Open Journal Systems

n. 20 - OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA REVOLUCIONÁRIA

Jemina de Araújo Moraes Andrade, Alexandre Adalberto Pereira, Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões

Resumo


O presente estudo visa propor uma discussão sobre os desafios da educação em direitos humanos na educação superior, sob a perspectiva da pedagogia revolucionária, considerando que a temática vem avançando nos últimos anos, especialmente, na educação superior, implicando na concepção institucional, nos cursos, na formação, até nas atividades de ensino, pesquisa e extensão que são realizadas sob esse viés. Assim, pretende-se nesse estudo analisar o contexto histórico da educação em direitos humanos no Brasil, discutir o papel da universidade como um instrumento para a construção de uma pedagogia revolucionária em direitos humanos e identificar os principais desafios da educação em direitos humanos na universidade a partir dessa perspectiva na sociedade de classes. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se o método histórico. Os resultados evidenciaram que a presença da educação em direitos humanos na universidade pode proporcionar uma pedagogia revolucionária na medida em que aproxima diálogos entre a ciência e a sociedade, pois juntas, formam espaços de desenvolvimento ético, político, cultural e de educação para a cidadania. E esses debates perpassam várias áreas do conhecimento com consciência e compromisso institucional com a cidadania democrática, sendo, portanto, o desafio em questão.

Palavras-chave


Educação em Direitos humanos; Pedagogia revolucionária; Educação superior

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Disponível em:. Acesso em: 01 jan. 2017.

BRASIL. Senado Federal. Lei nº 9.394/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. de 20 de dezembro de 1996. Disponível em:. Acesso em: 18 jan. 2017.

BRASIL. MEC. Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012 Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. MEC/CNE, 2012.

BRASIL, Programa Nacional de Direitos Humanos 1, Brasília, 1993

BRASIL, Programa Nacional de Direitos Humanos 2, Brasília, 2002.

BRASIL, Programa Nacional de Direitos Humanos 3, Brasília, 2010

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos-CNEDH, Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República: MEC, MJ, UNESCO, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GOERGEN, Pedro. Universidade e responsabilidade social. In: VÁRIOS AUTORES. Quaestio, revista de estudos da educação, UNISO, Sorocaba, vol. 1, n. 1, 1999, p. 9-25, maio.

MACLAREN, Peter; FARAHMANDPUR, Ramin. Pedagogia revolucionária na globalização. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. A Universidade nos paradigmas da modernidade e pós-modernidade. In: AUTORES ASSOCIADOS. Temas de pesquisa em educação. LOMBARD, José Claudinei (Org.). Campinas, São Paulo, 2003.

SILVA, Aida Maria Monteiro. Educar em Direitos Humanos no Brasil: O processo de implantação de políticas públicas, 2013. Disponível em: << http://www.anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT3/GT3_Coimunicacao/AidaMariaMonteiroSilva_GT3_integral.pdf >>. Acesso em: 18/07/2017.

SAVIANI, Dermeval. Educação socialista, pedagogia histórico-crítica e os desafios da sociedade de classes. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval (orgs.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas, SP: autores associados, 2015, p. 223-274.

TRAGTENBERG, Maurício. Educação e burocracia. São Paulo: Editora UNESP, 2012.

VÁSQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de ciências sociales – CLACSO; São Paulo: Expressão Popular, 2007.

VIOLA, Solon Eduardo Annes. Politicas de Educação em Direitos Humanos. In: SILVA, Ainda Maria Monteiro; TAVARES, Celma (org.). Políticas e Fundamentos da Educação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2010.

VIOLA, Solon Eduardo Annes. A Educação Superior: Compromisso com os Direitos Humanos. In: SILVA, Ainda Maria Monteiro. (org.). Educação superior: espaço de formação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, (coleção em direitos humanos), 2013.

ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares. Os desafios da educação em direitos humanos no ensino superior. In: SILVA, Ainda Maria Monteiro; TAVARES, Celma (org.). Políticas e Fundamentos da Educação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59643