n. 2 - REFLEXÕES SOBRE A EXPANSÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.56622

Palavras-chave:

Plano de Expansão, Educação Profissional, IFSP, Políticas Públicas

Resumo

Este artigo aborda as causas e consequências do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, focando, sobretudo no caso do Instituto Federal de São Paulo. O estudo desvela as causas que levaram o poder público a decidir sobre a alteração do cotidiano dessa rede de ensino, bem como aponta para algumas das consequências geradas a partir dessas definições políticas. Em linhas gerais, o objetivo é refletir sobre as condições nas quais ocorreu a expansão do Instituto Federal de São Paulo. Para tanto, o artigo aborda o contexto de criação dos Institutos Federais, os desafios enfrentados pela gestão da instituição, as condições da infraestrutura dos campi, o déficit e as insatisfações de docentes e técnico-administrativos, assim como a evasão de alunos e o acompanhamento de egressos.

Biografia do Autor

Sandra Lúcia Ferreira, Universidade da Cidade de São Paulo

Professora titular do Programa de Pós-graduação em EDUCAÇÃO da UNICID

Andrea de Andrade, IFSP

COORDENADORA DE APOIO AO ENSINO NO IFSP

Fernanda Evelin Camarço de Souza, Unicid

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1998) e mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo
(2017). Atualmente sou instrutora EWM Aviation Ground School e bolsista da Universidade Cidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Treinamento e Avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: mestrado profissional, segurança operacional, políticas públicas no ensino superior, educação permanente e crm.

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Publicado

2018-01-31

Como Citar

Ferreira, S. L., Andrade, A. de, & de Souza, F. E. C. (2018). n. 2 - REFLEXÕES SOBRE A EXPANSÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO. Jornal De Políticas Educacionais, 12. https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.56622

Edição

Seção

Artigos