n. 20 - OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA REVOLUCIONÁRIA

Autores

  • Jemina de Araújo Moraes Andrade UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP
  • Alexandre Adalberto Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP
  • Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59643

Palavras-chave:

Educação em Direitos humanos, Pedagogia revolucionária, Educação superior

Resumo

O presente estudo visa propor uma discussão sobre os desafios da educação em direitos humanos na educação superior, sob a perspectiva da pedagogia revolucionária, considerando que a temática vem avançando nos últimos anos, especialmente, na educação superior, implicando na concepção institucional, nos cursos, na formação, até nas atividades de ensino, pesquisa e extensão que são realizadas sob esse viés. Assim, pretende-se nesse estudo analisar o contexto histórico da educação em direitos humanos no Brasil, discutir o papel da universidade como um instrumento para a construção de uma pedagogia revolucionária em direitos humanos e identificar os principais desafios da educação em direitos humanos na universidade a partir dessa perspectiva na sociedade de classes. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se o método histórico. Os resultados evidenciaram que a presença da educação em direitos humanos na universidade pode proporcionar uma pedagogia revolucionária na medida em que aproxima diálogos entre a ciência e a sociedade, pois juntas, formam espaços de desenvolvimento ético, político, cultural e de educação para a cidadania. E esses debates perpassam várias áreas do conhecimento com consciência e compromisso institucional com a cidadania democrática, sendo, portanto, o desafio em questão.

Biografia do Autor

Jemina de Araújo Moraes Andrade, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, graduada em Direito pela Faculdade Estácio do Amapá - FAMAP (2010) e em Licenciatura em Letras, com habilitação em espanhol pela Universidade do Estado do Amapá - UEAP (2013), é Especialista em Direito Processual Civil pela UNITER (2012) e Docência do ensino superior pelo IESAP (2014). Advogada e Professora efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, IFAP (dedicação exclusiva), lotada no Campus Macapá/AP. E-mail: jemina.andrade@ifap.edu.br.

Alexandre Adalberto Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2013). Mestre em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (2008). Graduado em Licenciatura Plena em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (2003) . Professor do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Arte com ênfase em arte educação em articulação com a diversidade sexual. Interesses de pesquisa: gênero e diversidade sexual na educação; decolonialidade; saberes e práticas docentes na perspectiva da diversidade e; arte educação em contextos de diversidade.

Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP

Possui Graduação em Direito (1996) e Mestrado em Biodiversidade Tropical (2008) pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP; Doutorado em Educação (2013) pela Universidade Federal de Uberlândia- UFU. É atualmente, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAP. Professora Adjunto III da Universidade Federal do Amapá, atuante no Curso de Direito e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado). Tem experiência na área Educacional e Jurídica, com ênfase em Direitos Humanos, Docência Universitária e Gestão na Educação Superior.

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

Andrade, J. de A. M., Pereira, A. A., & Simões, H. C. G. Q. (2018). n. 20 - OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA REVOLUCIONÁRIA. Jornal De Políticas Educacionais, 12. https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59643

Edição

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Artigos