n. 14 - POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO: A BONIFICAÇÃO NA REDE DE ENSINO ESTADUAL DO ACRE

Autores

  • Pelegrino Santos Verçosa Universidade Federal do Acre
  • Marcos Edgar Bassi Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59063

Palavras-chave:

Valorização do magistério, Educação básica, Avaliação do desempenho docente, Remuneração do professor

Resumo

Resumo: O artigo tem por objetivo examinar a implantação de política de bonificação para o magistério de educação básica na rede estadual de ensino do Acre. O estudo conclui, com base em revisão da bibliografia sobre o tema e em análise documental da legislação estadual, que as ações implementadas corroboram a perspectiva de regulação e responsabilização dos professores pelo desempenho dos alunos e pelos resultados das avaliações de larga escala em lugar da anunciada expectativa pelos gestores de valorização do magistério e melhora da qualidade do ensino.

Biografia do Autor

Pelegrino Santos Verçosa, Universidade Federal do Acre

Professor da Área de Educação; Centro de Educação, Letras e Artes, da Universidade Federal do Acre.

Pesquisa nos temas da política educacional, do financiamento da educação, e da organização da educação básica. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Especialização em Gestão Escolar. Mestrado em Letras: linguagem e identidade, pela Universidade Federal do Acre, linha de pesquisa: Linguagem e Educação. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), linha de pesquisa: Política Educacional.

Marcos Edgar Bassi, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Estudos Especializados em Educação, Centro de Ciências da Educação,da Universidade Federal de Santa Catarina.

Pesquisa nos temas da política educacional e do financiamento da educação. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (IMES). Mestrado e Doutorado realizados no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Estágio Pós-Doutoral realizado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

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Publicado

2018-07-11

Como Citar

Verçosa, P. S., & Bassi, M. E. (2018). n. 14 - POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO: A BONIFICAÇÃO NA REDE DE ENSINO ESTADUAL DO ACRE. Jornal De Políticas Educacionais, 12. https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59063

Edição

Seção

Artigos