n. 18 - A APRENDIZAGEM ENQUANTO OBJETO DE ESTUDO

Autores

  • Claudete Teresinha Junges Prefeitura Municipal de Anchiete-SC

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59408

Palavras-chave:

Reorganização curricular, Aprendizagem, Apoio pedagógico, Potencialidades

Resumo

O presente texto é um relato de experiência resultado da intenção de possibilitar maiores oportunidades a todos os estudantes de acessar o “conhecimento poderoso”. A experiência está em andamento desde o ano de 2000, na rede municipal de ensino de Anchieta/SC, na articulação de duas ações importantes, a reorganização curricular da rede de municipal de ensino e a organização de aulas de apoio pedagógico no contraturno escolar para os estudantes, que a partir do 2º ano dos anos iniciais apresentam dificuldades na leitura, escrita e/ou compreensão dos conceitos básicos da matemática. Como resultados deste trabalho observamos que a aprendizagem passou a ser objeto de estudo na rede de ensino e a garantia de maior tempo na escola para os estudantes que mais precisam dos espaços e tempos escolares para acessar seu direito de aprender.

Referências

ARENDT, Hannah. A crise na educação. In: Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2002. Texto acessado em www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/file, acesso em 05/09/2015.

FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: ArtMed, 2008;

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Marta Kohl fala sobre Vygotsky. Vídeo produzido no ano de 2010.

PALANGANA, IsildaCampaner. Desenvolvimento & Aprendizagem em Piaget e Vygotsky. São Paulo: Plexus, 1994

PATTO, Maria H. de Souza. A Produção do Fracasso Escolar: Histórias de Submissão e Rebeldia. 4 ed. São Paulo: Intermeios, 2015.

SOARES, Magda. Alfabetização a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

YOUNG, Michael. Pra que servem as escolas? Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007 Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>

VIGOTSKI, Lev S. A Formação Social da Mente.7 ed. Tradução: José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VYGOTSKY, Lev S. Obras Escogidas III. Problemas deldesarollo de la psique. Trad. Lídia Kuper. Madrid: Machado Libros. 2012.

Downloads

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Junges, C. T. (2018). n. 18 - A APRENDIZAGEM ENQUANTO OBJETO DE ESTUDO. Jornal De Políticas Educacionais, 12. https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59408

Edição

Seção

Artigos