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n. 25 - CONDIÇÕES MATERIAIS E ESTRUTURAIS DAS ESCOLAS BRASILEIRAS: UM RETRATO

Gabriela Schneider

Resumo


O presente trabalho objetiva apresentar um panorama das escolas brasileiras entre 2007 e 2011 com relação às condições materiais e estruturais, que compreende a existência e estado de conservação dos espaços e instalações, de espaços físicos pedagógicos e administrativos, bem como dos materiais didáticos e eletrônicos, computadores e internet, adaptação para alunos com necessidades educacionais especiais, saneamento e energia, ventilação e iluminação. Tal retrato se faz a partir de indicadores e de um índice criados a partir do cotejamento das informações disponíveis no Censo Escolar e na Prova Brasil, os quais auxiliam a avaliar a real situação das escolas brasileiras. Propõem-se a caracterização das condições das escolas a partir do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, renda per capita dos municípios dessas escolas, bem como do próprio de nível socioeconômico dos alunos. As análises indicam uma melhoria nas condições, sem, contudo, superar as desigualdades, sendo que os elementos relacionados ao atendimento de pessoas com necessidades especiais são bastante precários. Além disso, percebe-se que as diferenças das escolas se relacionam diretamente com as condições diversas das regiões brasileiras, bem como da dependência administrativa responsável.

Palavras-chave


Condições materiais e estruturais das escolas; Indicadores; Desigualdade educacional

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v12i0.64012