n. 12 - A ESCOLA PREPARATÓRIA DA UFABC – POLÍTICA DE EXTENSÃO PERMANENTE PARA O INGRESSO DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Felipe Pinto Simão Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP Marília-SP
  • Amanda Santos Pardinho

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.58681

Palavras-chave:

extensão universitária, cursinho popular, formação de professores, políticas educacionais.

Resumo

O artigo tem como questão central analisar as atividades da Escola Preparatória – um curso pré-vestibular da Universidade Federal do ABC. O objetivo é discutir de que modo este curso tem ajudado para a inserção de alunos da rede pública em diversas universidades do país. Foi realizada uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que contou com a análise de documentos oficiais da UFABC, além do levantamento bibliográfico que serviu como aporte teórico. Os dados mostram que a Escola Preparatória possibilita uma retomada aos estudos do ensino básico para seus alunos, o que contribui com o sucesso destes para o ingresso no vestibular. Além disso, contribui, também, para uma formação crítica dos professores (discentes da UFABC) que atuam no projeto.

Biografia do Autor

Felipe Pinto Simão, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP Marília-SP

Mestrando em Educação - Programa de Pós Graduação em Educação UNESP - Marília

Amanda Santos Pardinho

Bióloga. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP Assis-SP

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Publicado

2018-07-01

Como Citar

Simão, F. P., & Pardinho, A. S. (2018). n. 12 - A ESCOLA PREPARATÓRIA DA UFABC – POLÍTICA DE EXTENSÃO PERMANENTE PARA O INGRESSO DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA NO ENSINO SUPERIOR. Jornal De Políticas Educacionais, 12. https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.58681

Edição

Seção

Artigos