BRANDÃO, Edemilson Jorge Ramos. Internet e democratização do conhecimento: repensando o processo de exclusão social. Cinted-UFRGS Novas Tecnologias na Educação. v.1, n.1, fev. 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.