Open Journal Systems

n. 22 - A RAZÃO PEDAGÓGICA DAS ATIVIDADES DA DIRETORA DE CMEI DO MUNICÍPIO DE CURITIBA E A SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE DO ATENDIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Danieli D' Aguiar Cruzetta

Resumo


A presente pesquisa teve como objetivo analisar de que forma as atividades desenvolvidas no cotidiano de trabalho das diretoras dos Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba (CMEIs) influenciam na qualidade do atendimento oferecido às crianças, no sentido de refletir acerca da razão pedagógica do seu trabalho. A metodologia consistiu na aplicação de questionários às diretoras dos CMEIs no ano de 2016, buscando informações do seu cotidiano de trabalho e da gestão da instituição, além da análise de documentos locais e nacionais acerca da qualidade da educação infantil. Com base em 8 critérios de condições de oferta, elaborados pela pesquisadora, foi analisado de que forma a frequência de atividades da diretora se relaciona com as mesmas. A pesquisa mostrou, para além das atividades com características mais pedagógicas, outras podem ter relação mais direta ou indireta com a qualidade da Educação Infantil, evidenciando que as atividades administrativas também podem ter sua razão pedagógica para existir.


Palavras-chave


Qualidade da educação; Gestão Escolar; Papel do diretor; Educação Infantil; Políticas Educacionais.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. 2015. Contribuições para a Política Nacional: a avaliação em educação infantil a partir da avaliação de contexto. Curitiba: Imprensa/UFPR; Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Coordenação Geral de Educação Infantil - MEC/SEB/COEDI, 2015, 104p.

CAMPOS, M. M; FULLGRAF, Jodete; W. V. A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa. Cad. Pesqui., São Paulo , v. 36, n. 127, p. 87-128, abr/2006. Disponível em . acessos em 03/08/ 2017.

CAMPOS, Maria Malta et al . A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais Brasileiras. Cad. Pesqui., São Paulo , v. 41, n. 142, p. 20-54, abr/2011. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742011000100003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 03/08/ 2017.

CAMPOS, M. M. Entre as políticas de qualidade e a qualidade das práticas. Cad. Pesqui., São Paulo , v. 43, n. 148, p. 22-43, abr/2013 . Disponível em . Acesso em 03/08/2017.

CARVALHO, A. M.; PEREIRA, A. S. Qualidade em ambientes de um programa de educação infantil públicaQuality of environments of a public child education program. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 24, n. 3, p.269-277, set/2008. Disponível em . Acesso em 03/08/2017.

CRUZETTA, D. A. A Influência do Trabalho da Diretora de CMEI na Qualidade do Atendimento na Educação Infantil na Rede Municipal de Curitiba – PR. 225 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação. Área de Concentração: Políticas Educacionais. Setor de Educação. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2018.

CURITIBA. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Parâmetros e Indicadores de Qualidade para os Centros Municipais de Educação Infantil. 2009.

DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 201 – 215, maio/ago. 2009.

MELHUISH, E. Efeitos de longo prazo da educação infantil: evidências e política.Cad. Pesqui., São Paulo , v. 43, n. 148, p. 124-149, abr. 2013 . Disponível em . Acesso em 03/08/ 2017.

MOSS, P. Para além do problema com qualidade. in: MACHADO, M. L. de A. Encontros e desencontros em educação infantil. - 4. ed - São Paulo: Cortez, 2011, p. 17-25.

PARO, V. H. Administração Escolar: uma introdução crítica. 4 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1990.

SILVA, M. A. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Cadernos Cedes, Campinas vol. 29, n. 78, p. 216-226, maio/ago. 2009.

SOUZA, A. R. de. Perfil da Gestão Escolar no Brasil. 2007. 302 p. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo. 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v12i0.60518