n. 5 - A MÚSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL APÓS A PROMULGAÇÃO DA LEI Nº 11.769/08
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.57528Palavras-chave:
, Ensino Fundamental. Autorregulação. Lei nº 11.769/08. MúsicaResumo
A pesquisa de levantamento bibliográfico tem base na Lei nº 11.769/08, que determina a música como conteúdo obrigatório para a Educação Básica. Formulou-se como objetivo geral de pesquisa construir um panorama, a partir de teses e dissertações publicadas na BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), sobre o ensino de música de professores do Ensino Fundamental após a promulgação da Lei nº 11.769/2008. Os objetivos específicos foram: identificar a qualificação profissional, conhecimento e dificuldades geradas pela legislação; compreender as concepções sobre os benefícios do ensino da música; verificar se há relação entre a autorregulação e a atividade musical. Para desenvolver a pesquisa de cunho qualitativo realizou-se um levantamento bibliográfico de teses e dissertações entre os anos 2010 e 2014. Utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados apontaram que, apesar de haver a nova regulamentação referente à música na política educacional brasileira, essa não traz elementos - como a formação dos professores; a priorização da música como um fim; e, o acesso dos professores à recursos, materiais de apoio e orientação por parte da coordenação - que possam elucidar a resolução de problemas que existem na prática. Dessa maneira, o que se estabelece possui dificuldades para que seja executado, não havendo garantia da efetivação da música dentro do ambiente de ensino.
Referências
ABRAHÃO, A. M. P. L. C. A música na escola: um privilégio dos especialistas? – Concepções dos professores sobre as capacidades musicais no ambiente escolar e a representação gráfica do som de crianças de 3 a 6 anos de idade. Dissertação de Mestrado. Campinas, SP: [s.n.], 2006.
AHMAD, L. A. S. Música no ensino fundamental: a lei 11.769/08 e a situação de escolas municipais de Santa Maria/RS. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria – RS, 2011.
ALMEIDA, L. et al. Actas do VIII Congresso Galaico Português de PsicoPedagogia. Braga: Universidade do Minho, 14 - 16 Setembro 2005.
ALVES, E. P. A música nas escolas de Mossoró-RN: Um estudo junto à Rede Municipal de Ensino. Dissertação (Mestrado em música). Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa – PB, 2011.
AMARAL, A. C. Processo identitário do professor de arte do sudoeste do Paraná: diálogos sobre o conteúdo música. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria – RS, 2010.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BELLOCHIO. C.R. A educação musical e o professor de educação infantil e anos iniciais: um mapeamento das produções da ABEM. XVII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical e 15º Simpósio Paranaense de Educação Musical. Londrina, 06 a 09 de outubro de 2009.
BEYER, E. Os múltiplos desenvolvimentos cognitivo-musicais e sua influência sobre a educação musical. Revista da ABEM. Porto Alegre – ABEM, v. 2, n° 2, p. 53-67, 1995. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista 2/artigo_6.pdf>. Acessado em: 12 set. 2014.
BRITO, M. C. P. A linguagem musical: uma investigação na formação inicial do professor de educação infantil. Dissertação (Mestrado do Oeste Paulista. Presidente Prudente – SP, 2013.
CANTOS, M. Music Education in Brazil: Music as a Toll for the Complete DevelopmentofStudents. Global Education Magazine, Sevilha, nº8. 2014. Disponível em: < http://www.globaleducationmagazine.com/music-educaation-brazil-music-tool-complete-development-students/>. Acessado em: 20 set. 2014.
CARVALHO LEITE, M. Música, comunidade e escola: Relações vividas por professores não-especialistas em música. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre - RS, 2013.
COELHO, M.; FAVARETTO, A. Batuque batuta: música na escola, 1ºano. São Paulo: Saraiva, 2010.
CUNHA, S. M.; LOMBARDI, S. S. L.; CISZEVSKI, W. S. Reflexões acerca da formaçãomusical de professores generalistas a partir dos princípios: “os quatro pilares da educação” e “educação ao longo de toda a vida”. Revista ABEM, n. 33, 2009. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista22/revista22_artigo4.pdf>. Acessado em 22 ago. 2014.
FUCCI-AMATO, R. Escola e educação musical: (Des)caminhos históricos e horizontes – Campinas, SP: Papirus, 2012.
GALVÃO, Afonso. Cognição, emoção e expertise musical. Psic.: Teor. e Pesq. [online] vol.22, n.2, 2006.
GASQUES, S. O. A música como conteúdo obrigatório na Educação Básica: da lei à realidade escolar [de Uberlândia – MG]. Dissertação (Mestrado em educação). Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia – MG, 2013.
GOMES, C. C. O ensino de música na educação infantil da cidade de Natal: concepções e práticas docentes. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa – PB, 2011.
GONÇALVES, R. M. As necessidades/ expectativas de formação de professores em música da rede municipal de Santos. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Católica de Santos. Santos - SP, 2012.
JANNIBELLI, Emília D´Anniballe. A musicalização na Escola. Rio de Janeiro: Lidador, 1971. 1. ed.
LOPARDO, C. E. A inserção da música na escola: um estudo de caso em uma escola privada de Porto Alegre. Tese (Doutorado em Música). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre – RS, 2014.
LOUREIRO, A. M. A. A presença da música na Educação Infantil: Entre o discurso oficial e a prática. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal em Minas Gerais. Belo Horizonte – BH, 2010.
MARIANAYAGAM, C. A. S. A materialização da implementação do conteúdo de música nas escolas municipais de Cascavel –PR. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel – PR, 2013.
MCPHERSON, G. E.; RENWICK, J. M. Sel-RegulationandMasteryof Musical Skills. In ZIMMERMAN, Barry J; SHUNK, Dale H. Handbookog Self-Regulationoflearningand performance.New York and London: Routledge, 2001, cap. 15. p.234-248.
PENNA, M. A dupla dimensão da política na escola: I – analisando legislação e termos normativos. Revista da ABEM, Porto Alegre, v.11, p. 07-16, mar. 2004. Disponível em: <http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem /index.php/revistaabem/article/view/358>. Acessado em: 20 set. 2014.
PUPIN, R. P. A música no ensino fundamental: condições de oferecimento e sua contribuição para o processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva dos professores. Dissertação (Mestrado em Ciências). Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto – SP, 2014.
QUEIROZ, L. R. S. Música na escola: aspectos históricos da legislação nacional e perspectivas atuais a partir da Lei 11.769/2008. Revista da Abem, Londrina v.20 n.29, jul.dez 2012. Disponível em: < http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/viewFile/88/73> Acessado em: 03 out. 2015.
RIBEIRO, R. M. Música na educação infantil: um mapeamento das práticas pedagógico-musicais na rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte – BH, 2012.
ROSÁRIO, P.; PÉREZ, J.; GONZÁLEZ-PIENDA, J. Auto-regulação em crianças sub-10.Projecto Sarilhos do Amarelo. Porto: Porto Editora, 2007.
SERAFIM, T. M.; BORUCHOVITCH, E. A estratégia de pedir ajuda em estudantes do ensino fundamental. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 30, n. 2, 2010. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141498932010000200014&lng=pt&nrm=iso>. Acessado em: 23 set. 2013.
SIMÃO SANTOS, R. M. Música na Escola: pra quê? Considerações a propósito da lei 11.769/08. In IIIº Encontro de Educação Musical– UNICAMP – agosto de 2010.
ZIMMERMAN, B. J. Becoming a self-regulated learner: An overview. Theory into pratice, 41 (2), 64-70, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.