n. 25 - CONDIÇÕES MATERIAIS E ESTRUTURAIS DAS ESCOLAS BRASILEIRAS: UM RETRATO
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALVES, T. Avaliação na administração pública: uma proposta de análise para as escolas públicas de educação básica. 237f. Dissertação (Mestrado em Administração). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de São Paulo, Ribeirão Preto, 2007.
ALVES, G. dos P. L. R.; AGUIAR, J do S.; ABDON, L. M.; SANTOS, V. F. dos. Infraestrutura e Saneamento. In: IPEA. Estuário. IPEA: Amapá, s/d. Disponível em: http://www.iepa.ap.gov.br/estuario/arq_pdf/vol_2/cap_5_infra_estrutura_saneamento_atualizado.pdf . Acesso em: 20/02/2013.
ANDRADE, J. M. de; LAROS, J. A. Fatores associados ao desempenho escolar: estudo multinível com dados do SAEB/2001. Psicologia: teoria e pesquisa. Brasília, v. 23, n.1, p. 33-42, jan./mar 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: DF, dez. 1996.
_____. Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.. Brasília, DF, 2, de dez. 2004 Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 09/08/11.
_____. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, DF, 25 de junho de 2014. Disponível em: http://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/125099097/lei-13005-14. Acesso: 26/07/2014.
CENSO ESCOLAR. Brasília: INEP, 2007. Disponível em www.inep.gov.br. Acesso em: 05/08/09.
CENSO ESCOLAR. Brasília: INEP, 2009. Disponível em www.inep.gov.br. Acesso em: 20/10/2013.
CENSO ESCOLAR. Brasília: INEP, 2011. Disponível em www.inep.gov.br. Acesso em: 20/10/2013.
DÌAZ, S. D; BARRIOS, G. H. Eficiencia escolar y diferencias socioeconómicas: a propósito de los resultados de lãs pruebas de medición de la calidad de la educación en Chile. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 28, n. 2, p. 25-39, jul/dez 2002.
EARTHMAN, G. I. Prioritization of 31 criteria for school building adequacy. Baltimore: American Civil Liberties Union Foundation of Maryland, 2004. Disponível em: http://www.schoolfunding.info/policy/facilities/ACLUfacilities_report1-04.pdf. Acesso em: 20/05/2011.
FIGUEIREDO, M. F; FIGUEIREDO, A. M. C. Avaliação política e avaliação de políticas: Um quadro de referência teórica. Análise e Conjuntura. Belo Horizonte, n. 1 (3), p. 107-127, 1986.
FRANCO, C. et. al. Qualidade e equidade em educação: reconsiderando o significado de fatores intra-escolares. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 15, n. 55, p. 277-298, abr./jun. 2007.
GATTI, B. A. Estudos quantitativos em educação. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 30, n. 1, p. 11-30, 2004.
GATTI, B. A. Quantificação em pesquisa: questões. Revista de Educação Pública. Cuiabá, v.14, n. 26, p. 11-23, jul.-dez. 2005.
NASCIMENTO, P. A. M. M. Desempenho escolar e gastos municipais por aluno em educação: relação observada em municípios baianos para o ano de 2000. Ensaio: avaliação política pública. Rio de Janeiro, v. 15, n. 56, p. 393-412, jul/set, 2007.
OLIVEIRA, R. P. Estado e Política Educacional no Brasil: Desafios do século XXI. 120f. Tese (livre docência). Faculdade de Educação, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2006.
OLIVEIRA, R. P. de, SOUZA, S. Z. Introdução. In: OLIVEIRA, R.P. de, SANTANA, W. Educação e federalismo no Brasil: combater as desigualdades, garantir a diversidade. Brasil: UNESCO, 2010. Disponível em http://www.unesco.org/pt/brasilia/resources-services/publications/recent-publications/ Acesso: 09 abr 12.
PROVA BRASIL. Brasília: INEP, 2007. Disponível em www.inep.gov.br. Acesso em 01/11/09.
PROVA BRASIL. Brasília: INEP, 2009. Disponível em www.inep.gov.br. Acesso em 08/10/2013.
PROVA BRASIL. Brasília: INEP, 2011. Disponível em www.inep.gov.br. Acesso em 08/10/2013.
STAKE, R. E. Estudos de caso em pesquisa e avaliação educacional. Educação e Seleção. Rio de Janeiro, n. 7, p. 1 – 14, jan/jun, 1983.
SEN, A. A ideia de justiça. Tradução: Denise Bottmann e Ricardo D. Mendes. São Paulo: Companhia das letras, 2011.
SOARES, J. F. Melhoria do desempenho cognitivo dos alunos do ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa. Campinas, v. 37, n. 130, p. 135-160, jan./abr. 2007.
SOARES, J. F. O efeito da escola no desempenho cognitivo de seus alunos. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación. 2004, Vol. 2, n. 2, p. 01-40 disponível em: . Acesso em: 12/06/08.
SOBRAL, A. Internet na escola: o que é, como se faz. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 1999, p. 11-20. Disponível em: http://books.google.com.br. Acesso: 02/02/2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Manual do treinamento do SPSS. Belo Horizonte: Laboratório de Metodologia em ciências sociais, junho, 2005.
VELEZ, E; SCHIEFELBEIN, E; VALENZUELA, J. Factores que afectan el rendimiento academico en la educación primária. Subsecretaria de Planeación y Coordinación, Dirección General de Evaluación, México, 1996.
WALZER, M. Esferas da justiça: em defesa do pluralismo e da igualdade. Trad. Jussara Simões. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v12i0.64012