n. 22 - A RAZÃO PEDAGÓGICA DAS ATIVIDADES DA DIRETORA DE CMEI DO MUNICÍPIO DE CURITIBA E A SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE DO ATENDIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.60518Palavras-chave:
Qualidade da educação, Gestão Escolar, Papel do diretor, Educação Infantil, Políticas Educacionais.Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo analisar de que forma as atividades desenvolvidas no cotidiano de trabalho das diretoras dos Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba (CMEIs) influenciam na qualidade do atendimento oferecido às crianças, no sentido de refletir acerca da razão pedagógica do seu trabalho. A metodologia consistiu na aplicação de questionários às diretoras dos CMEIs no ano de 2016, buscando informações do seu cotidiano de trabalho e da gestão da instituição, além da análise de documentos locais e nacionais acerca da qualidade da educação infantil. Com base em 8 critérios de condições de oferta, elaborados pela pesquisadora, foi analisado de que forma a frequência de atividades da diretora se relaciona com as mesmas. A pesquisa mostrou, para além das atividades com características mais pedagógicas, outras podem ter relação mais direta ou indireta com a qualidade da Educação Infantil, evidenciando que as atividades administrativas também podem ter sua razão pedagógica para existir.
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