n. 12 - A ESCOLA PREPARATÓRIA DA UFABC – POLÍTICA DE EXTENSÃO PERMANENTE PARA O INGRESSO DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.58681Palavras-chave:
extensão universitária, cursinho popular, formação de professores, políticas educacionais.Resumo
O artigo tem como questão central analisar as atividades da Escola Preparatória – um curso pré-vestibular da Universidade Federal do ABC. O objetivo é discutir de que modo este curso tem ajudado para a inserção de alunos da rede pública em diversas universidades do país. Foi realizada uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que contou com a análise de documentos oficiais da UFABC, além do levantamento bibliográfico que serviu como aporte teórico. Os dados mostram que a Escola Preparatória possibilita uma retomada aos estudos do ensino básico para seus alunos, o que contribui com o sucesso destes para o ingresso no vestibular. Além disso, contribui, também, para uma formação crítica dos professores (discentes da UFABC) que atuam no projeto.
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